Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
Especialização
Especialização
Curso de Especialização Lato Sensu
O Curso tem como objetivo qualificar profissionais que atuam em cuidados primários de saúde para implantação e desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde no plano territorial-local, promovendo a integração entre oferta de cuidados de APS e ações de vigilância na rede básica de serviços de saúde.
A turma de Tabatinga é uma oferta do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (AISA), com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), e iniciou as suas atividades acadêmicas em agosto de 2019. O curso conta também com o apoio logístico prestado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM-Tabatinga), que disponibiliza suas instalações físicas para a realização das aulas.
Já a turma de Tefé é uma oferta do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), e iniciou as suas atividades acadêmicas em novembro de 2019.
O curso possui uma carga horária total de 460 horas. Aos egressos será concedido o título de Especialista em Vigilância em Saúde.
Profissionais com nível superior das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios-sede (Tabatinga e Tefé) e municípios vizinhos a estes, que desempenham suas funções e/ou atividades na área de Vigilância em Saúde. Também foram contemplados, na turma de Tabatinga, profissionais de saúde da Colômbia e do Peru, residentes dos municípios da região da tríplice fronteira.
Tiziana Bezerra Gerbaldo – Turma de Tabatinga
Bernardino Cláudio de Albuquerque – Turma de Tefé