Fiocruz Amazônia participa de workshop sobre Política de Dados Abertos e Processos de Intercâmbio de Dados entre Países da Tríplice Fronteira

A Fiocruz Amazônia e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto participam na cidade de Letícia, na Colômbia, do “Workshop: Políticas de Dados Abertos e Processos de Intercâmbio de Dados entre Países”, realizado pelo Projeto INSIGHT -Tríplice Fronteira do Brasil, Colômbia e Peru. O projeto é fruto de acordo de cooperação entre o Centro Internacional de Formação e Educação para Saúde da Universidade de Washington (UWI-TECH), Fiocruz Amazônia, Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs-Fiocruz) e Universidade Peruana Cayetano Heredia, com financiamiento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC-EUA). O evento, realizado entre os dias 8 e 12/04, teve como objetivo identificar as políticas de dados abertos que se aplicam à saúde em cada país e propor um processo de intercâmbio de indicadores para a vigilância epidemiológica na Tríplice Fronteira.

O pesquisador da Fiocruz Amazônia, Fernando Herkrath, chefe do Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros Grupos Vulneráveis (SAGESPI), responsável pela coordenação do projeto, na Fiocruz, explica que o workshop dá prosseguimento aos trabalhos iniciados em junho de 2023, quando foram implantadas as bases para a implementação do projeto. A finalidade da iniciativa é contribuir para o fortalecimento da vigilância em saúde na região de frontera, somando-se a outras iniciativas institucionais em andamento na região.

“Este projeto almeja contribuir como aprimoramento dos processos e a capacidade integrada para detectar, monitorar, investigar e responder eficazmente às ameaças em saúde pública na região da Tríplice Fronteira do Alto Solimões. Ao longo dessa semana, foi ofertada uma capacitação aos profissionais da vigilância local e também realizada a oficina com a participação de autoridades de diversas esferas dos três países”, afirma Fernando Herkrath.

A capacitação abordou uma introdução ao uso do software livre R, com foco na visualização e análise de dados para a implementação de um Dashboard com dados da região de fronteira dos três países, a partir de protótipo desenvolvido pela equipe do projeto que poderá ser aprimorado de forma independente pelos profissionais que atuam na vigilância local.

O workshop teve por objetivo identificar as políticas de compartilhamento de dados abertos, discutir os processos de trabalho integrados e formas para o aprimoramento no uso das ferramentas disponíveis (incluindo o Dashboard) para auxiliar a tomada de decisões e o planejamento de ações de vigilância epidemiológica na Tríplice Fronteira do Alto Solimões.

INFECÇÕES ENDÊMICAS

O Projeto INSIGHT tem como finalidade promover o fortalecimento da vigilância em saúde, na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Peru e Colômbia), com atenção voltada para infecções endêmicas , como malária, tuberculose, dengue, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), doenças de veiculação hídrica e febres de origem desconhecida – todos agravos emergentes que acometem as populações mais vulnerabilizadas dos três países. O projeto conta com financiamento do CDC, para o desenvolvimento de ações conjuntas entre os países, com apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-AM), Secretarias de Saúde de Letícia e Tabatinga, além de representações das localidades de Santa Rosa e Iquitos, no Peru.

Em junho do ano passado, representantes de instituições de saúde, ensino e pesquisa dos três países estiveram reunidos na sede da Universidade Nacional da Colômbia, na cidade de Letícia (fronteira com Tabatinga), para apresentação do projeto e diagnóstico situacional da saúde na região da Tríplice Fronteira.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Divulgação/FVSRCP