Palestra no ILMD aponta comportamentos prejudiciais para saúde financeira

Conscientizar o público e apresentar comportamentos prejudiciais para a saúde financeira da população, foi o objetivo da palestra “Os 7 pecados capitais das finanças pessoais”, promovida pelo Serviço de Gestão do Trabalho (Seget), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), nesta quarta-feira (8/11).

A palestra foi ministrada pelo administrador André Trobey, especialista em engenharia de qualidade, educador financeiro, membro da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin) e Coach Profissional.

Para Trobey, a falta de organização e interesse em saber direcionar os gastos podem ser consideradas como os dois maiores problemas de quem busca sair da crise. “A desorganização, e o fato das pessoas não possuírem um mapa, um controle financeiro, e a própria falta de interesse em saber para onde o dinheiro está indo. Isso é praticamente a raiz de todos os males”.

Luciene Araújo, chefe do Serviço de Gestão de Pessoas da Fiocruz Amazônia, avaliou de forma positiva a realização da atividade. “Essa é uma demanda antiga da instituição, as pessoas já vinham nos pedindo. Penso que a palestra foi muito válida, principalmente nesse momento de crise, onde precisamos nos reinventar para termos uma qualidade de vida melhor.

INTERATIVIDADE

Para driblar a crise, André Torbey, resolveu ajudar quem precisa aprender a lidar com finanças, criando o canal Dinheiro e Carreira. O educador financeiro aborda na plataforma temas importantes, com foco em dinheiro, gestão do tempo e produtividade.

“A ideia é falar sobre dinheiro e tudo que envolve nossas decisões sobre ele. Por isso falamos sobre gestão de tempo, produtividade e autoconhecimento. A democratização das informações é uma realidade e todo mundo pode se beneficiar e o YouTube acaba sendo uma ótima forma de repassar conhecimento”, declara o também coach.

Segundo ele, a meta é ajudar as pessoas que não têm acesso a esse tipo de conhecimento e divulgar o trabalho da empresa, que oferece serviços de coaching de carreira e para a vida financeira.

Ascom ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes