PPGVIDA
Mestrado Acadêmico em Condições de Vida
e Situações de Saúde na Amazônia
Mestrado Acadêmico em Condições de Vida
e Situações de Saúde na Amazônia
Objetivos
Desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas interdisciplinares em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia;
Planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações interdisciplinares na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica.
Duração
Terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.
Créditos / Carga Horária
O número total de créditos para conclusão do curso de Mestrado é 73 (setenta e três) em disciplinas obrigatórias, eletivas, atividade curricular complementar, estágio docência e dissertação), com no mínimo de 1.440 de carga horária, conforme figura ao lado, onde cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas.
Admissão ao Mestrado ocorre anualmente, no primeiro semestre do ano. A seleção é feita através de Chamada Pública, composta de 3 (três) etapas: homologação das inscrições (1ª fase), prova de saúde coletiva (2ª fase), avaliação do Currículo Lattes e prova oral (3ª fase).
Para facilitar o acesso às informações, todas as chamadas vigentes e encerradas podem ser encontradas nos links abaixo:
Fique atento(a) às novas publicações e participe!
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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SAