Fiocruz Amazônia realiza Centro de Estudos sobre Biologia dos Arbovírus e Vetores do Vírus Oropouche nesta sexta-feira, 3/05

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 03/05, às 10h, a palestra “Biologia dos Arbovírus e vetores dos vírus Oropouche: conhecimento geral sobre os vetores e alguns aspectos relevantes para a compreensão do patógeno-vetor”, a ser ministrada pelo biomédico e pesquisador visitante do ILMD/Fiocruz Amazonas, Jordam William Pereira Silva. Segundo o palestrante, com os recentes surtos de febre Oropouche, no Brasil, especialmente na Região Norte, aumentou consideravelmente a necessidade de definição de áreas de riscos e o conhecimento sobre os vetores da doença.

Doutor em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mestre em Saúde Coletiva pela Fiocruz Amazônia, Jordam explica que o objetivo da palestra será apresentar ao público os principais vetores envolvidos na transmissão do vírus Oropouche, repassar os conceitos básicos da relação entre os insetos e o referido vírus, além de demonstrar os ciclos de desenvolvimento do patógeno e dos vetores e abordar sobre os meios de prevenção. A palestra terá transmissão realizada via plataforma Zoom, através do link : https://us06web.zoom.us/j/89115004814?pwd=DsfNImDCavPLZEQi3aLPIBJ5ZOF8zg.1 (ID da Reunião: 891 1500 4814 e Senha de acesso: 393352).

O pesquisador enfatiza que, além dos aspectos da biologia dos arbovírus, apresentará as principais ferramentas disponíveis para estudar a interação dos mosquitos com os arbovírus. Desde 2013, Jordam integra o Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), do ILMD/Fiocruz Amazônia. A palestra será moderada pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia e coordenador do Laboratório EDTA, Felipe Arley Costa Pessoa.

SOBRE O PALESTRANTE 

Atualmente, Jordam Willam é membro do Comitê Executivo do Programa de Iniciação Científica da FIOCRUZ/Amazônia. Ele possui experiência em coletas de campo, ecologia de mosquitos, identificação taxonômica, detecção de infecção natural de arbovírus em mosquitos e processamento de dados para elaboração de relatórios técnicos. Além disso, desenvolve pesquisas envolvendo entomologia médica, focando na biologia, ecologia de insetos vetores, infecção experimental e interações entre patógenos-ambientes-insetos vetores, abrangendo insetos das famílias Culicidae, Psychodidae, Simuliidae e Ceratopogonidae.

O palestrante possui também experiência em expressão gênica de mosquitos Anopheles e interações biológicas e moleculares entre patógenos e vetores, usando como modelo Anopheles amazônicos e P. vivax; Aedes e Culex spp. e arbovírus. Tem ainda experiência em colonização de Anopheles aquasalis, Aedes aegypti, Aedes albopictus, Culex quinquefasciatus, Lutzomyia longipalpis e Lutzumyia migonei. É microscopista com experiência em diagnóstico de hemoparasitas (Plasmodium spp., Trypanosoma spp. e Filárias) formado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas – LACEN/AM.  No campo, tem experiência em coletas de insetos vetores das famílias Culicidae (mosquitos), Psychodidae (flebotomíneos), Ceratopogonidae (maruins), Simuliidae (piuns) e Tabanidae (mutucas).

O pesquisador atualmente trabalha com coletas e dissecção de pequenos mamíferos, com o objetivo de entender os ciclos de transmissão de Tripanosomatídeos e a forma como a antropização pode modificar os riscos de transmissão para humanos.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amaônia, por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento