Concurso Super Chef ILMD estimula habilidades culinárias e alimentação saudável

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) por meio do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust-ILMD) promoveu na última quarta-feira (23/8) a primeira edição do concurso Super Chef ILMD.

O evento voltado ao público interno do ILMD/Fiocruz Amazônia foi realizado em parceria com o Programa Circuito Saudável, da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), vinculada à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As 10 melhores receitas do concurso serão publicadas no “Cantinho Saudável: Guia de receitas autorais, voltadas para a Saúde do Trabalhador”, uma publicação eletrônica que será produzida pelo Nust.

O Super Chef ILMD teve como objetivos estimular, exercitar e partilhar habilidades culinárias dos trabalhadores; promover a integração dos trabalhadores do ILMD; iIncentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis; e valorizar e motivar o ato de cozinhar como atividade da vida prática

Segundo Rafael Petersen, coordenador do Nust-ILMD/Fiocruz Amazônia, a atividade foi pensada com base nos seguintes aspectos: estimular produções gastronômicas saudáveis, desenvolvidas por servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários do ILMD.

Na primeira etapa da atividade os participantes gravaram vídeos de até 5 minutos, mostrando as etapas do preparo da receita, e fotografando o prato ou bebida saudável para validar a participação. Na etapa final, as 31 receitas selecionadas foram degustadas pela banca avaliadora, que escolheu as 10 melhores receitas.

Para a bolsista Bárbara Salgado, vencedora do “Super Chef ILMD”, a atividade motivou algumas adaptações em sua alimentação. “A ideia da Gincana promovida pelo Nust está sendo, de fato, uma grande reviravolta na mudança de hábitos de todas as pessoas envolvidas nesta Instituição de pesquisa. Um dos benefícios do Circuito Saudável é justamente as adaptações com foco na promoção da saúde”, destacou.

Bárbara contou ainda que foi um desafio pessoal pensar, criar e realizar um prato saudável. “Ouvi conselhos e sugestões do meu orientador e da minha família e, ao final, alberguei todas as dicas e tentei colocar no meu prato. Sou fã de hambúrguer, então, como desafio pessoal, decidi preparar um hambúrguer com elementos que eu não estava acostumar a cozinhar nem a consumir diariamente”.

A comissão julgadora foi formada pela nutricionista e coordenadora do Programa Circuito Saudável da CST-Cogepe/Fiocruz, Wanessa Natividade; pela coordenadora de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Fátima Rangel; pelo Vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional do ILMD/Fiocruz Amazônia, Carlos Henrique Carvalho; pelo diretor de Esportes do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc), Roberto Lopes. A atividade contou ainda com a participação e julgamento do chef do restaurante Banzeiro Cozinha Amazônica, Felipe Schaedler, eleito chef do ano por três anos consecutivos.

Ascom ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes