Reunião entre Fiocruz Amazônia e UFOPA prevê parceria para formação de recursos humanos

Com o objetivo de aproximar o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), visando propiciar futuras parcerias na área de pesquisa e na formação de recursos humanos, representantes das duas Instituições reuniram-se na última quinta-feira (14/9), na sede do ILMD, em Manaus.

Participaram do encontro, o diretor do ILMD, Sérgio Luz, a vice-diretora de Ensino Comunicação e Informação, Claudia Ríos, a chefe do Serviço de pós-graduação, Rosana Parente, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação), Paulo Nogueira, o pesquisador sênior, Carlos Coimbra, o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) da UFOPA, Waldiney Pires Moraes, e a diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) Elaine Oliveira.

Sergio Luz iniciou a reunião apresentando as áreas estratégicas da Unidade. A equipe da Fiocruz Amazônia destacou os cursos de pós-graduação nas áreas de ciências biológicas, saúde coletiva, turmas da pós-graduação Lato Sensu, ressaltando que cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização interessam para possíveis de parcerias com a UFOPA.

Durante a reunião, os pesquisadores destacaram a importância da área de Saúde Coletiva no ILMD, o Programa de Doutorado em Ciências – Cooperação IOC-ILMD, e o doutorado em Saúde Pública. Sergio Luz ressaltou que “a ideia é estimular os alunos que estão no ILMD desde a Iniciação Científica para leva-los até o ingresso nos programas de mestrado e doutorado na instituição.

Os representantes da UFOPA demonstraram interesse no Mestrado em Saúde Coletiva da Fiocruz, pois na Universidade teria demanda de alunos já formados, interessados nesse mestrado. Há interesse ainda na colaboração em projetos, editais, etc.

Uma das sugestões da Fiocruz é ministrar uma disciplina na graduação, como teste, em Santarém. O próximo passo é fechar um evento de integração a partir de maio de 2017.