Encerramento do V Encontro de Pós-Graduação premia trabalhos científicos submetidos e enaltece importância dos discentes para a instituição

A sessão de encerramento do V Encontro de Pós-Graduação do Instituto Leônidas e Maria Deane foi marcada pelo anúncio dos ganhadores do Prêmio de Honra ao Mérito, com a entrega dos certificados de Honra ao Mérito Científico aos autores dos trabalhos submetidos nas categorias Saúde Coletiva, Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro e Relato de Experiência. O encontro se encerrou na quinta-feira, 12/09, com a realização, pela manhã, da sessão científica “Realidades da Vigilância em Saúde na Amazônia” e, à tarde, a roda de conversa “Desafios, percursos e perspectivas dos pós-graduandos no mercado de trabalho”.

Os trabalhos ganhadores foram: “Resguardo e Restrições Mundurukus em Mordidas de Cobras”, de autoria de Gisele Reis Dias, Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett e Wuelton Marcelo Monteiro, premiado com o 1º lugar na categoria Saúde Coletiva; em segundo lugar, “Perfil Clínico-Epidemiológico de Travestis e Transexuais no Ambulatório Especializado da Policlínica Codajás, Manaus”, de autoria de Dária Barroso Serrão das Neves, André Luiz Machado das Neves, Denison Melo de Aguiar, Brenda Chayná do Nascimento Pereira , Lilian Maramaldo Oliveira, Gelder Brandão Goes; em terceito lugar, “Saúde Bucal de Pessoas Idosas de uma Comunidade Rural do Médio Amazonas”, de autoria de Rita Dariene da Silva Pinheiro e Fernando José Herkrath.

O primeiro lugar na categoria Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro, ficou com o trabalho “Diversidade e Detecção de Tripanossomatídeos em Flebotomíneos, de Duas Localidades da Região Amazônica Brasileira”, de autoria de Rebeca Cristina de Souza Guimarães, Keilen Monick, Martins Campos, Emanuele de Souza Farias, Victória Amanda de Barreto Arruda, Eric Fabrício Marialva dos Santos, Gabriela Marques Peixoto, Jordam William Pereira Junior, Lina Maria Pelaez Cortes, Adria Maria Matos Teles, Claudia Maria Ríos Velasquez, Felipe Arley Costa Pessoa; em segundo lugar,  “Impacto da Disfunção Mineral Óssea na Exaustão Celular de Linfócitos T em Pessoas Vivendo com HIV/Aids sob Tratemtno Antiretroviral”, de autoria de Isabele Rodrigues Praxedes , Paulo Afonso Nogueira, Rebeca de Souza Pinheiro, Thaíssy dos Santos Xavier , Yury Oliveira Chaves; em terceiro lugar, “Primeiro Registro de Trichomonas spp. em Fígado de Ameiva ameiva (Reptilia) no Município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil”, de autoria de Cortes, Lina; Bonono, Rhagner; Ascenção, Julia; Pereira, Sheila; Silva-Pereira Jordam; Peixoto, Gabriela; Arruda, Victoria; Marialva Eric; Pessoa, Felipe AC; Rios-Velásquez, Claudia M; Santos, Helena.

Na categoria Relato de Experiência, o primeiro lugar foi para o trabalho intitulado “Estudo Epidemiológico com Crianças de Localidades Rurais Ribeirinhas Amazônicas do Médio Solimões: Limitações e Potencialidades”, de autoria de Fabíola Macedo de Abreu, Luzinae de Lima Pereira, Fernando José Herkrath e Jordana Herzog Siqueira; em segundo lugar, “Roda de Saberes: Redução do Risco de Quedas em Idosos”, de autoria de Franci Rodrigues Lima, Vinícius Azevedo Machado, Ana Karoline Maia Moreira Pinto, Fernanda Sindeaux Camelo, Jéssica Albuquerque Araújo, Nathália das Neves Bruno e Victória Villar Viana Queiroz; em terceiro lugar, “Ruptura com os Silenciamentos Históricos das Pessoas com Transtornos Mentais”, de autoria de Mirlene Dantas Caldas e Denise Machado Duran Gutierrez.

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, parabenizou os participantes do V Encontro de Pós-Graduação, em especial os premiados, pela força e determinação em fazer com que o evento acontecesse de forma organizada e produtiva. “Fico superfeliz com o evento, toda vez que ele começa, amadurece e aparece. O primeiro foi o embrião e depois vieram os remotos, que foram grandiosos pela oportunidade de termos participantes de todo o Mundo, mas sem a conversa olho no olho do evento presencial, com uma integração dos programas e o reconhecimento dos trabalhos dos pós-graduandos”, destacou Stefanie, reafirmando a importância dos alunos para a instituição. “Sem vocês não seria possível e esperamos ter um evento cada vez maior e melhor, promovendo conhecimento, evidências, ciência e saúde na Amazônia”, salientou.

O diretor da Associação dos Pós-Graduandos da Fiocruz Amazônia, Caio Bonates, também destacou a importância dos alunos no processo de concepção e execução da Semana de Pós-Graduação, exaltando ainda a relevância da presença dos discentes na instituição. “Queremos agradecer a todos os pós-graduandos da Fiocruz Amazônia nesse contexto e exaltar a importância de todos que estão na bancada dos laboratórios e dizer como vocês são importantes para a pós-graduação e a pesquisa na Amazônia”, ressaltou.

Coordenadora do evento, a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Ani Beatriz Matsuura, enalteceu o trabalho e a participação de todos para o sucesso do evento. “Foi uma semana muito legal porque todos abraçaram esse encontro desde o início, quando montamos a comissão organizadora e sentamos para falar sobre a programação, as ideias foram surgindo, resultando num evento com diversidade de experiências e vivências”, afirmou Matssura, salientando a importância do apoio da direção da Fiocruz Amazônia e dos membros da comissão. A vice-diretora da Educação, Informação e Ensino, Rosana Parente, fez um retrospecto da história dos eventos de pós-graduação e ratificou a importância deles como oportunidade de aproximar pessoas. “Para além do que aprendemos aqui, estarmos juntos, podendo compartilhar conhecimentos e experiências. Essa é a ideia da Semana da Pós-Graduação”, finalizou.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa