Com o avanço da pandemia de Covid-19, especialistas observam o surgimento de outras pandemias de modo silencioso, como a do HIV/AIDS. Consenso pelas instituições de pesquisa e saúde em todo o mundo, a diminuição de testagem para HIV/AIDS favorece um aumento na transmissão do vírus.

Segundo dados do “boletim Epidemiológico HIV/Aids”, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS), publicado anualmente, o estado do Amazonas lidera o Ranking da taxa de detecção de casos de aids notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Objetivando o fortalecimento da política de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais no Estado, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde – SES Amazonas, assinaram na última quinta-feira, 2/12, pactuação e carta de intenção, que propõem a união de esforços para o desenvolvimento  do projeto “Fortalecimento da Política de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais no Estado do Amazonas”, unindo a capilaridade dos serviços da SES Amazonas à expertise dos profissionais da Fiocruz Amazônia, através de ações, reestruturação dos serviços e modelos de qualificação de profissionais da saúde nos temas de enfrentamento às ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais, além do planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas na área de saúde na região Amazônica.

Compuseram a mesa de abertura da solenidade, o Secretário Executivo de Saúde, Jani Kenta Iawata; a Diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken; o Coordenador do Fórum Amazonas de OSC, IST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Gabriel Mota; o Presidente da Fundação de Medicina Tropical, Marcus Guerra; a Conselheira Nacional de Saúde, Evalcilene Santos; o Secretário Executivo de Assistência do Interior, Cassio Roberto; a Secretaria Nacional da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+Brasil), Vanessa Campos.

A Cooperação possibilitará a qualificação dos profissionais de saúde que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/Aids, além de outras IST, como sífilis, hepatites B e C, entre outros. “A Fiocruz Amazônia possui como meta principal a questão da capacitação, temos expertise em capacitar, tanto na capital quanto no interior do Estado, na tríplice fronteira. Essa contribuição será fundamental para um novo ar, nas questões do Programa Estadual de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais”, explicou a diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken.

A secretária adjunta de políticas em saúde SES-AM, Nayara Maksoud, destacou aspectos positivos do pacto. “Atuar junto, através de um termo de cooperação com a Fiocruz, utilizando toda a sua expertise no assunto de enfrentamento ao HIV/Aids, para nós é um passo importantíssimo pois poderemos somar estratégias, ações e discussões. Mais importante ainda é ter neste processo a sociedade civil de luta contra o HIV/Aids, porque mostra que o controle social também ajuda no fortalecimento das políticas”.

Médica e ex-coordenadora do Programa de DST/Aids do Ministério da Saúde, Adele Benzaken explicou sobre o comitê que conduzirá os trabalhos. “Esse grupo condutor vai congregar todas as instituições e todas as ONGs que trabalham com HIV/Aids. É deste grupo que as ações que vão ser pautadas e, precisam ser mais efetivas. Entretanto, existem vários entraves, como a questão financeira, pois nós sabemos da situação de empobrecimento não só da população, mas o empobrecimento das secretarias municipais e estaduais, visto que todos os recursos foram canalizados para Covid-19”.

DEEMBRO VERMELHO

O encontro foi realizado um dia após o 1º de dezembro, data que em todo o mundo é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data, comemorada todo ano, foi estabelecida, pela Assembleia Geral da ONU e pela Organização Mundial de Saúde, como uma forma de conscientizar a população sobre a doença.

No Amazonas, a campanha se estenderá durante todo o mês de dezembro, com diversas ações de prevenção, como distribuição de mais de 400 mil preservativos masculinos e femininos, a oferta de 165 mil testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatites B e C, sífilis e outras IST. As ações incluem ainda palestra virtual, treinamento de profissionais e a inauguração de três novos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

TESTAGEM

Na rede estadual de saúde, as unidades de saúde da capital que fazem os testes sob livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, são os CTAs na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, 341, Centro; na Policlínica Antônio Aleixo, na rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, Compensa II; e no Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova.

DIAGNÓSTICO

A testagem para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) está disponível na rede pública de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), de responsabilidade do município. No interior, são seis unidades do Serviços de Assistência Especializada (SAE), em cada um dos seguintes municípios: Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari, Itacoatiara e Benjamin Constant.

TRATAMENTO

Para o acompanhamento das pessoas vivendo com HIV na capital existem oito unidades, sendo duas da estrutura do Estado, as Fundações de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham); e seis do município, as Policlínicas Comte Telles e José Antônio da Silva, as Clínicas da Família Raimundo Franco De Sá e Antônio Reis, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Leonor Brilhante e Arthur Virgílio.

Ascom-ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento