Fiocruz Amazônia é tema de painel da XIV Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM

A diretora eleita da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, apresentou uma panorâmica sobre o funcionamento do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) falando, na terça-feira, 5/12, a um grupo de alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Naturais, presentes à palestra sobre o tema “Oportunidades de atuação na Fiocruz Amazônia”, dentro da programação da XIV Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A diretora fez um apanhado sobre os programas de pós-graduação oferecidos pela unidade, os diferentes grupos de pesquisa em atuação, além das atividades desenvolvidas tanto na sede da Fiocruz Amazônia quanto nos laboratórios satélites situados na UFAM, Funasa e Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT), elencando também as oportunidades de acesso dos estudantes por meio dos programas de Iniciação Científica, Estágio e Serviço Voluntário. A Semana Acadêmica se encerra nesta quinta-feira, 7/12.

Para a diretora da Fiocruz Amazônia, participar do evento é uma oportunidade de interação com jovens estudantes que pretendem atuar na área da pesquisa e produção de conhecimento. “A Fiocruz é uma instituição renomada e que, em seu escopo, possui unidades de produção de medicamentos, vacinas, testes de diagnóstico, para doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas, mas também trabalha com o desenvolvimento social, na perspectiva da garantia dos direitos básicos, qualificação de profissionais da Atenção Primária da Saúde, gestores e povos tradicionais, razão pela qual ela está presente em 11 estados do País, mais o Distrito Federal, o que permite uma capilaridade importante”, afirmou, lembrando que a unidade do Amazonas é responsável por pesquisas clínicas, pré-clínicas e testes para o desenvolvimento de medicamentos e vacina.

“Temos muitos alunos da UFAM desenvolvendo trabalhos de pesquisa como bolsistas na Fiocruz Amazônia e egressos da universidade que hoje são pesquisadores da Casa, sendo para nós uma oportunidade enriquecedora estar aqui”, comentou Stefanie, que é bióloga de formação. “Tenho muito orgulho de ter feto esse curso e poder apresentar para vocês um pouquinho do papel que essa profissão pode ter na área da saúde”, pontuou. Stefanie já atuou como coordenadora do Programa de Iniciação Científica e do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro, tendo sido também vice-diretora de Pesquisa e Inovação, antes de ser eleita diretora da Fiocruz Amazônia.

Atualmente, o ICB oferece quatro cursos – Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Naturais e Tecnólogo em Biotecnologia, com aproximadamente 300 alunos. “A Semana Acadêmica visa exatamente proporcionar a esses alunos a oportunidade de agregar conhecimento em ensino, pesquisa e extensão. E termos a palestra da doutora Stefanie Lopes foi uma oportunidade para os nossos formandos entenderem que as Ciências Biológicas não se limitam apenas à parte acadêmica, bem como as chances de desenvolverem trabalhos e projetos”, afirmou a diretora do ICB, Rozana de Medeiros Souza Brandão, acrescentando que o ICB tem hoje 143 servidores, dos quais 89 são professores e pesquisadores. O instituto também administra disciplinas para diversos outros cursos oferecidos pela UFAM, a exemplo de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Ciências Agrárias, entre outros.