Centro de Estudos do ILMD vai abordar a trajetória da cientista Maria Deane

Em edição especial, o Centro de Estudos do Instituto Maria e Leônidas Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) vai apresentar nesta sexta-feira (17/3), às 9h, no Salão Canoas, auditório da Instituição, a palestra “Maria Deane: Lembranças de uma vida”, que vai abordar a trajetória da cientista que junto ao seu marido, Leônidas Deane, deu nome ao ILMD. A palestra será conferida pela Dra. Antônia Franco, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), aluna de Deane nos anos 80.

A ação é uma homenagem à protozoologista por sua extensa contribuição científica. A iniciativa faz parte de um ciclo de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, desenvolvidas especialmente neste mês de março, na Instituição.

De acordo com a pesquisadora, a ideia é mostrar que exemplos como o de Maria Deane podem ser úteis, como um incentivo a mulher na carreira cientifica, não ficando aquém do crescimento profissional, mesmo que a mulher tenha diversas outras ocupações como ser mãe, esposa, cientista, educadora ou dona de casa.

Segundo Antônia, Maria Deane fez parte de sua trajetória na carreira científica. “Conheci a Dra Deane desde o ano de minha entrada como estagiária na Fiocruz, no ano de 1982. Foi minha orientadora de mestrado, co-orientadora, de doutorado, coordenadora de projetos no qual participei com bolsa de recém-doutor pelo CNPq e como pesquisadora visitante na FIOCRUZ até janeiro de 2000”.

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ensino para a promoção da saúde. A entrada é gratuita e podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

MARIA DEANE

Mais que uma cientista pioneira, Maria Deane foi uma mulher à frente de seu tempo: na década de 1930, formou-se em medicina, tornou-se cientista e desbravou o interior do país para investigar doenças até hoje negligenciadas. Deane registrou significativas descobertas durante a carreira científica iniciada em 1936, no Pará, sua terra natal.

Sempre a serviço da saúde pública, dedicou-se ao enfretamento de importantes endemias e registrou contribuições ímpares para o desenvolvimento do conhecimento científico na área da protozoologia. Ao lado de Leonidas, integrou diferente serviços de saúde pública e percorreu o Brasil para investigar a ocorrência de doenças como leishmaniose visceral, malária e doença de Chagas.

Uma das mais importantes descobertas da pesquisadora foi registrada em 1984, quando Maria Deane atuava como chefe do Departamento de Protozoologia do IOC. O estudo descreve pela primeira vez o duplo ciclo de multiplicação do agente etiológico da doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi, no gambá, reservatório mais antigo do parasito. Os resultados esclarecem a dinâmica de transmissão oral do parasito por este animal e representam contribuição fundamental para a compreensão da epidemiologia da doença em áreas livres de barbeiros domiciliados.

O legado do casal Deane ainda é visível, presente na formação de gerações de pesquisadores que foram seus alunos e hoje atuam como consagrados especialistas. “Sempre é muito bom lembrar das pessoas e de suas histórias de vida, é um bom exemplo a seguir pela força de ir a frente e enfrentar os desafios”, destacou Franco.

SOBRE A PALESTRANTE

Antônia Franco é graduada em Licenciatura Plena e Bacharel em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com parte do estudo desenvolvido na Universidade de Yale (EUA). Atualmente é pesquisadora titular do Inpa, e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),

Atua nas áreas de Parasitologia Humana, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, com experiência principalmente nos seguintes temas: Trypanosomatidae, gêneros Leishmania e Endotrypanum, ensaios in vitro e in vivo, caracterização e tipagem de parasitos, epidemiologia molecular, imunologia, tratamento e diagnóstico das Leishmanioses.

Participou entre 2011 e 2016 do Programa Marie Curie Fellowships, pela Universidade de Helsinki-Finland (Departamento de Química inorgânica) em parceria com o INPA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Conselho Nacional de Pesquisas da Itália, Conselho de Pesquisas da Ucrânia/Química orgânica, tendo como objetivo o desenvolvimento de novas drogas e tecnologias a serem aplicadas no SUS.

 

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

*Com informações do IOC

1 responder
  1. my site
    my site says:

    I simply want to say I am just newbie to blogging and really liked you’re web site. Very likely I’m planning to bookmark your blog . You certainly have amazing stories. Bless you for sharing with us your blog site.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.