Congresso Interno da Fiocruz e recursos para a pesquisa são assuntos do CD-ILMD/Fiocruz Amazônia

Conselheiros, chefes de laboratório, bolsistas e colaboradores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) participaram ontem, 12/9, no Salão Canoas, de Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (CD/ILMD).

No encontro foram apresentados e deliberados os seguintes assuntos: Parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o ILMD, Homenagem aos 23 anos do ILMD na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM),  Metas de Pesquisa, Alteração do Regulamento do Ensino/ILMD,  Programa Pesquisador Visitante – PPV/ILMD, e Regulamento de Uso do Laboratório Multiusuários.

Durante a Reunião, o diretor da Unidade, Sérgio Luz, reforçou a importância da participação da comunidade ILMD no VIII Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na oportunidade, foi lida a carta enviada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, intitulada “A Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia”, que contextualiza o momento singular da história do País e da instituição, com o ajuste fiscal adotado pelo governo que congelou por 20 anos os gastos primários, e do impacto negativo de iniciativas nas instituições públicas, em particular as dos campos da ciência, da saúde e da educação.

Na carta, estão definidas as diretrizes definidas pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz para o VIII Congresso Interno: o caráter político e propositivo, que trate dos desafios da conjuntura e aponte as ameaças ao futuro da ciência, tecnologia e inovação; o caráter transversal e integrador dos temas; e a adoção de um modelo de apresentação de teses a partir das principais questões identificadas como críticas para o desenvolvimento institucional e para a construção da Fiocruz do Futuro.

HOMENAGEM ALEAM

Na ocasião, foi confirmada a homenagem da Aleam, que aprovou por unanimidade, Sessão Especial em referência aos 23 anos do ILMD/Fiocruz Amazônia e ao Ano Oswaldo Cruz: 100 anos de falecimento de Oswaldo Cruz. O requerimento de homenagem é de autoria do deputado Luiz Castro (Rede/AM).

A Sessão Especial acontecerá no próximo dia 22, às 9h, no Plenário Ruy Araújo, que fica na Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque Dez, Manaus (AM). A homenagem é dirigida a toda comunidade ILMD/Fiocruz Amazônia, composta por servidores, alunos, bolsistas, terceirizados, prestadores de serviço e instituições parceiras.

INFORMES

Sérgio Luz convocou a comunidade ILMD/Fiocruz Amazônia para um encontro com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dr. Mário Neto Borges, que será realizado no dia 18/9, às 15h30, no Salão Canoas da Unidade.

Durante a reunião também foi abordada a formação de parceria com o CNPq, para apoio a projetos de pesquisa do Instituto.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.