Movimento Maio Amarelo é tema da Feira de Produtos Orgânicos da Fiocruz Amazônia

Violência no trânsito também pode ser assunto de feira. Sob esta ótica, a edição deste mês da Feira de Produtos Orgânicos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que aconteceu nesta quinta-feira, 16/5, ofereceu várias atividades do Movimento Maio Amarelo numa parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

“A feira é um espaço da sociedade onde as coisas acontecem de forma sistêmica. A ideia é, a cada edição da Feira de Produtos Orgânicos da Fiocruz Amazônia, incorporar questões de agendas públicas que precisam de visibilidade nos espaços públicos”, explica Marcílio Medeiros, pesquisador da Unidade da Fiocruz.

O evento é promovido pelo Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Tass) do ILMD/Fiocruz Amazônia, em parceria com a Coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma), com apoio da coordenação regional Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública  (Asfoc-AM)  e, nesta edição, contou também parceria do Detran-AM, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito e da Coordenação de Operação Lei Seca.

Durante a Feira, foram realizadas palestras e teatro de fantoche para alunos da Educação Básica de escolas localizadas no entorno da Fiocruz Amazônia, com enfoque em violência do trânsito, com o objetivo de orientar crianças e jovens sobre o correto uso do veículo e de chamar a atenção para se evitar acidentes e mortes no trânsito. Outra atração foi a presença do personagem “Oswaldinho”, mascote da Fiocruz Amazônia, em referência ao cientista, patrono da Instituição, Oswaldo Cruz.

PLATAFORMA DIGITAL

Vale ressaltar que no início deste mês foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Detran-AM e a Fiocruz Amazônia para a integração de dados ao projeto de pesquisa “Plataforma Digital Colaborativa da Prevenção e Vigilância das Violências”, coordenado pelos pesquisadores Marcílio Medeiros e Rita Bacuri, do laboratório Tass.

A Plataforma Digital Colaborativa da Prevenção e Vigilância das Violências tem como objetivo desenvolver um aplicativo de vigilância participativa para o controle e redução das lesões e mortes por violência no trânsito de Manaus.

Participam da Feira de Produtos Orgânicos, agricultores da Associação dos Agricultores São Francisco de Assis – Ramal da Cachoeira, entidade ligada à Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema).

Dentre os produtos agrícolas orgânicos comercializados, estão hortaliças, frutos regionais de época, plantas medicinais e plantas comestíveis não convencionais, entre outros. Artesanato, alimentos feitos a partir de produtos orgânicos e mudas de plantas também estão na feira.

 São produtos orgânicos os cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos, portanto produtos considerados limpos e saudáveis, que respeitam o meio ambiente e contribuem para a preservação dos recursos naturais.

A próxima edição da Feira de Produtos Orgânicos será no dia 13 de junho. A feira acontece na rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes e Mackesy Nascimento