COLEÇÃO BIOLÓGICA DO INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE – CBILMD
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
O Brasil destaca-se por ser detentor da maior biodiversidade do planeta e parte dela encontra-se na Região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, classificada, documentada e disponível para acesso sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. Atento a isso, em 2001, o então Escritório Técnico da Fiocruz na Amazônia hoje Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) insere na sua política institucional a Coleção Biológica como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, de segurança nacional, que podem fazer parte da infraestrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave para que o país possa utilizá-las no estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.
A Coleção Biológica do ILMD conta com 1455 amostras entre fungos filamentosos, leveduras e bactérias, identificadas, conservadas (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada e meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok). As culturas de fungos filamentosos estão parcialmente caracterizadas quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de fungo de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. As amostras bacterianas são provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais). As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis. Já iniciamos os procedimento para liofilização de todo o acervo da CBILMD. O acervo é de relevante importância uma vez que é composto de linhagens microbianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileiro, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.
Ormezinda Celeste Cristo Fernandes
E-mail – ofernandes@amazonia.fiocruz.br
Endereço para correspondência – Rua Teresina, 476 – Adrianópolis – CEP – 69057-070
Fone: (92) 3621-2337 Fax: (92) 3621-2399
Fiocruz Amazônia inicia processo de inscrições às oficinas OuvirCiência e DigiCiência
/em Notícias /por Julio OliveiraO Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) deu início ao processo de inscrições para as oficinas OuvirCiência e DigiCiência, atividades prévias da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024, que acontecerá de 14 a 20/10, em Manaus e nos municípios de Presidente Figueiredo e Tabatinga. Para participar das duas oficinas, o prazo para se inscrever se inicia nesta quinta-feira, 22/08, estendendo-se até o dia 29/08. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está em sua 21ª edição, aborda o desenvolvimento de pesquisas nos campos da ciência, tecnologia e inovação, sempre de forma lúdica e atrativa. Nessa edição, a SNCT traz o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias”, com diversas atividades a serem realizadas.
A oficina OuvirCiência acontecerá de 2/09 a 9/09 e destina-se à criação de podcasts para divulgação de pesquisas, enquanto a DigiCiência, que acontece de 18/9 a 29/09, é uma oficina de vídeos digirais para divulgar Ciência. As capacitações serão oferecidas por meio dos projetos “CiênciaPop: Fiocruz Amazônia na SNCT 2024” e, “CiênciaPop ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais”, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Edital de Apoio às Unidades Técnico-Científicas e aos Escritórios Regionais da Fundação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam) – Edital N. 004/2023 – POP C,T&I.
A ação pretende prover treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas para que bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados, possam promover divulgação científica, por meio da geração de vídeos e podcasts, para divulgação nas mídias digitais. As inscrições serão realizadas através da plataforma Campus Virtual.
As aulas do OuvirCiência serão ministradas pelos jornalistas Cristiane Barbosa e Helder Mourão. Cristiane é Doutora em Ciências da Informação e docente da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Já Helder Mourão é mestre em Ciências da Comunicação e professor do Instituto Metropolitano de Ensino – IME nos cursos de Jornalismo e Design.
DIGICIÊNCIA
O objetivo da Oficina DigiCiência, que será ministrada pelo jornalista Helder Mourão, é promover atividades virtuais de comunicação e materiais de divulgação científica, em formato digital, relacionadas a temática de saúde, utilizando ferramentas tecnológicas digitais, por meio de atividades teóricas e práticas, ministradas e conduzidas por um profissional especialista na área de comunicação científica.
Em momento posterior, os participantes irão enviar o produto produzido com as instruções da Oficina e, destes, serão selecionados os melhores para divulgação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz. As atividades contam com 6h de aulas presenciais, e nas demais horas, os inscritos poderão contar com suporte por e-mail para a produção do trabalho final, totalizando 20h de atividades. As inscrições podem ser feitas nos links: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/OuvirCiencia2024/formulario e https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/DigiCiencia2024/formulario.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Imagem: Mackesy Nascimento
Divulgado resultado final do processo seletivo para ingresso no Curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
/em Notícias /por Carlos GomesO Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituições associadas que compõem o curso de Doutorado Acadêmico Em Saúde Pública na Amazônia, por intermédio da Diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Instituição gestora da Associação, divulgam o Resultado Final do processo seletivo para ingresso no curso, conforme Chamada Pública N.º 005/2024.
Confira AQUI o resultado
Para esta Chamada Pública foram oferecidas até 15 vagas, para ingresso a partir de setembro de 2024. O Curso será ministrado em regime integral, com duração mínima de 24 meses, e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese.
O Curso possui área de concentração em Estudos de Processo Saúde/Doença/Cuidado na Amazônia, e duas linhas de pesquisas: Linha 1- Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças infecciosas endêmicas na Amazônia; Linha 2: Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia.
SOBRE O DASPAM
O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.
ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Imagem: Mackesy Nascimento.
Fiocruz Amazônia encerra comemorações pelos 30 anos em clima de Folguedos no Teatro Amazonas
/em Notícias /por Julio OliveiraO Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) marcou o encerramento das comemorações pelo aniversário de 30 anos em ritmo de dança e cantigas do folclore amazonense, apresentados pelo Balé Folclórico do Amazonas, no espetáculo Folguedos, que encerrou temporada de dez anos nesta terça-feira, 20/08, no Teatro Amazonas, prestando uma homenagem à Fiocruz Amazônia. Em clima de festa, servidores e convidados da Fiocruz Amazônia puderam conferir a riqueza da cultura amazonense no espetáculo, que conta com direção artística de Monique Andrade. Folguedos faz um resgate de danças folclóricas e coreografia que homenageia o Festival Folclórico do Amazonas e suas tradições.
A Fiocruz Amazônia participou como convidada especial da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado. No espetáculo, o corpo de dança do Balé Folclórico do Amazonas recria o cenário das tradicionais festas de arraiais, com danças folclóricas e interação com o público, por meio de sorteios, brincadeiras e até a experiência de subir ao palco para dançar quadrilha.
“Celebrarmos os 30 anos da Fiocruz Amazônia enaltecendo as tradições culturais do nosso Estado e do nosso povo é muito representativo para nós, enquanto instituição que desempenha um papel importante na formação e na capacitação de recursos humanos, contribuindo para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação e a saúde da população”, afirmou a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, em agradecimento ao secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Michell Mello / Fiocruz Amazônia
Fiocruz Amazônia recebe homenagem durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas
/em Notícias /por Julio OliveiraO Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e instituições parceiras receberam homenagem durante Cessão de Tempo promovida, na manhã da última terça-feira, 20/08, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de três décadas. A homenagem foi uma propositura da deputada estadual Mayara Pinheiro, presidente da Comissão de Saúde e Previdência da ALEAM, pelos relevantes serviços prestados pela Fiocruz Amazônia nas diversas áreas em que atua, em favor do desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia, com o apoio de instituições parceiras também homenageadas. No total, 11 instituições foram representadas na atividade.
Falando em nome do presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, enalteceu os esforços desenvolvidos ao longo dos 30 anos pela Fiocruz Amazônia, sempre fazendo ciência “na e para” a Amazônia. “Nos orgulhamos dessa unidade regional por fazer uma ciência articulada ao desenvolvimento sustentável, ao fortalecimento do SUS e à luta pela saúde da população, caminhando com seus trabalhadores e trabalhadoras, juntamente com os parceiros, tão bonito de se ver, aqui reunidos, numa Casa Legislativa que reconhece a importância da ciência e de instituições científicas para o País. É tão importante quando podemos contar com o parlamento e esperamos que nos próximos anos se intensifiquem essas relações. Vida longa ao ILMD, ao SUS e as instituições que lutam pelo direito a saúde como um investimento e não como despesa”, salientou Cristiani Machado.
A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, agradeceu a homenagem por permitir um revisita à história e conquistas da instituição. “São três décadas de comprometimento, numa trajetória que se iniciou em 1994, numa trajetória de construção e consolidação onde tiveram importância fundamental os ex-diretores que estiveram à frente do instituto, hoje os companheiros de gestão que dividem comigo a condução do instituto, e o comprometimento dos servidores, colaboradores, alunos, bolsistas, terceirizados, prestadores de serviço. As conquistas não seriam possíveis sem o comprometimento de todos, destacando também as instituições parceiras que estão conosco, ao longo desses 30 anos”, relembrou Stefanie.
Receberam homenagens da ALEAM o Comando Militar da Amazônia (CMA), 2º Grupamento de Engenharia, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Municipal de Secretarias de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).
Entre os servidores da Fiocruz Amazônia, foram homenageados pelos relevantes serviços prestados a médica e servidora aposentada, Joycineia da Silva Massuda, a técnica em saúde pública aposentada Sônia de Oliveira, o assistente técnico de gestão Carlos Vieira Duarte, a tecnologista plena Luciete Almeida e a analista de gestão e desenvolvimento institucional Marizete Vieira Duarte.
“Para nós, é um reconhecimenento importante para nossa instituição sermos homenageados nesses 30 anos por essa casa que nos acolhe e nos apoia em nossos projetos e nos dá a oportunidade de reconhecer que esse trabalho que a Fiocruz realiza não o faz sozinha, também estamos homenageando as instituições parceiras. A Amazônia é complexa é a gente precisa dar as mãos e andar juntos para poder promover a melhoria da saúde da população”, enfatizou Stefanie Lopes, ressaltando os desafios futuros de melhoria da infraestrutura da instituição, com a construção da nova sede, e a busca de recursos para a execução da obra e o enfrentamento ao impacto dos extremos climáticos sobre a saúde da população, principalmente as mais vulnerabilizadas.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Michell Mello / Fiocruz Amazônia
Fiocruz Amazônia prorroga até 26/08 as inscrições para o V Encontro de Pós-Graduação
/em Notícias /por Julio OliveiraO Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) prorrogou até a próxima segunda-feira, 26/08, as inscrições para o V Encontro de Pós-Graduação, que acontecerá entre os dias 9 e 12/09, no Hotel Intercity, em Manaus. Com o tema “Saúde e Meio Ambiente na Amazônia: Papel dos pós-graduando nos desafios globais”, o encontro se propõe a discutir e divulgar avanços nas pesquisas científicas realizadas pelos pós-graduandos dos programas de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, promovendo maior integração entre docentes e discentes, incluindo alunos de Iniciação Científica. O evento acontece em associação com o III Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Amazonas”, que abrirá a programação, no dia 9/08, envolvendo programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do ILMD/Fiocruz Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições são gratuitas.
De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Ani Beatriz Matsuura, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e responsável pela organização do encontro, a prorrogação tem como finalidade ampliar o alcance do evento, uma vez que ele é aberto para alunos de programas de pós-graduação de outras instituições, interessados em aprofundar as discussões acerca dos temas propostos para as mesas-redondas, palestras e oficinas programadas para o evento. .
Confira aqui a programação completa. As inscrições ao V Encontro de Pós-Graduação estão sendo realizadas no Campus Virtual da Fiocruz. No total, foram disponibilizadas 200 vagas. “Estamos tendo uma procura significativa, mas ainda há vagas disponíveis”, afirma Matsuura. Haverá premiação para os melhores trabalhos submetidos. A submissão de trabalhos é restrita aos alunos dos programas de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Imagem: Mackesy Nascimento
Fiocruz Amazônia homenageia ex-diretores da instituição e anuncia criação da Medalha Leônidas e Maria Deane
/em Notícias /por Julio OliveiraA Fiocruz Amazônia realizou na noite da segunda-feira, 19/08, festividade solene em homenagem ao ex-diretores da instituição, dentro da programação de atividades comemorativas aos 30 anos de criação do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), no Amazonas. Na ocasião, a diretora do instituto, Stefanie Lopes, anunciou a criação da Medalha Leônidas e Maria Deane, comenda que será instituída por meio de portaria, passando a vigorar a partir de 2025, com a finalidade de reconhecer e homenagear pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na Amazônia. Durante a festividade solene, ocorrida no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial I, foram prestadas homenagens, com a entrega de troféus aos ex-diretores Roberto Sena, Marcus Barros, Muriel Saragoussi, Luiza Garnelo, Júlio César Schweickardt, Luciano Toledo, Sérgio Luz e Adele Benzaken.
Foram agraciados também com menção honrosa pela destacada atuação e os serviços prestados à instituição o virologista Felipe Gomes Naveca, a médica sanitarista Luiza Garnelo e sociólogo Sully Sampaio. “Foi maravilhoso poder homenagear essas pessoas, porque percebemos a emoção de cada um deles”, afirmou a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, destacando o papel de cada um para a história do ILMD/Fiocruz Amazônia. “Felipe Naveca pela contribuição no sequenciamento genômico do novo coronavírus; Luiza Garnelo como sanitarista indígena e Sully Sampaio pelo trabalho como coordenador executivo do Projeto QualficaSUS”, explicou.
O pesquisador Felipe Naveca agradeceu a homenagem, ressaltando a importância do aprendizado vivenciado por ele e sua equipe no período da pandemia. “É sempre muito gratificante ser reconhecido pelos pares, pessoas que sempre te acompanham no dia a dia. Para mim, foi emocionante e o reconhecimento do trabalho de uma equipe que atuou nos piores momentos da pandemia. Primeiro no diagnóstico, uma vez que muitas pessoas precisavam ter um diagnóstico confirmado, e depois na caracterização genômica das linhagens”, recordou, destacando que a atuação do grupo demonstrou também o protagonismo do Amazonas num momento tão difícil. “Ninguém deseja que isso (pandemia) aconteça novamente, mas se for preciso estamos preparados para contribuir mais e melhor”, observou.
Presente à solenidade, o assessor especial para Territórios e Periferias do Ministério da Saúde, Valcler Rangel Fernandes, enfatizou a sensibilidade da Fiocruz Amazônia para os problemas da região. “No Ministério da Saúde, estamos trabalhando numa ação diferenciada para a região amazônica, na forma de um programa e estamos reunindo todas as áreas técnicas e secretarias do ministério, e isso tende a se potencializar muito com as contribuições dos institutos de pesquisa. O ILMD tem uma vocação especial para isso, e contribuirá de forma decisiva por meio de seus programas de pós-graduação e pesquisas que se tornam políticas públicas”, adiantou.
Um dos ex-diretores homenageados foi o médico Marcus Barros, primeiro diretor da instituição quando da instalação do então Escritório Técnico da Amazônia. Ele ficou à frente do instituto entre 1994 e 1997. Segundo ele, o reconhecimento e a gratidão são valores pouco cultivados nos dias de hoje. “Receber essa homenagem pela Fiocruz Amazônia pelo que fizemos na construção desse processo tão importante que foi a construção da Fiocruz Amazônia, é motivo de alegria pelo reconhecimento”, afirmou, lembrando a contribuição do grupo de pessoas que deu início junto com ela a essa trajetória. “Agradeço em nome de todos o que a Fioruz faz em gratidão e reconhecimento”, finalizou. Os ex-diretores Júlio Schweickardt, Adele Benzaken e Muriel Saragoussi foram representados, na solenidade, pelos filhos, por não poderem estar presentes.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Michell Mello / Fiocruz Amazônia
Presidente da Fiocruz anuncia para primeiro semestre de 2025 o início da licitação para construção da nova sede da Fiocruz Amazônia
/em Notícias /por Julio OliveiraO presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, anunciou para o primeiro semestre de 2025 o início do processo licitatório para a construção da nova sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus. O anúncio foi feito durante a cerimônia interna em comemoração aos 30 anos de existência do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), comemorados nesta segunda-feira, 19/08, com uma homenagem aos parlamentares do Amazonas que contribuíram para o desenvolvimento da instituição, por meio da concessão de emendas parlamentares nessas três décadas de existência da unidade. Participando da solenidade de modo remoto, Mario Moreira conclamou os parlamentares presentes a apoiarem a causa de uma nova sede e destacou o papel da Fiocruz Amazônia na condução de pesquisas de impacto sobre a Saúde Pública, não só no Brasil como internacionalmente.
“O trabalho realizado por todos, pesquisadores, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras alçaram o ILMD/Fiocruz Amazônia ao reconhecimento nacional e internacional pelo impacto das suas contribuições à ciência, tecnologia e à saúde pública no Brasil e além-fronteiras. A instituição traz as agendas da melhoria das condições de vida e desenvolvimento sustentável da região de maneira forte e contundente”, afirmou Moreira.
