Fiocruz Amazônia promove curso de atualização em análises de políticas públicas

Encerra nesta sexta-feira (9/2), o Curso de Atualização em Análises de Políticas Públicas, promovido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). As apresentações e discussões iniciaram na última segunda-feira (5), e foram ministradas pelas pesquisadoras Tatiana Wargas, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e Mônica de Rezende, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo a pesquisadora e coordenadora do curso, Amandia Sousa, o curso é destinado para pessoas que tenham interesse na área de políticas públicas, e que estejam realizando pesquisas dentro desta temática. As vagas foram destinadas para pós-graduandos e pesquisadores com interesse de investigação nessa linha de pesquisa.

A iniciativa foi proposta por meio do Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado às Populações em Situação de Vulnerabilidade (SAGESC) em parceria com a Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Amazônia.

De acordo com Amandia Sousa, o curso foi proposto na intenção de instituir uma linha de pesquisa na área de políticas públicas na instituição. “O curso corresponde nossas expectativas. Estamos conseguindo enxergar essa abordagem teórica desenvolvida pelas pesquisadoras dentro dos nossos projetos de pesquisa, o que é importante para a construção dos projetos dos pós-graduandos e também para discutirmos o que os pesquisadores estão desenvolvendo dentro dessa linha.

O SAGESC desenvolve pesquisas voltadas para a análise da produção de perfis de agravos de elevada incidência e prevalência em populações indígenas e outros grupos em condição de vulnerabilidade na Amazônia, e busca ainda equilibrar atividades de pesquisa acadêmica com ações voltadas para a redução das desigualdades sociais e de apoio ao empoderamento dos grupos populacionais junto aos quais atuam em áreas remotas interior da Amazônia.

Atualmente conta com as seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia – aplicação de métodos epidemiológicos à avaliação de programas e serviços de saúde; Perfis de condições de vida e saúde de populações em situação de vulnerabilidade; Políticas de saúde, gestão e avaliação de sistemas e serviços de saúde.

SOBRE AS PESQUISADORAS

Tatiana Wargas é psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Integra o Grupo de Pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde da ENSP/FIOCRUZ. Desenvolve atividades de docência e pesquisa nos temas: análise de políticas públicas, sistema político e saúde, relações entre Poderes na saúde, com ênfase no Poder Legislativo. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Relações entre Poderes, políticas e sistemas de saúde e Formulação e implementação de políticas públicas e saúde.

Mônica de Rezende é Doutora em Saúde Pública pela (ENSP/FIOCRUZ), graduada em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), especialista e mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, professora adjunta do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MPS/ISC/UFF), atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do trabalho e da educação na saúde, formação de profissionais da saúde, análise e avaliação de políticas e programas sociais e Atenção Básica (Estratégia Saúde da Família e Apoio Matricial).

ILMD Ficrous Amazônia, por Eduardo Gomes

Fotos: Eduardo Gomes