PROFSAÚDE
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Objetivos
Perfil do Egresso
Espera-se formar profissionais com capacidade de:
Perfil do aluno
O Curso é direcionado a profissionais de saúde, em especial aqueles da atenção básica e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria.
Duração
Terá a duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses.
Créditos / Carga Horária
O número total de créditos para conclusão do curso de Mestrado é 64 (sessenta e quatro) em disciplinas obrigatórias, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso, com no mínimo de 960 horas de carga horária.
A admissão ao Mestrado Profissional ocorre mediante Processo seletivo, organizado pela Abrasco e dirigido por Comissão Local do ILMD. O processo seletivo é composto de 3 (três) etapas: prova de conhecimentos, análise do Currículo Lattes e Prova Oral.
Confira o processo de inscrição e seleção nas páginas abaixo:
Fique atento(a) às novas publicações e participe!
a) Ter sido aprovado nas disciplinas obrigatórias;
b) Ter cumprido 75% de frequência em todas as atividades oferecidas
no curso;
c) Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
d) Ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão de Mestrado;
e) Ter enviado a versão final do seu Trabalho de Conclusão de Mestrado à Coordenação Acadêmica Nacional para publicação na internet;
f) Satisfazer todos os requisitos da sua Instituição Associada para emissão do diploma;
A distribuição das disciplinas no decorrer dos semestres é organizada da seguinte forma:
DISCIPLINA | EMENTA |
---|---|
ATENÇÃO INTEGRAL NA SAÚDE DA FAMÍLIA Obrigatória 60CH 04 créditos Oferecida no 1º semestre. | Saúde Pública, direitos e cidadania. Estado e políticas sociais. Determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde. A formação do SUS e a reforma sanitária no Brasil. O SUS na atualidade ou Desafios atuais do SUS. As correntes e os princípios da Atenção Primária à Saúde. As diferentes experiências internacionais de Atenção Primária. A Política Nacional de Atenção Básica. O conceito de integralidade na atenção à saúde. As linhas de cuidado segundo os ciclos de vida. A constituição das Redes de Atenção à Saúde. Consequências do envelhecimento populacional para a atenção à saúde. A diversidade das configurações familiares. As redes familiares e comunitárias e a abordagem sistêmica para o trabalho das equipes de saúde. As ferramentas de Abordagem familiar. A rede social significativa na saúde da família. Violência familiar e social. O processo de trabalho na saúde da família e o trabalho em equipe multiprofissional. Os princípios, diretrizes, método e dispositivo relacionados à humanização da atenção à saúde. As proposições relacionadas ao acolhimento nas práticas em saúde. |
EDUCAÇÃO NA SAÚDE Obrigatória 60CH 04 créditos Oferecida no 1º semestre. | As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA Obrigatória 45CH 03 créditos Oferecida no 1º semestre. | Princípios do planejamento e da avaliação em saúde. Vertentes do planejamento em saúde: normativo e estratégico situacional Princípios e diretrizes do pacto pela saúde e consequências para Estratégia de Saúde da Família. Contrato de gestão na atenção básica. Instrumentos de planejamento e gestão no âmbito do SUS Planejamento, avaliação e monitoramento e melhoria continua da qualidade nas ações da ESF em consonância com a Política Nacional da Atenção Básica. Avaliação e desenvolvimento do planejamento em nível local. Dimensões Avaliativas: avaliação de processo, de resultado/impacto, de qualidade, de desempenho: Avaliação de desempenho: conceitos e seleção de indicadores. Estratégias de avaliação participativa |
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Obrigatória 60CH 04 créditos Oferecida no 1º semestre. | Produção e aplicação de conhecimento na atenção básica. Bioestatística e Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde.Características e limitações de estudos quantitativos e qualitativos. Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde. Utilização de recursos de análise estatística e pesquisa social. Introdução às praticas em saúde baseadas em evidências. Uso da informação científicas sistemáticas para apoiar decisões. Desenvolvimento e validade de instrumentos para coleta de dados em nível local. Elaboração de projetos de investigação e de intervenção: etapas e métodos |
ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO Obrigatória 60CH 04 créditos Oferecida no 2º semestre | Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território e no brasil. O processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais em saúde. Bases da Vigilância em Saúde e sua integração com a APS. O processo de trabalho na dimensão do cuidado em saúde.. Evidências clínicas e Linhas de Cuidado e sua utilização na Saúde da Família. Ferramentas de acesso: acolhimento, Out-of-hours, agenda livre. Rastreamento, abordagem e tratamento. Classificação de risco e estratificação de risco. Registros Médicos Orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2. Instrumentos para Gestão da Clínica. Relação Médico paciente e o Método clínico centrado na pessoa. Projetos Terapêuticos Singulares e Saúde da Família. Resolubilidade da atenção básica e itinerários terapêuticos. Tecnologiais e cuidados básicos de saúde. O Trabalho em Equipe Multiprofissional. Atenção domiciliar. O papel do Agente Comunitário de Saúde na equipe. A Visita Domiciliar. Cogestão de coletivos e Apoio Matricial. Atenção aos ciclos de vida, agravos e grupos vulneráveis e prioritários no contexto local. Equipe Consultório na rua na APS. Medicalização e Prevenção Quaternária |
PROMOÇÃO DA SAÚDE Obrigatória 45CH 03 créditos Oferecida no 2º semestre. | Marcos históricos e conceituais da promoção da saúde e implicações na reorientação dos serviços. Importância dos determinantes sociais para as ações de promoção da saúde. Conhecendo a Política Nacional de Promoção da saúde. Promoção da saúde na produção do cuidado na perspectiva da integralidade e intersetorialidade. Gestão participativa, participação popular e a autonomia do sujeito. O Território para a Saúde da Família. Redes sociais. Orientação Comunitária e Competência Cultural. Experiências na promoção da saúde |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO CUIDADO E NA GESTÃO Obrigatória 45CH 03 créditos Oferecida no 2º semestre | Análise crítica de indicadores e pactuação de metas. Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas. Utilizando indicadores para análise da situação de saúde: Transição epidemiológica e demográfica. Gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção básica: importância e dificuldades da produção de dados em nível local. Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos. E-Sus. Ferramentas de utilização de informação para programação local. Instrumentos de divulgação da informação em nível local. Noções gerais do Georeferenciamento |
SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO Obrigatória 60CH 04 créditos Oferecida no 2º semestre | Busca de referências nas principais bases bibliográficas eletrônicas. Sistematização e apresentação de referências bibliográficas com apoio de softwares. Etapas de projetos de pesquisa. Desenvolvimento de projetos: sumário, objetivos, métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelos alunos e problematização das decisões metodológicas. Acompanhamento das atividades acadêmicas dos alunos |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA Obrigatória 45CH 03 créditos Oferecida no 3º e 4º semestre | Reflexão de temas baseados nas necessidades e demandas de saúde em nível regional e estadual para fortalecimento da atenção básica, desenvolvimento da docência e preceptoria identificadas na conformação das turmas no território nacional |
A biblioteca virtual do PROFSAÚDE está dividida em duas partes: Trabalhos de conclusão do Mestrado (TCM) e Produtos Técnicos Tecnológicos, desenvolvidos no TCM.
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