SNCT: Arena Amadeu Teixeira recebe exposição “Aqui tem Ciência, aqui tem Fiocruz”

Intensificar a aproximação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) com a sociedade, é um dos objetivos da exposição “Aqui tem Ciência, aqui tem Fiocruz”, apresentada durante as atividades da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Amazonas. O evento iniciou nesta terça-feira, 6/10, e ocorre até amanhã, 7/10, das 9h às 17h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Loris Cordovil, nº 243, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

A exposição de painéis ilustrativos apresenta os laboratórios e linhas de pesquisas desenvolvidas no ILMD. A unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas visa contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional, integrando a pesquisa, a educação e ações de saúde pública

Os painéis abordam a atuação científica dos seguintes laboratórios: Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA); Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (TASS); Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS); Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros grupos vulneráveis (SAGESPI); Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA); e Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA).

SOBRE A SNCT

A SNCT é realizada sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

No Amazonas, o evento é realizado sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti). Um grupo de 28 instituições, como Fiocruz Amazônia, Museu da Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), participam do evento.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes