Jornada de biossegurança aborda práticas e normas na pesquisa científica

Começou nesta terça-feira (15/8), a Jornada de Biossegurança do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia). O evento visa sensibilizar, informar e orientar profissionais da instituição para a prática dos conceitos e normas de biossegurança, para garantir a integridade física e patrimonial e a qualidade dos resultados obtidos nas pesquisas científicas e nos serviços de saúde.

Na programação estiveram inseridas as seguintes palestras: “Qualidade x Biossegurança”, ministrada pelo assessor de gestão da qualidade do ILMD/ Fiocruz Amazonas, Itapuan Abimael; “Segurança em trabalho de campo”, proferida pela pesquisadora Evelyne Mainbourg; “Atividades com gentes biológicos e níveis de biossegurança” ministrada pela pesquisadora Alessandra Nava; “EPIs e EPCs”, tendo como palestrante a pesquisadora Ani Beatriz Matsuura; “Limpeza, desinfecção e esterilização” apresentada pela pesquisadora Priscila Aquino; e “Boas práticas de laboratório”, ministrada por Michele Silva e Giovana Pinheiro, do Núcleo Técnico de Suporte à Pesquisa do Instituto.

No período da tarde, os participantes fizeram uma visita guiada aos laboratórios da instituição. A atividade é voltada para servidores, alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado, bolsistas de apoio técnico.

Entre as orientações passadas aos alunos durante o evento, foram destacados alguns cuidados quanto ao desenvolvimento de atividades nos laboratórios: Conhecer as regras para o trabalho com agente patogênico; Conhecer os riscos biológicos, químicos, radioativos, tóxicos e ergonômicos com os quais se tem contato no laboratório; Ser treinado e aprender as precauções e procedimentos de biossegurança; Seguir as regras de biossegurança; Evitar trabalhar sozinho com material infeccioso; Ser protegido por imunização apropriada quando disponível.

ATIVIDADES COM AGENTES QUÍMICOS

A programação da Jornada de biossegurança continua nesta quarta-feira (16/8), às 9h, com a palestra “Biossegurança e atividades com agentes químicos”, que será ministrada por Rogério de Oliveira Queiroz, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Atualmente, Rogério é técnico em saúde pública do Centro de Pesquisas René Rachou. Atua nas áreas de gestão e de saúde coletiva, especificamente em Gestão em Biossegurança, desenvolvendo atividades principalmente nos seguintes temas: Biossegurança, segurança química, gestão ambiental, gestão de resíduos e saúde do trabalhador.

A palestra ministrada por Rogério será convalidada como atividade do Centro de Estudos da instituição, nesta semana. O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Ascom ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes