Obsma/Fiocruz prepara programação para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz), realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), preparou uma série de ações para marcar sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, que neste ano traz o tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. No Amazonas, a programação acontece no dia 21, em Manaus, e nos dias 22 e 23, em Parintins. 

Em Manaus, o estande “Amazônia – o encontro do rio com o mar”, estará aberto para a visitação dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), no Manauara Shopping. No local, serão desenvolvidas atividades dinâmicas para discussão do tema da SNTC, mostrando que o oceano e a floresta fazem parte de um mesmo sistema. 

Na ocasião, será montado um percurso que integra ciência, saberes tradicionais e linguagens artísticas, como poesia slam, graffiti e batalha de rimas, ressaltando que cuidando dos rios amazônicos também ajudamos na preservação do oceano. Já nos dias 22 e 23, também das 8h às 12h e das 13h às 17h, a mesma iniciativa contemplará os estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, na Estrada Odovaldo Novo, S/N – Aninga/Parananema.

OBSMA

Com o objetivo de integrar ciência, cidadania e práticas educativas, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) valoriza práticas pedagógicas interdisciplinares e incentiva os jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. A inciativa é voltada para estudantes e professores do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino técnico concomitante, de escolas públicas e privadas de todo o país.

A inscrição nas modalidades de Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências é gratuita e os professores devem inscrever projetos realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026 em apenas uma delas. A inscrição é feita no novo site da Obsma e o tema dos projetos é de livre escolha.

Numa primeira etapa, serão selecionados 42 projetos para concorrer à indicação de Destaque Nacional, num evento que acontecerá no campus Manguinhos, no Rio. Um professor e um aluno de cada um dos projetos selecionados serão convidados para participar da cerimônia final de premiação, com despesas de viagem pagas pela Fiocruz e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao final, seis projetos serão indicados como destaques nacionais. 

Site: https://olimpiada.fiocruz.br 

Fotos: Divulgação / Coordeanação Regional Norte Obsma