A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, reforçou a necessidade de ampliação da infraestrutura da unidade, com melhores e maiores espaços para albergar o crescimento institucional vivenciado pela Fiocruz Amazônia nesses 30 anos, e agradeceu a contribuição dos parlamentares e representantes de instituições parceiras presentes nesse processo. “É importante ressaltar que, ao longo de sua trajetória, a Fiocruz Amazônia contou com o apoio de diversas instituições dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e hoje temos a honra de receber alguns de seus representantes nessa sessão de homenagem em reconhecimento ao apoio que deram à nossa instituição”, salientou, em seu pronunciamento.
A mesa de abertura contou com a presença do assessor especial para Territórios e Periferias do Ministério da Saúde, Valcler Rangel Fernandes, representando a ministra da Saúde Nísia Trindade; a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; e a liderança indígena Lutana Kokama (Lucenilda Ribeiro Albuquerque), presidente da Associação Indígena de Moradores do Parque das Tribos (AIMPAT), primeiro bairro indígena de Manaus. Entre os parlamentares homenageados, estavam o senador Plínio Valério, o deputado federal Marcelo Ramos; o deputado estadual e atual secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Correia; a senadora e deputada federal Vanessa Grazziotin, atual diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); e o deputado estadual Carlinhos Bessa.
Os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz também foram homenageados, juntamente com o deputado José Ricardo Wendling, tendo sido representados na solenidade. A diretora da Fiocruz Amazônia destacou também o papel fundamental da Fiocruz no processo de amadurecimento da unidade, por meio do apoio de gestores como Mário Moreira, Nísia Trindade, Paulo Buss, Paulo Gadelha, Eloi Garcia, Carlos Morel, citando também a contribuição dos diretores que passaram pelo instituto, a exemplo de Marcus Barros, Luciano Toledo, Roberto Sena, Muriel Saragoussi, Luiza Garnelo, Sérgio Luz e Adele Benzaken.
Os parlamentares homenageados receberam das mãos dos pesquisadores em Saúde Pública e servidores da instituição uma placa e diploma de reconhecimento pelos serviços prestados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Serafim Correia, agradeceu a homenagem, enfatizando o marco da criação da Fiocruz Amazonas. “Éramos vereadores na época, eu, Vanessa (Grazziotin) e Jefferson (Praia), quando lá pelos idos de 1994 a Fiocruz instalou-se aqui e progressivamente veio dando contribuições importantíssimas para a saúde pública no Amazonas. Como titular da Sedecti, Serafim afirmou estar convencido de que a Amazônia não terá solução sem ciência, tecnologia e inovação, “áreas para as quais a expertise da Fiocruz Amazônia tem um papel fundamental”, salientou.
Vanessa Grazziotin ressaltou o pioneirismo do médico Marcus Barros ao assumir a missão de instalar aqui um então escritório técnico da Fiocruz. “Durante a pandemia de Convid-19, ficou claro a importância das instituições de saúde pública, da pesquisa e do conhecimento. Hoje, não estou mais na qualidade de parlamentar, mas como dirigente da OTCA, pretendemos retomar os trabalhos e projetos em parceria com a Fiocruz Amazônia visando atender as diversas demandas existentes no interior da Amazônia. Fico feliz de ter sido responsável por uma gotinha desse mar que hoje representa a Fiocruz para a população da Amazônia, do Brasil e do mundo inteiro”, assegurou.
Para o senador Plinio Valério, responsável por emendas parlamentares que permitiram a consolidação de pesquisas estratégicas e de educação permanente em saúde em diversos municípios do Amazonas, pesquisa, ciência e conhecimento são indispensáveis. “A Fiocruz é uma instituição nacional mas aqui, particularmente no Amazonas, como representante da população, consigo entender isso, daí a nossa ajuda e eu faço isso em nome da população do Amazonas”, endossou. O deputado federal Delegado Pablo também mencionou a credibilidade da instituição. “No Amazonas, a Fiocruz tem uma grande representatividade, produzindo pesquisas que vão beneficiar diretamente não só a população amazonense, mas toda a população brasileira. Destinei emendas por acreditar no potencial da Fiocruz Amazonas”, disse o Delegado Pablo, cuja emenda apoiou o projeto de controle vetorial de mosquitos transmissores de arboviroses, como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
O deputado estadual Carlinhos Bessa se orgulha do trabalho desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, no apoio à organização e capacitação de parteiras tradicionais do Amazonas. “O trabalho com a Fiocruz é muito importante por proporcionar o fortalecimento do papel da parteira tradicional, responsável por trazer tantas vidas ao mundo, em comunidades distantes, sem acesso a unidades hospitalares, utilizando técnicas ancestrais de parto em todo o Estado do Amazonas”, comemorou.
JUNTO COM O SUS
Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, observou que as três décadas de existência da Fiocruz Amazônia coincidem com parte importante da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). “A unidade vem atuando nesse período e cresceu muito, se diversificou e vem produzindo conhecimento, nesse resgate social, cultural e de saúde, da Amazônia Legal, fazendo pesquisas inovadoras, como na área de genômica, de suma importância no período da pandemia de Covid-19 com a identificação de variantes do vírus SARS-CoV-2; atuando na formação de recursos humanos para o SUS e expandindo incrivelmente tanto a sua pós-graduação (mestrado e doutorado) quanto a qualificação de profissionais do SUS por meio de projetos que chegam ao Estado do Amazonas inteiro”, salientou, lembrando o papel fundamental da atuação da unidade na elaboração de políticas públicas. “É uma alegria muito grande estar aqui nessa comemoração e que venham muitas décadas para a nossa Fiocruz Amazônia”, frisou.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Michell Mello / Fiocruz Amazônia
Fiocruz Amazônia lança revista comemorativa, alusiva ao aniversário de 30 anos da Instituição
/em Notícias /por Julio OliveiraVisando popularizar o conhecimento científico, e aproximar a sociedade dos estudos e pesquisas desenvolvidas ao longo de 30 anos, em prol da saúde pública na Amazônia, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), lançou nesta segunda-feira, 19/8, uma edição comemorativa da “Fiocruz Amazônia – Revista”. A publicação é uma homenagem à trajetória de dedicação incansável à pesquisa, inovação e formação em saúde pública na Região Amazônica, destacando desafios e conquistas que moldaram o Instituto, ao decorrer das três últimas décadas.
A revista impressa foi lançada durante cerimônia interna de comemoração dos 30 anos do ILMD/ Fiocruz Amazônia, com homenagem aos parlamentares que apoiam a Instituição. O lançamento marca ainda a retomada do projeto editorial da revista de divulgação científica, iniciado em 2017. Para ampliar a abrangência desta importante publicação, a revista ficará disponível para leitura online, na Homepage Institucional.
Clique AQUI para ler na íntegra.
A revista conta com 92 páginas, nove matérias e seis sessões que abordam através de uma cronologia do tempo, as ações desenvolvidas pela equipe de colaboradores da Fiocruz Amazônia a serviço da melhoria das condições de saúde da população. Em uma matéria especial, a “Fiocruz Amazônia – Revista” recorda pessoas notáveis que marcaram a história do ILMD/Fiocruz Amazônia. São cientistas, pesquisadores e colaboradores cujo trabalho e dedicação deixam um sólido legado.
A publicação, por meio do conselho editorial, optou por um novo projeto gráfico, com layout dinâmico e cores que marcam cada matéria ou seção. Foi inspirada por elementos visuais amazônicos, desde a tipografia, que é a mesma usada nas letras dos nomes das embarcações da região, até as fotos conceituais na abertura das matérias, que retratam a poética do ser amazônida.
MATÉRIA DE CAPA
A matéria de capa aborda a evolução da área de Ensino do Instituto, destacando como foram superados os obstáculos, alcançando vitórias significativas na formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), demonstrando o compromisso institucional com a educação e a saúde na Amazônia.
“Essa revista visa divulgar e comunicar a ciência realizada dentro do instituto, um projeto muito bem-sucedido que agora retorna com a sétima edição, sendo comemorativa dos 30 anos da Unidade. Temos diferentes matéria, entre elas, a matéria principal, que conta a trajetória do ensino, da educação na Fiocruz Amazônia, esse que é um dos nossos pilares, e agora mais consolidada com cursos de pós-graduação próprios, e com muita inovação, criatividade, resiliência que a Amazônia requer e, agora com uma turma fora de Sede, os cursos da casa completando 10 anos, trazemos uma matéria especial, contando essa história”, explica a Diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Os leitores também podem conferir, nesta edição especial, uma reportagem sobre o destaque da Amazônia, na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, um projeto educativo bienal, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Criada para aproximar a ciência da escola, dos seus professores e alunos, a Olimpíada une alunos, professores e pesquisadores em um esforço para disseminar conhecimento científico e fomentar a conscientização ambiental.
ENTREVISTAS
Os leitores também podem conferir, nesta edição especial, uma entrevista exclusiva com a Diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, que compartilhou sua visão e desafios à frente da Instituição. Em um bate-papo descontraído, ela enfatiza a necessidade de fortalecer a infraestrutura e a formação contínua de profissionais para enfrentar as complexidades da Região Amazônica.
Mario Santos Moreira, Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destaca em “Carta do Presidente”, o papel crucial do ILMD/Fiocruz Amazônia na promoção da saúde e na melhoria das condições de vida das populações amazônicas. “Este instituto nasceu da visão e do esforço coletivo de muitas pessoas comprometidas com o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Hoje, podemos olhar para trás e reconhecer o impacto significativo de suas contribuições para a saúde pública no Brasil e além”, pontua.
DE OLHO NO FUTURO
Outro destaque da publicação é uma matéria sobre as estratégias de vigilância sanitária, desenvolvidas por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, antecipando-se a possíveis novas pandemias. Nesta reportagem, o leitor é convidado a mergulhar nessa jornada de dedicação e inovação, descobrindo como o ILMD/ Fiocruz Amazônia está transformando a adversidade em uma oportunidade para construir um futuro mais seguro e resiliente para todos.
Neste número, a revista traz também uma matéria abordando a formação dos laboratórios, marco essencial para a consolidação da pesquisa do ILMD/ Fiocruz Amazônia. O Registro destaca ainda a reorganização da área da Pesquisa do Instituto, desafio prioritário para melhor alinhamento à estrutura organizacional da Fiocruz e, ao mesmo tempo, responder de forma mais eficaz às necessidades regionais.
Uma homenagem especial foi registrada para os ex-diretores do ILMD/ Fiocruz Amazônia. A “Galeria de Diretores” homenageia os gestores que contribuíram com o desenvolvimento institucional do ILMD, nos últimos 30 anos. Marcus Luiz Barroso Barros; Muriel Saragoussi; Luciano Medeiros de Toledo; Júlio Cesar Schweickardt; Maria Luiza Garnelo Pereira; Roberto Sena rocha; Sérgio Luiz Bessa Luz; Adele Schwartz Benzaken e Stefanie Costa pinto Lopes compõem o mural de fotografias.
SESSÕES
A publicação conta com sessões que trazem informações adicionais aos leitores, como o espaço Em campo que tem a proposta de mostrar a cada edição a experiência dos pesquisadores em suas atuações. Nesta edição, o pesquisador Júlio Cesar Schweickardt, do Laboratório de História Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), trouxe seu relato intitulado: Os movimentos do natural e do não natural no campo da pesquisa.
Outra sessão é a Saúde em Nota que traz informações rápidas e objetivas sobre fatos que vão ocorrer ou que vão acontecer na instituição; o Calendário da Saúde divulga a cada edição os principais eventos e datas nacionais relacionadas à temática; Já o Multimídia mostra dicas de documentários, filmes e aplicativos relacionados à saúde; Sua leitura é um espaço voltado para indicações de obras disponíveis na bilbioteca; e Na essência, tem a proposta de compartilhar uma breve trajetória histórica de importantes pesquisadores que impactaram na pesquisa científica voltada a melhoria das condições de vida e saúde da sociedade.
Esta edição da “Fiocruz Amazônia – Revista” é financiada pelo Projeto de Fortalecimento do Programa de Comunicação, Divulgação e Popularização da Ciência – CiênciaPop – ILMD/Fiocruz Amazônia.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Michell Mello / Fiocruz Amazônia Revista