COLEÇÃO BIOLÓGICA DO INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE – CBILMD
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
O Brasil destaca-se por ser detentor da maior biodiversidade do planeta e parte dela encontra-se na Região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, classificada, documentada e disponível para acesso sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. Atento a isso, em 2001, o então Escritório Técnico da Fiocruz na Amazônia hoje Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) insere na sua política institucional a Coleção Biológica como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, de segurança nacional, que podem fazer parte da infraestrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave para que o país possa utilizá-las no estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.
A Coleção Biológica do ILMD conta com 1455 amostras entre fungos filamentosos, leveduras e bactérias, identificadas, conservadas (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada e meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok). As culturas de fungos filamentosos estão parcialmente caracterizadas quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de fungo de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. As amostras bacterianas são provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais). As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis. Já iniciamos os procedimento para liofilização de todo o acervo da CBILMD. O acervo é de relevante importância uma vez que é composto de linhagens microbianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileiro, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.
Divulgado resultado da prova oral e classificação final do processo seletivo para o PPGVIDA
/em Notícias /por Carlos GomesA Secretaria Acadêmica (SECA) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) divulgou nesta sexta-feira, 17/5, o resultado da prova oral e classificação final, do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA).
Os resultados estão disponíveis no sistema Sigass em: http://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=120
SOBRE O CURSO
O PPGVIDA – ILMD/Fiocruz Amazônia é um programa de pós-graduação que tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.
O curso é em regime integral e as aulas estão previstas para iniciar dia 5 de agosto deste ano. Ao final do mestrado, o egresso do curso receberá diploma de Mestre em Saúde Pública.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Protocolo diagnóstico desenvolvido por pesquisador da Fiocruz Amazônia identifica simultaneamente mayaro e outros arbovírus
/em Notícias /por Marlucia AlmeidaMayaro, um vírus que esta semana passou a assustar a população do sudeste do Brasil, já é estudado desde 2007, pelo pesquisador do Instituto Leônidas & Marias Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Felipe Gomes Naveca.
“Todas as vezes em que temos procurado em amostras negativas para dengue, zika e chikungunya, nós temos encontrado o vírus Mayaro. Já o encontramos no Amazonas e em Roraima”, explica o pesquisador.
A identificação rápida do vírus tem sido possível graças aos protocolos de diagnóstico laboratorial pelo método PCR em Tempo Real, desenvolvidos pelo pesquisador, que identifica Parvovírus B19, sarampo, vírus Oeste do Nilo, oropouche, mayaro e outras arboviroses.
Os insumos específicos para o diagnóstico de mayaro e oropouche já estão publicados e foram patenteados pela Fiocruz, em 2017. No momento, estão sendo usados pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) de Roraima e, mais recentemente, pelo de Mato Grosso do Sul.
Os sintomas da infeção por mayaro são semelhantes à chikungunya, como febre alta, calafrios, dor de cabeça muito forte, dor nas articulações, fotofobia e dor na região lombar.
O pesquisador explica que a Fiocruz Amazônia tem atuado em parceria com outras instituições e auxiliado com o desenvolvimento de ferramentas para o diagnóstico de arboviroses. Naveca trabalha na execução e coordenação de projetos de vigilância epidemiológica, para a detecção e caracterização genética de possíveis casos humanos de arboviroses e a circulação em potenciais vetores, com financiamento do Decit-MS, CNPq, Capes (a partir da Chamada MCTIC/FNDCT – CNPq / MEC-Capes / MS-Decit Nº 14/2016 – Prevenção e Combate ao Vírus Zika), e do Programa Inova Fiocruz (a partir das chamadas Geração de Conhecimento e Produtos Inovadores).
Felipe Naveca esclarece que os arbovírus são vírus transmitidos por artrópodes como, por exemplo, o vírus da dengue, transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Existem centenas de arbovírus conhecidos, destes, mais de 30 foram identificados infectando seres humanos.
“Esses números demonstram que existe o risco de outros vírus se tornarem um problema de saúde pública. A emergência e o avanço epidêmico dos vírus chikungunya e zika, nos últimos anos, são provas desse risco. Por esse motivo, o sistema de vigilância em saúde deve ser dotado de diversas tecnologias, as quais permitam identificar os casos de infecções por vírus emergentes de maneira rápida e confiável”, comentou.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Eduardo Gomes
Desafios para programas de pós-graduação será tema de palestra na Fiocruz Amazônia
/em Notícias /por Carlos GomesO Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promove na próxima terça-feira, 21/5, às 9h, a palestra “Desafios para os programas de pós-graduação e estratégias de integração e cooperação”, a ser ministrada pelo professor, Jose Roberto Mineo, coordenador da área de ciências biológicas 3, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A conferência acontecerá no Salão Canoas, auditório da Instituição, situado à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus. A palestra é aberta ao público
SOBRE O PALESTRANTE
Mineo é graduado em ciências biológicas – modalidade médica pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, e doutor em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo – Instituto de Ciências Biomédicas.
Atualmente, é professor titular de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador da área Ciências Biológicas III da Capes, compreendendo as seguintes áreas do conhecimento: Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.
Possui experiência na área de imunologia, com ênfase em imunologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular e molecular do Toxoplasma gondii; fatores de virulência associados aos genótipos de T. gondii e outros parasitos filogeneticamente relacionados; caracterização da resposta imune em modelos experimentais de infecções por microrganismos intracelulares; imunodiagnóstico da toxoplasmose aguda em gestantes e recém-nascidos, e da reativação desta infecção em pacientes imunodeprimidos; imunodiagnóstico de infecções congênitas em outras protozooses que acometem a espécie humana e animais domésticos.
ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes
Movimento Maio Amarelo é tema da Feira de Produtos Orgânicos da Fiocruz Amazônia
/em Notícias /por Marlucia AlmeidaViolência no trânsito também pode ser assunto de feira. Sob esta ótica, a edição deste mês da Feira de Produtos Orgânicos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que aconteceu nesta quinta-feira, 16/5, ofereceu várias atividades do Movimento Maio Amarelo numa parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
“A feira é um espaço da sociedade onde as coisas acontecem de forma sistêmica. A ideia é, a cada edição da Feira de Produtos Orgânicos da Fiocruz Amazônia, incorporar questões de agendas públicas que precisam de visibilidade nos espaços públicos”, explica Marcílio Medeiros, pesquisador da Unidade da Fiocruz.
O evento é promovido pelo Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Tass) do ILMD/Fiocruz Amazônia, em parceria com a Coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma), com apoio da coordenação regional Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-AM) e, nesta edição, contou também parceria do Detran-AM, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito e da Coordenação de Operação Lei Seca.
Durante a Feira, foram realizadas palestras e teatro de fantoche para alunos da Educação Básica de escolas localizadas no entorno da Fiocruz Amazônia, com enfoque em violência do trânsito, com o objetivo de orientar crianças e jovens sobre o correto uso do veículo e de chamar a atenção para se evitar acidentes e mortes no trânsito. Outra atração foi a presença do personagem “Oswaldinho”, mascote da Fiocruz Amazônia, em referência ao cientista, patrono da Instituição, Oswaldo Cruz.
PLATAFORMA DIGITAL
Vale ressaltar que no início deste mês foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Detran-AM e a Fiocruz Amazônia para a integração de dados ao projeto de pesquisa “Plataforma Digital Colaborativa da Prevenção e Vigilância das Violências”, coordenado pelos pesquisadores Marcílio Medeiros e Rita Bacuri, do laboratório Tass.
A Plataforma Digital Colaborativa da Prevenção e Vigilância das Violências tem como objetivo desenvolver um aplicativo de vigilância participativa para o controle e redução das lesões e mortes por violência no trânsito de Manaus.
Participam da Feira de Produtos Orgânicos, agricultores da Associação dos Agricultores São Francisco de Assis – Ramal da Cachoeira, entidade ligada à Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema).
Dentre os produtos agrícolas orgânicos comercializados, estão hortaliças, frutos regionais de época, plantas medicinais e plantas comestíveis não convencionais, entre outros. Artesanato, alimentos feitos a partir de produtos orgânicos e mudas de plantas também estão na feira.
A próxima edição da Feira de Produtos Orgânicos será no dia 13 de junho. A feira acontece na rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes e Mackesy Nascimento
Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia irá abordar o uso das mídias sociais na divulgação científica
/em Notícias /por Carlos GomesO Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 17/5, às 10h, a palestra “Compartilhe! o uso de mídias sociais na divulgação científica”, a ser ministrada por Monique Freire dos Reis, pesquisadora da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON).
A palestra irá abordar a utilização de mídias sociais como ferramentas de divulgação científica, estratégia que vem sendo utilizada por vários pesquisadores para alcançar um número maior de pessoas e dar visibilidade aos estudos e descobertas, de forma mais acessível.
A apresentação ocorrerá na sala de aula 101, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.
SOBRE O PALESTRANTE
Monique Reis é graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e residência médica em Patologia, pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Atualmente é pesquisadora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, e doutoranda do Programa de pós-graduação em Medicina Tropical da UEA em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado.
Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/Aids, câncer de colo do útero e controle de qualidade em laboratórios de Patologia.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.
ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento
Inscrições abertas para o Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia
/em Notícias /por Carlos GomesAté o dia 14/6, a coordenação do Programa de Iniciação Científica do Instituto Leônidas & Maria Deane (PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia) recebe inscrições de estudantes de graduação interessados em desenvolver projetos de iniciação científica.
Podem participar estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato deve estar regularmente matriculado e ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 7,0 (no caso de bolsa nova) e não ter reprovação em disciplinas afins às atividades do projeto de pesquisa que pretende desenvolver, além de outras condições, conforme edital.
Os estudantes interessados devem buscar a área de interesse no site da instituição, www.amazonia.fiocruz.br, e verificar as linhas de pesquisa e orientadores que trabalhem nessas áreas. Depois, entrar em contato com o próprio pesquisador ou com a secretaria do PIC, através do e-mail pic.ilmd@fiocruz.br , para saber da disponibilidade de vaga.
Acesse aqui o edital do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia.
As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, de 1º. de agosto de 2019 até 30 de julho de 2020, com possibilidades de renovação.
O PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec/Fiocruz).
SOBRE O PIC
O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.
As bolsas são pagas diretamente aos bolsistas, mediante depósito mensal em conta bancária. O valor da mensalidade é estipulado pelo Conselho Diretor da Fapeam e pela Fiotec, conforme a vinculação da bolsa.
ILMD/Fiocruz Amazônia por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes
Campanha “Maio Amarelo” será pauta de edição especial da Feira de Produtos Orgânicos na Fiocruz Amazônia
/em Notícias /por Carlos GomesNesta quinta-feira, 16/5, de 8h30 às 13h, na calçada do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) será realizada mais uma edição da Feira de Produtos Orgânicos, evento promovido pelo Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Tass), em parceria com a Asfoc-AM.
Em edição especial, a atividade que visa sensibilizar trabalhadores da Fiocruz Amazônia e comunidade do entorno para a importância da adoção de uma dieta livre de agrotóxicos, além de estimular o consumo de plantas alimentícias não-convencionais (Pancs) irá promover ações voltadas para a campanha “Maio amarelo”, do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o Maio Amarelo 2019 é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Além da tradicional feira, na programação estão inseridas visitas, palestras e teatro de fantoches. A Gerência de Educação para o Trânsito do Dentra-AM , promoverá para os alunos das escolas Instituto Batista Ida Nelson e Instituo Batista do Amazonas, a palestra “Educação para o trânsito”.
O quê? Feira de Produtos Orgânicos na Fiocruz Amazônia
Quando? Quinta-feira, 16/5/2019
Horário? 8h30 às 13h
Onde? Rua Teresina, 476, Adrianópolis, Manaus-AM
A FEIRA
Participam da Feira de Produtos Orgânicos, agricultores da Associação dos Agricultores São Francisco de Assis – Ramal da Cachoeira, entidade ligada à Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema).
Dentre os produtos agrícolas orgânicos comercializados estão hortaliças, frutos regionais de época, plantas medicinais e plantas comestíveis não convencionais, entre outros. Artesanato, alimentos feitos a partir de produtos orgânicos e mudas de plantas também estão na feira.
SOBRE ORGÂNICOS
Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. São considerados produtos limpos e saudáveis e que respeitam o meio ambiente e contribuem para a preservação dos recursos naturais.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento
Fiocruz Amazônia e Detran-AM assinam termo de Cooperação Técnica
/em Notícias /por Carlos GomesO Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou nesta quinta-feira, 9/5, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, a cerimônia de encerramento do “Maio Amarelo”, evento que visa promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações, organizações da sociedade civil, entre outras.
Na ocasião, o Detran-AM assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia). O termo possibilitará a integração de dados ao projeto de pesquisa “Plataforma digital colaborativa da prevenção e vigilância das violências”, Coordenado pelos pesquisadores Marcílio Medeiros e Rita Bacuri, do laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (TASS), da Fiocruz Amazônia.
O documento foi assinado pelo diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz. “Temos muita coisa para trabalharmos juntos em termo de prevenção e também para aproveitar melhor as informações que são geradas dos sinistros, dos casos de acidente. Com esses dados, poderemos ter uma melhor avaliação sobre o real problema do que acontece, contribuindo para a criação de políticas públicas específicas relacionadas ao trânsito”, ressaltou Luz.
Durante os dois dias de evento, os participantes dos fóruns temáticos discutiram temas como “Repercussão dos acidentes de trânsito na Saúde”, “Segurança viária”, “Municipalização do Trânsito no interior”, e contaram com a participação de diversas instituições, entre elas o Ministério Público, organizações da iniciativa privada, e membros do sistema de segurança, saúde e trânsito.
“O objetivo é realmente construir políticas públicas efetivas que tragam melhorias a população no tocante ao trânsito, seja na capital ou no interior do Estado. Diversos temas estão sendo discutidos, como a municipalização no trânsito no interior, a repercussão dos acidentes de trânsito na área da saúde, com todos os atores envolvidos nessa temática”, disse Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.
Na programação dos Fóruns Temáticos, os pesquisadores da Fiocruz Amazônia ministraram as seguintes palestras: “As alterações da Lei 13546/2017 e os reflexos na redução dos crimes cometidos na direção de veículos automotores e discussões sobre a implementação da Lei 13614/2018 que instituiu o PNATRAN e a necessidade de unificação de banco de dados estatísticos” e “A interiorização e o processo de Municipalização do trânsito como ferramentas de redução dos índices de acidentes e inclusão social”.
SOBRE O PROJETO
Aprovado no edital Ideias Inovadoras da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto coordenado por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, pretende mobilizar a sociedade para a necessidade de construção de uma agenda pública de saúde e de segurança no trânsito para o enfrentamento das lesões e mortes por ele causados em Manaus, desenvolver conhecimento, competências e habilidades em plataformas digitais colaborativas, além de integrar e qualificar os sistemas de informações dos diversos órgãos responsáveis pelo registro e atendimento das vítimas da violência no trânsito.
Trata-se de um aplicativo denominado “Plataforma Digital Colaborativa da Prevenção e Vigilância da Violência no Trânsito”, que será baseado em métodos de crowdsourcing, que coletam informações da sociedade e, em seguida, devolvem o conhecimento coletivo obtido à sociedade. O público-alvo serão gestores e profissionais que atuam nos sistemas de prevenção, promoção e vigilância em saúde, de assistência à saúde e segurança pública.
A proposta visa o fortalecimento das instâncias do controle social da população em uma espécie de Vigilância Popular em Saúde, apresentando-se como instrumento de defesa e garantia do direito à saúde. Estima-se que o projeto seja executado em 24 meses, e nos últimos seis, a plataforma seja testada na Zona Leste de Manaus, onde ocorre a maior frequência de lesões e mortes no trânsito.
SOBRE O MAIO AMARELO
Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o Maio Amarelo 2019 é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento nasceu com a proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes