Fiocruz Amazônia oferece treinamento em gerenciamento de referências bibliográficas para uso em pesquisas e artigos científicos

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) ofereceu treinamento em gerenciamento de referências bibliográficas para os alunos do Programa de Iniciação Científica da unidade, com a finalidade de introduzir os estudantes no campo das normas de referências e citações para uso em pesquisas e artigos científicos. No total, o PIC possui 45 alunos, dos quais 33 se inscreveram para participar do treinamento, que foi dividido em duas partes: a primeira enfocando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o formato Vancouver (estilo de citação numérico, no qual as referências são numeradas em ordem consecutiva, em numerais arábicos, de acordo com a ordem de citação no texto); a segunda, abordando a aplicação prática de softwares gerenciadores de referências, que são ferramentas facilitadoras da escrita científica.

O treinamento ocorreu no último dia 14/12 e foi ministrado pela bibliotecária Débora Rocha, que atua na Biblioteca Dr Antônio Levino, do ILMD/Fiocruz Amazônia, e o bolsista de apoio à pesquisa Jordam William Pereira da Silva, que integra o comitê executivo do PIC/ILMD/Fiocruz Amazônia. Segundo Débora, tanto as normas da ABNT quanto o método Vancouver são muito utilizados pelos alunos de Mestrado e Doutorado para submissão de artigos científicos em revistas acadêmicas ou produção de resumos expandidos. “O treinamento é uma oportunidade de primeiro contato desses estudantes com a pesquisa e demonstra o quanto é importante normatizar e padronizar as citações como forma de evitar o plágio, nos trabalhos que eles estão iniciando”, afirma Rocha.

Segundo Jordam, alunos do PIC são graduandos que, em sua grande maioria, não possuem conhecimento aprofundado sobre as normas da escrita científica. “A grande importância desse treinamento é mostrar aos alunos de Iniciação Científica que eles podem montar uma biblioteca pessoal com o seu tema de interesse e que também, no momento da escrita dos seus relatórios, eles podem ir adicionando as referências bibliográficas, de forma automática”, explica ele, observando que o volume de referências geralmente é grande e dá trabalho ao autor. “Com os gerenciadores, o aluno acaba ganhando tempo para realizar outras atividades da pesquisa ou até mesmo ajudar na construção dos seus relatórios de final do curso e, principalmente, na escrita do TCC, que é uma etapa que todos estarão realizando em breve”, lembrou Jordam.

Dos 33 alunos inscritos, 30 participaram do treinamento, que aconteceu na sede do ILMD/Fiocruz Amazõnia. Essa é a primeira vez que o treinamento é oferecido dentro das atividades do PIC e em parceria com a Biblioteca do ILMD/Fiocruz Amazônia, que já atua na formação dos alunos de programas de pós-graduação da instituição. “Embora sejam ferramentas de grande ajuda, não podemos ser reféns dela, precisamos entender como funciona e como se constrói um texto científico com citações corretas e muitas vezes de forma manual”, alerta Jordam Williams.

SOBRE O PIC

A Iniciação científica tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em diversas áreas de estudo, conduzindo pequenos projetos de pesquisa que podem levar a descobertas significativas, promovendo aos estudantes habilidades essenciais, como pesquisa bibliográfica, coleta de dados, análise de dados, redação acadêmica e comunicação científica. O programa de iniciação científica desempenha um papel crucial na formação acadêmica, incentivando a promoção da pesquisa, preparando os estudantes para carreiras acadêmicas e científicas e contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa