Egressa do Doutorado em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia ganha Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2023 da Fiocruz

A doutora em Saúde Pública Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes, egressa do Programa de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM), oferecido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), foi agraciada com o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2023. O trabalho, intitulado “Territórios da Atenção Básica de Saúde do Amazonas: Transformações Sociais sob o Signo da Pandemia de Covid-19”, foi escolhido como a Melhor Tese na área de Saúde Coletiva nesta edição do prêmio. Thalita é assistente social na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e foi a primeira aluna a obter o título de Doutora em Saúde Pública na Amazônia, do DASPAM, com o estudo, que faz um retrato do que foi o cenário pandêmico nas duas ondas da COVID-19, do ponto de vista da atuação dos profissionais de saúde e dos usuários da Atenção Básica em 12 municípios do Amazonas. O prêmio deverá ser entregue em solenidade, no próximo dia 16/10, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Criado há cerca de três anos, o DASPAM é oferecido em consórcio pela Fiocruz Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Thalita Guedes teve como orientador o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt. Para a autora, a premiação é motivo de alegria e uma honra, que divide com os demais atores atuantes no processo de execução da pesquisa. “Fico honrada com a premiação pois ela consolida um processo de pesquisa-ação que envolve um coletivo da população amazônica. A tese materializa o sentimento de um coletivo de pessoas que aceitaram abrir suas vidas para mim nessa pesquisa e é com todos eles que compartilho esse prêmio, juntamente com o meu orientador e os pesquisadores locais que apoiaram na coleta e sistematização de dados”, explica.

A diretora interina do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, comemorou a premiação afirmando que, para a unidade, é motivo de muita alegria. “O DASPAM começou suas atividades em 2021 e Thalita é a primeira egressa do Programa, o que demonstra a solidez do curso e que estamos no caminho certo. A formação de Doutores em Saúde Coletiva na Amazonia é uma  lacuna importante a ser preenchida visando ter profissionais altamente qualificados para pensarem sobre as peculiaridades do processo saúde e doença na região”, afirmou Stefanie, parabenizando Thalita, o orientador Julio Schweickardt e a coordenadora do DASPAM no ILMD/Fiocruz Amazônia, a pesquisadora em Saúde Pública Luiza Garnelo.

Foram três trabalhos agraciados na área de Saúde Coletiva, sendo duas menções honrosas e o prêmio propriamente dito. Thalita afirma esperar que, de alguma forma, seu trabalho possa apoiar a formulação de políticas públicas de cuidados com a população amazônica, especialmente em situações pandêmicas como foi o caso da Covid-19. O pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio Schweickardt enalteceu o esforço da ex-aluna e o trabalho desempenhado pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA). “A premiação da tese da Thalita é um reconhecimento das pesquisas que são desenvolvidas no ILMD/Fiocruz Amazônia e no LAHPSA. Pesquisas essas que têm uma metodologia consistente e reconhecida e que trazem resultados importantes para discutir os problemas da Amazônia”, salientou o pesquisador.

No caso da tese da Thalita, Schweickardt destaca que se trata de um importante instrumento de reflexão sobre a gestão da Saúde no interior. “Ressalto a importância da metodologia participativa, com trabalhadores e gestores, mostrando a contribuição dos municípios no cenário da pandemia de Covid-19 e a força da Atenção Básica nesse momento”, observou. Para o orientador, a pesquisa revelou também que os usuários reconhecem essa presença dos profissionais da Atenção Básica, o que tornou a Saúde mais presente em 12 municípios do interior, que enfrentam dificuldades ainda maiores em termos de carência de equipamentos, de insumos. “Estamos todos de parabéns, mas especialmente a Thalita pelo esforço em construir e sistematizar as informações”, afirmou.

Thalita Gudes explica que a pesquisa é um recorte do projeto “Prevenção e controle da Covid-19: transformações das práticas sociais da população em território de abrangência da Atenção Básica em Saúde no Estado do Amazonas” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), coordenado pelo pesquisador Júlio Cesar Schweickardt. A tese levou dois anos e quatro meses para ser concluída e foi desenvolvida em pleno período da doença no País e, de modo particular, no Estado do Amazonas.

“Utilizamos a metodologia participativa que promove o diálogo e problematiza as experiencias que aconteceram nos territórios de Atenção Básica no Amazonas no contexto da pandemia”, explicou Guedes. Foram entrevistados 385 usuários da Atenção Básica e 65 profissionais de saúde e gestores, trazendo como contribuição recomendações para a melhoria do processo de assistência à saúde durante eventos de saúde pública que possam vir a ocorrer no território amazônico. Filha de amazonenses e nascida em Manaus, Thalita Renata é assistente social e servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA). O prêmio deverá ser entregue em solenidade, no próximo dia 16/10, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

SOBRE O DASPAM

O Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia tem como objetivos: capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, socioantropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.