Fiocruz lança pós-graduação para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde

Atualmente, a base produtiva do setor da Saúde desempenha um importante papel para o desenvolvimento social e econômico do país. Reforçando seu compromisso com a consolidação da área, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lança, no próximo dia 3 de abril, a Pós-graduação para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (PGCEIS).

Inicialmente ancorada no Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), a formação multiprofissional é de natureza inovadora e baseia-se na cooperação entre a unidade produtiva da CEIS e a Fiocruz. Com ingresso de fluxo contínuo, receberá candidatos de diferentes áreas do conhecimento técnico-científico que visam solucionar problemas enfrentados pelas empresas.

“A ideia é aproximar as várias competências que a Fiocruz tem desenvolvido ao longo de sua trajetória com a necessidade de mão de obra qualificada para a indústria da saúde e articular as diversas áreas de pesquisa e ensino da Fundação com as necessidades das empresas”, explica o coordenador do Programa Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas, Alejandro Correa. “Para ancorar uma turma com essas características, foram necessárias algumas inovações que incluem projetos baseados em demandas da indústria, supervisão compartilhada entre um orientador acadêmico credenciado pelo PPGBB e um profissional qualificado indicada pela indústria, o ingresso em fluxo continuo e a otimização da oferta de disciplinas”, complementa Alejandro.

Além da geração de conhecimento, a Fiocruz atua com protagonismo no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial, incluindo novas vacinas, medicamentos à base de plantas, métodos de diagnóstico e monitoramento da saúde do trabalhador, aumento do número de patentes brasileiras e aprimoramento do sistema de saúde nacional. “A contribuição da Fiocruz para a formação e qualificação para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde insere-se em uma estratégia voltada para situar a saúde como uma oportunidade para o desenvolvimento nacional. O conhecimento qualificado nesta área permitirá reduzir a dependência e garantir a perspectiva do Sistema Único de Saúde de garantir saúde a todos os brasileiros”, reforça o coordenador de Ações de Prospecções da Fiocruz, Carlos Gadelha.

Durante o lançamento, será apresentado o site da PGCEIS, que disponibilizará o edital para seleção e demais informações.

O quê? Lançamento da Pós-graduação para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde

Quando? 3 de abril de 2018, às 9h

Onde? Auditório Maria Deane – Pavilhão 26 do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Campus Manguinhos da Fiocruz, Avenida Brasil, 4365, Rio de Janeiro – RJ

Fonte: ICC/Fiocruz