Pesquisa destaca centros de referência no combate à hanseníase

Um estudo que analisou mais de 1,8 mil casos suspeitos de hanseníase atendidos durante cinco anos no Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), aponta para a importância dos centros de referência na atual estratégia para controle da doença. Publicada na revista científica Plos Neglected Tropical Diaseases, a pesquisa investigou o perfil de pacientes recebidos pela unidade em um contexto de mudança no modelo de atenção à hanseníase no Rio de Janeiro, no qual a doença deixou de ser prioritariamente diagnosticada e tratada por especialistas e passou a ser contemplada diretamente pelos médicos da atenção básica.

O trabalho revelou que o Ambulatório Souza Araújo tem expandido seu papel no esclarecimento de casos suspeitos, em apoio às unidades básicas de saúde. Os dados levantados durante o estudo também chamaram atenção para um desafio no combate ao agravo: apesar das medidas para ampliar o acesso ao tratamento, 14% dos pacientes recebidos no Ambulatório durante o período apresentavam lesões avançadas no momento do diagnóstico, prejudicando a função dos olhos, mãos ou pés.

A pesquisa contemplou casos atendidos entre 2010 e 2014, incluindo pacientes encaminhados pelas redes pública e privada e pessoas que procuraram espontaneamente a unidade por suspeita de hanseníase. Entre mais de 1,8 mil pacientes, apenas 465 – um quarto do total – foram confirmados com infecção pelo Mycobacterium leprae, causador da hanseníase. Nos demais casos, os médicos identificaram que outras doenças de pele, incluindo micoses, psoríase e dermatite eczematosa, assim como agravos do sistema nervoso eram a causa das lesões que tinham originado a suspeita de hanseníase.

“Os dados indicam que os médicos da atenção básica, que não são especialistas, estão suspeitando de hanseníase, o que é importante para ampliar o acesso ao tratamento da doença. Porém, em alguns casos, eles não têm certeza do diagnóstico, o que é esperado. Nesta situação, é importante ter um centro de referência, onde essa dúvida pode ser resolvida”, afirma a médica Euzenir Sarno, pesquisadora do Laboratório de Hanseníase do IOC/Fiocruz, unidade responsável pelo Ambulatório Souza Araújo, e coordenadora do estudo. A unidade atua como Serviço de Referência Nacional em Hanseníase junto ao Ministério da Saúde e, nesse contexto, mantém o Ambulatório Souza Araújo, promovendo a integração entre pesquisa e assistência.

A mudança no modelo de atenção à hanseníase no Rio de Janeiro é resultado da expansão da Estratégia de Saúde da Família no estado, com ênfase para a capital. Até 2009, o programa alcançava cerca de 30% da população fluminense, percentual que subiu progressivamente, chegando a quase 50% em 2014. Neste período, o crescimento foi ainda mais acentuado na capital. Até 2009, menos de 10% dos cariocas eram atendidos pelo Saúde da Família.
Em 2014, esse índice chegava a 45%. “No modelo anterior, os pacientes eram encaminhados para serviços especializados de dermatologia, que eram responsáveis pelo diagnóstico e tratamento da hanseníase. Já na Estratégia de Saúde da Família, a doença pode ser diagnosticada e tratada pelos clínicos gerais que fazem o atendimento da população. O objetivo é ampliar o acesso à terapia, uma vez que esses profissionais têm contato frequente com os pacientes e podem identificar o agravo em consultas de rotina”, esclarece Raquel Barbireri, médica do Ambulatório Souza Araújo e primeira autora do estudo.

Com a mudança no modelo de atenção, o perfil de pacientes atendidos no Ambulatório Souza Araújo também passou a apresentar diferenças. Entre 2005 e 2009, apenas 20% dos pacientes tinham passado por apenas uma consulta antes de serem encaminhados para o centro de referência, enquanto 80% tinham sido atendidos previamente em duas ou mais unidades de saúde. Já no período de 2010 a 2014, o percentual de pacientes encaminhados logo após o primeiro atendimento dobrou, alcançando 40%. Ao mesmo tempo, houve um aumento de 16% no encaminhamento de pacientes que, de fato, não apresentavam hanseníase, mas sim outras doenças de pele.

“Na maioria dos casos, os dermatologistas do Ambulatório Souza Araújo não precisaram realizar biópsias das lesões para identificar os casos de outras doenças dermatológicas. Porém, o diagnóstico diferencial da hanseníase, pelo exame visual, pode ser difícil para um profissional de saúde que não é especializado no tema. Nesse contexto, o papel do centro de referência se torna ainda mais importante, uma vez que atua inserido no Sistema Único de Saúde”, ressalta Euzenir.

Como referência, o Ambulatório Souza Araújo desempenha atividades de diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional e pode incluir a realização de biópsias e outros procedimentos. Após o diagnóstico, os pacientes com casos simples podem ser encaminhados para tratamento em unidades básicas de saúde, próximas de suas residências.

O Ambulatório segue com os atendimentos de maior complexidade, incluindo casos de recidiva, quando a doença retorna após o tratamento, e reações inflamatórias, complicação que pode afetar os pacientes antes, durante ou após o tratamento. Em 2014, a unidade recebeu o Certificado de Acreditação Internacional pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga comissão acreditadora dos Estados Unidos. O documento atesta o alinhamento com padrões de excelência internacional em qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.

DIAGNÓSTICO TARDIO

Apesar do grande número de unidades de saúde no Rio de Janeiro, o estudo detectou atraso no diagnóstico da hanseníase, o que foi considerado surpreendente pelas pesquisadoras. Entre 262 pacientes que tiveram o grau de incapacidade física avaliado no momento do diagnóstico, 40% apresentavam algum nível de perda de sensibilidade ou de movimento. Em 14% dos casos, foram identificadas lesões avançadas, que prejudicavam a função dos olhos, das mãos ou dos pés, classificadas como incapacidade física de grau 2. O resultado foi pior do que o observado em um levantamento anterior, realizado no Ambulatório Souza Araújo entre 2003 e 2007, no qual 32% dos pacientes apresentaram algum nível de redução da sensibilidade ou de movimentos e 12% revelaram grau 2 de incapacidade física.

“Apesar da expansão no acesso aos serviços de saúde, continua existindo demora no diagnóstico da hanseníase. Isso é um problema grave porque as deformidades e incapacidades físicas, que são associadas ao forte estigma da hanseníase, podem ser prevenidas com o tratamento precoce”, diz Euzenir, lembrando que o índice de lesões avançadas detectadas no Rio de Janeiro é classificado com alto pelo Ministério da Saúde. Em 2014, 11% dos pacientes diagnosticados com hanseníase no estado e na capital fluminense apresentaram incapacidade física de grau 2.

De acordo com os cientistas, é comum que o percentual de quadros graves diagnosticados aumente quando o total de casos da doença se reduz, o que contribui para explicar o resultado observado na pesquisa. No estado do Rio, o número de novos casos de hanseníase detectados caiu aproximadamente pela metade entre 2005 e 2014, passando de mais de 2,5 mil para menos de 1,5 mil. Nesse cenário, na medida em que os casos mais simples são tratados com facilidade, restam os pacientes com apresentações complexas, que podem ser difíceis de diagnosticar durante os atendimentos por profissionais de saúde que não são especializados. Por outro lado, uma vez que o agravo se torna menos frequente, os médicos podem deixar de considerar a infecção como uma opção de diagnóstico ao avaliar lesões dermatológicas, o que também pode contribuir para o diagnóstico em momento tardio da evolução da doença.

Considerando que o resultado reflete as dificuldades para o diagnóstico da hanseníase, as pesquisadoras enfatizam a necessidade de investimentos no desenvolvimento de ferramentas que possam facilitar a detecção da doença. “Além de realizar o atendimento, o centro de referência realiza pesquisas e, no Laboratório de Hanseníase, temos projetos para desenvolvimento de métodos de diagnóstico que poderiam auxiliar os profissionais de saúde no objetivo de detectar precocemente a doença. O investimento nesse tipo de iniciativa é muito importante para continuarmos avançando no enfrentamento da hanseníase”, completa Raquel.

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)
Fonte: AFN

194 respostas
  1. vca knock off necklace
    vca knock off necklace says:

    I am researching how to start a furniture flip business. Your comments and thoughts are interesting and I understand your points , that being said what would you think would be a good idea for starting this type of venture ?

  2. suba buba
    suba buba says:

    3z7rOn Incredible mastewq! This blog looks just like my old one! It as on a entirely different subject but it has pretty much the same page layout and design. Outstanding choice of colors!

  3. onlineshop
    onlineshop says:

    I think other web site proprietors should take this site as an model, very clean and magnificent user friendly style and design, as well as the content. You are an expert in this topic!

  4. ICO list
    ICO list says:

    Wow, awesome blog format! How lengthy have you been running a blog for? you made blogging glance easy. The overall glance of your site is magnificent, let alone the content!

  5. 日本藤素
    日本藤素 says:

    This is very interesting, You are a very skilled blogger. I ave joined your rss feed and look forward to seeking more of your excellent post. Also, I ave shared your website in my social networks!

  6. for more info
    for more info says:

    Thanks for another wonderful post. The place else could anybody get that kind of info in such a perfect way of writing? I have a presentation next week, and I am at the search for such information.

  7. Buy Solo Ads
    Buy Solo Ads says:

    What as Happening i am new to this, I stumbled upon this I ave discovered It positively helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & help other customers like its helped me. Good job.

  8. more info here
    more info here says:

    I just want to say I’m very new to blogging and site-building and truly loved you’re page. Almost certainly I’m likely to bookmark your website . You certainly come with tremendous writings. Regards for sharing your blog.

  9. use this link
    use this link says:

    I just want to say I am just new to blogs and really enjoyed you’re page. Likely I’m planning to bookmark your blog . You certainly have good stories. Many thanks for sharing with us your website page.

Trackbacks & Pingbacks

  1. real work from home opportunities

    […]although internet websites we backlink to below are considerably not connected to ours, we feel they may be basically really worth a go by, so have a look[…]

  2. best gourmet pure kona coffee store

    Kona Coffee is so gourmet you might be tempted to drive to Hawaii. Gourmet shopping on best store buys of pure Kona Coffee shipped from Kona, Hawaii to your doorstep, no splash required.

  3. Bestecktasche bedruckt

    […]below you’ll locate the link to some web pages that we feel you should visit[…]

  4. himedia disse:

    himedia

    […]very couple of websites that take place to be comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly properly worth checking out[…]

  5. خرید هاست

    […]we came across a cool internet site that you just might love. Take a search in the event you want[…]

  6. rotating g spot rabbit

    […]Here is a good Blog You might Obtain Intriguing that we Encourage You[…]

  7. carpet cleaning

    […]here are some links to sites that we link to since we feel they are worth visiting[…]

  8. vigra disse:

    vigra

    […]check below, are some totally unrelated internet websites to ours, on the other hand, they’re most trustworthy sources that we use[…]

  9. best lube for anal

    […]please visit the web-sites we follow, like this 1, as it represents our picks through the web[…]

  10. Vibrator disse:

    Vibrator

    […]Wonderful story, reckoned we could combine several unrelated information, nevertheless seriously really worth taking a look, whoa did one find out about Mid East has got extra problerms too […]

  11. เสื้อผ้า

    […]below you will locate the link to some websites that we believe you need to visit[…]

  12. womens clothes online store

    […]Wonderful story, reckoned we could combine a couple of unrelated information, nonetheless actually worth taking a look, whoa did 1 learn about Mid East has got much more problerms as well […]

  13. طراحی سایت در بجنورد

    […]below you will uncover the link to some web pages that we feel you need to visit[…]

  14. Google disse:

    Google

    Wonderful story, reckoned we could combine several unrelated information, nonetheless seriously really worth taking a appear, whoa did one study about Mid East has got more problerms at the same time.

  15. Page disse:

    Page

    […]very couple of websites that come about to become comprehensive below, from our point of view are undoubtedly very well really worth checking out[…]

  16. suction cup dildo

    […]please stop by the sites we comply with, like this 1, because it represents our picks from the web[…]

  17. inflatable doll

    […]Here is a superb Blog You might Find Interesting that we Encourage You[…]

  18. finger clit vibrator

    […]one of our guests not long ago suggested the following website[…]

  19. legitimate work at home job

    […]Wonderful story, reckoned we could combine a number of unrelated data, nonetheless truly really worth taking a search, whoa did one particular learn about Mid East has got far more problerms at the same time […]

  20. Adam’s True Feel Dildo

    […]usually posts some quite intriguing stuff like this. If you’re new to this site[…]

  21. Dildo disse:

    Dildo

    […]although internet sites we backlink to below are considerably not connected to ours, we feel they may be truly really worth a go as a result of, so possess a look[…]

  22. butt plug disse:

    butt plug

    […]the time to study or go to the content or websites we have linked to beneath the[…]

  23. Broke iPad disse:

    Broke iPad

    […]one of our visitors a short while ago encouraged the following website[…]

  24. how to use womanizer toy

    […]Here are some of the sites we advise for our visitors[…]

  25. Men’s Pleasure Wand

    […]please pay a visit to the web-sites we follow, such as this one particular, because it represents our picks through the web[…]

  26. Orlando SEO agency

    […]although internet sites we backlink to beneath are considerably not associated to ours, we feel they’re actually worth a go through, so have a look[…]

  27. personal lubricant

    […]The info mentioned in the post are a few of the very best offered […]

  28. vigra disse:

    vigra

    […]the time to read or take a look at the subject material or web-sites we’ve linked to beneath the[…]

  29. monday dhamal disse:

    monday dhamal

    […]The info talked about inside the article are a few of the top offered […]

  30. best kona coffee

    […]very couple of websites that occur to become detailed below, from our point of view are undoubtedly very well worth checking out[…]

  31. best kona coffee buy

    […]the time to read or pay a visit to the subject material or web-sites we have linked to beneath the[…]

  32. hard on vibrator

    […]usually posts some quite interesting stuff like this. If you are new to this site[…]

  33. Google disse:

    Google

    We came across a cool web-site that you might get pleasure from. Take a appear if you want.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.