Coordenação nacional da Rede PROVOC destaca papel da Fiocruz Amazônia na condução de estudantes da região pelo caminho da Ciência
A Coordenação Nacional da Rede PROVOC Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva destacou a importância do Programa de Vocação Científica da Fiocruz para a região amazônica e o papel fundamental da Fiocruz Amazônia em proporcionar aos jovens estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual a oportunidade do contato com o mundo científico. Em visita à Fiocruz Amazônia, a coordenadora nacional do Programa, Cristiane Braga, reconheceu o esforço desenvolvido pela unidade e o êxito obtido em três anos de atuação do PROVOC no Amazonas, com a admissão de 22 novos alunos, de um total de 59 inscritos, para a edição 2025 do Programa. Ao longo de dois dias, 9 e 19/10, a nova turma participou das primeiras atividades como bolsistas do PROVOC-AM durante a Acolhida aos Estudantes.

A equipe nacional participou de diversas atividades, a exemplo da recepção aos novos bolsistas, oportunidade na qual os alunos foram apresentados aos seus orientadores, acompanhados pelos professores apoiadores e os pais, além de encontros, em separado, com a direção da Fiocruz Amazônia, estudantes e docentes. “Foram dois dias maravilhosos de imersão aqui na Fiocruz Amazônia, muito importante para conhecermos de perto um trabalho que é desenvolvido com tanto carinho e tanta competência. Ver a alegria dos jovens chegando aqui e sendo acolhidos para começar uma jornada com a instituição nos energiza enquanto coordenação nacional”, afirmou a coordenadora da Rede PROVOC, Cristiane Braga, ressaltando o caráter inclusivo do Programa para os estudantes da região.

Segundo Cristiane, o apoio da gestão da Fiocruz Amazônia ao Programa de Vocação Científica é fundamental para que o PROVOC, de fato, seja uma marca do compromisso da instituição desde 2022, quando foi lançada a proposta de criação da Rede PROVOC. A coordenadora nacional enfatizou também a importância das escolas e a parceria da Secretaria Estadual de Educação no processo, agradecendo a confiança depositada na Fiocruz. “As escolas são fundamentais para a execução do Programa, por acreditarem na importância de se aproximar os jovens dos espaços de produção do conhecimento científico para o processo formativo, assim como a parceria das famílias”, explicou.

A equipe da coordenação nacional foi composta ainda pelo atual coordenador do Laboratório de Educação Científica na Educação Básica, o LIC-PROVOC, Jefferson Almeida da Silva, e a coordenadora da Etapa Iniciação do PROVOC-RJ, Telma Frutuoso. O grupo foi recebido pela diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, que destacou o momento ímpar vivido pelo PROVOC-AM na instituição. “Estamos indo para o quarto ano do PROVOC e muito felizes de fazer parte desta iniciativa, que vai completar 40 anos, no próximo ano, mas é muito recente na nossa unidade, mas desejamos que tenha vida longa enquanto experiência que transforma vidas, não só dos estudantes como também da nossa instituição, dos pesquisadores orientadores e das escolas envolvidas”, afirmou.

Presente à solenidade de Acolhida, representando a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas, a secretária executiva adjunta da Capital, Edilene Ferreira Pinheiro, salientou a relevância da parceria com a Fiocruz Amazônia em oportunizar uma experiência de educação tão transformadora para os alunos da rede pública estadual. “A educação realmente transforma e, para quem é professor, o mais desafiador é conseguir instigar nossos estudantes a se interessarem em avançar nos estudos, ingressarem numa universidade e quem sabe até seguir carreira como pesquisador cientista. Neste sentido, a experiência com o PROVOC tem feito avanços excelentes com nossos estudantes e é nosso interesse ampliar essa participação, tanto de escolas da zona urbana quanto das áreas ribeirinhas do município de Manaus”, afirmou. Atualmente, na capital, a rede estadual de ensino mantém 238 escolas de Ensino Médio e o PROVOC-AM tem cinco escolas integradas. O desafio, segundo Edilene, é, na medida do possível, agregar mais unidades ao Programa.

Neste sentido, Cristiane Braga reforça o caráter inclusivo e desafiador do PROVOC na Amazônia. “Entendemos que a ciência tem que ser acessível a todos e, na Amazônia, em especial, temos o compromisso de ajudar na missão de preservar os recursos naturais da região, que é tão rica em biodiversidade, trabalhando em prol da saúde de todos. Aqui, o PROVOC tem a missão de fazer ver aos estudantes de Ensino Médio que, ao ingressarem na instituição, eles também assumem o compromisso de fazer parte desse percurso e que terão um papel importante na continuidade desse trabalho de cuidar de uma região tão privilegiada como a Amazônia”, afirmou.

Cristiane explicou que a vinda a Manaus foi a primeira de uma série de visitas técnicas da coordenação nacional da Rede PROVOC às unidades regionais da Fiocruz integradas ao Programa. “Para nós, é uma realização ver que são 22 novatos, resultado do trabalho exitoso de ampliação do programa feito pela Fiocruz Amazônia. Começar nossa rede de visitas por aqui foi muito significativo porque a unidade, de fato, apoia e colocou o PROVOC como meta institucional”, enfatizou.
Por parte dos alunos, a expectativa também é grande. Woshington Ezo Soares, 17, aluno da Escola Estadual Terezinha Miranda da Silva, está começando agora no Programa e já demonstra bastante interesse em participar. Situada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus, a escola está se introduzindo este ano ao Programa. “Quando conheci o PROVOC fiquei curioso em participar. Sabia que havia várias possibilidades de cursos e como desde sempre venho tentando buscar algum tipo de formação para agregar no meu currículo, escolhi a área da Comunicação, que é um desejo antigo, e agora com o PROVOC eu espero conseguir aprimorar com mais técnicas”, afirmou.

Professora da Terezinha Miranda da Silva, Élida Mesquita leciona Biologia e reforça que as expectativas por parte dos professores apoiadores são as melhores possíveis. “A escola está iniciando este ano e é uma oportunidade única os nossos estudantes terem contato com a pesquisa e todo esse mundo científico. Muito importante esse estreitamento de laços entre as escolas públicas do Estado e instituições de pesquisa como a Fiocruz. Para a grande maioria, o acesso a esse mundo é uma realidade muito distante. É uma oportunidade incrível que eu gostaria de ter tido como estudante e hoje em dia os meus alunos estão tendo e eu estou muito feliz por isso”, comemorou.

Na Fiocruz Amazônia, o PROVOC está vinculado à Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI). A coordenação atual do Programa, sob a responsabilidade da servidora da Fiocruz Amazônia, Anizia Aguiar, destaca que o programa tem se revelado bastante inclusivo por trazer alunos do Ensino Médio para se inserirem nas áreas de pesquisa da instituição. “São alunos que vão trabalhar com pesquisas nas áreas de microbiologia, ciências sociais, populações remotas, todas temáticas que agregam os alunos do Provoc”, pontua Anízia.

Segundo ela, o programa tem sido transformador para a vida de muitos estudantes. “Tivemos vários depoimentos que demonstram como o Programa de Vocação Cientifica influencia carreiras e a visão de futuro dos participantes. Começaram a sonhar e se perceber como possíveis pesquisadores e possíves profissionais da saúde a partir da experiência do programa. O PROVOC é isso: inclusão social e oportunidade de ascensão profissional, ascensão intelectual e de perceberem que eles podem tudo o que sonharem ser”.

A equipe da coordenação local é composta por Edilson Soares (Gabinete Institucional), Marizete Duarte (Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação – VDPI), Josy Caldas (Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde – DMAIS), Tatiane Guimarães (VDPI). Na coordenação, além de Anízia Aguiar atuam as pesquisadoras em Saúde Pública Priscila Aquino e Ormezinda Fernandes (DMAIS). Junto com a Escola Terezinha Miranda da Silva (5 alunos), participam na etapa Iniciação 2025-2026 do Programa cinco alunos da escola estadual Dom Pedro II, seis da Ângelo Ramazzotti e seis da Santana.

“O PROVOC é uma proposta pioneira que vem dando muito certo porque acompanhamos tanto através de pesquisas como por meio das visitas dos nossos egressos e é possível ver o quanto que a experiência de ter acesso à produção do conhecimento científico ainda tão novos impacta não só na trajetória acadêmica, na trajetória profissional e especialmente na trajetória de vida deles”, frisa Cristina, reiterando a importância do papel das coordenações. “Quero agradecer a Priscila Aquino e Ormezinda Fernandes pelo trabalho realizado no primeiro ano do PROVOC-AM.
SAIBA MAIS SOBRE O PROVOC
O Programa de Vocação Científica (PROVOC) foi criado em março de 1986 no campus Manguinhos, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sempre foi coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). O Programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na Etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de seus orientadores. No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa junto ao seu orientador. O horário de participação do estudante é definido de acordo com o seu turno escolar e pode ser ampliado em função dos interesses e da disponibilidade do orientador, da equipe e do aluno.

Na Etapa Iniciação, o estudante recebe um formulário de frequência que deve ser preenchido, assinado por seu orientador e entregue à coordenação da Etapa Iniciação, ao final de cada mês. A ausência deve ser justificada e informada ao orientador previamente. É permitido até quatro faltas consecutivas. No caso de três faltas seguidas, é obrigatório também apresentar justificativas ao profissional responsável pelo PROVOC na instituição de origem e a coordenação da Etapa Iniciação. Caso contrário, estará sujeito ao desligamento do Programa.
Na Etapa Avançado do PROVOC, a carga horária pode variar de acordo com o interesse e disponibilidade do orientador, da equipe e do estudante. O período previsto é de 12 horas semanais (manhã ou tarde). O aluno precisa elaborar, mensalmente, resumo de atividades, a ser revisado e assinado pelo orientador e encaminhado à coordenação do PROVOC. O estudante tem 30 dias de férias acordado previamente com o orientador e posteriormente comunicado à coordenação do PROVOC (nas duas etapas).
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa



