O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove no dia 15/3, às 9h, a abertura do ano letivo Institucional para os cursos de mestrado dos programas de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) e de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA).
A atividade será marcada por uma Mesa Redonda, comtemplando a temática “A pandemia de Covid-19 no Brasil e na Amazônia”, que contará com palestras dos pesquisadores, Bernardo Horta, da Universidade Federal de Pelotas e, Felipe Naveca do ILMD/Fiocruz Amazônia.
Este evento ocorrerá por meio da plataforma online Zoom, dado o contexto pandêmico em que o país se encontra. Os participantes poderão assistir as apresentações através do Link: https://zoom.us/j/97382507267?pwd=Sm1yRU9XakJieHZGd01kTnA4TjJWUT09 (Meeting ID: 973 8250 7267) e (Passcode: 76904).
Devem compor a Mesa de Abertura: a Direção do ILMD/ Fiocruz Amazônia, a Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Cristiani Machado; CGE (Cristina Guillam), a Vice-Diretora Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC/Fiocruz Amazônia), Rosana Parente; a Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Peralles; Coordenação do Curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (Associação entre ILMD/Fiocruz Amazônia – UFAM E UEA), Luiza Garnelo; Coordenação do PPGBIO-Interação, Stefanie Lopes e, Coordenação do PPGVIDA, Ormezinda Fernandes.
Felipe Naveca apresentará a palestra “Vigilância genômica do SARS-CoV-2 no estado do Amazonas, Brasil”. Bernardo Horta abordará o tema “Epidemiologia da COVID-19, estudo Brasileiro e do Rio Grande do Sul”.
ENSINO
Os programas, cursos e atividades de ensinos desenvolvidos pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/FIOCRUZ têm por finalidade: Qualificar profissionais para funções especializadas nos campos das ciências e tecnologias em saúde, necessários à sociedade, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades, voltando-se prioritariamente para a área de Saúde Coletiva e afins, promovendo atualização sobre os avanços de conhecimentos nesse campo e a ampliação das competências profissionais dos discentes.
A Fiocruz tem longa história na formação de mestres e doutores no país. Nas últimas décadas a instituição empreendeu um processo dirigido de expansão de suas unidades técnico científicas rumo às regiões menos favorecidas com a presença de cursos de pós-graduação e centros de pesquisa voltados para o campo da saúde.
A criação do Centro de Pesquisa Leônidas & Maria Deane, em julho de 2001, sediado em Manaus, Amazonas, expressa o compromisso da Fiocruz em contribuir com a expansão da produção de conhecimento e do ensino pós-graduado na região amazônica.
SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.
O curso se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.
Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.
SOBRE O PPGVIDA
O programa visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica
A aula inaugural ocorreu no Salão Canoas, no ILMD/Fiocruz Amazônia. Durante a manhã, os alunos participaram de uma recepção realizada pela equipe do ensino, onde foram apresentados o regulamento do Ensino, regimento do PPGVIDA, manual do aluno e calendário acadêmico.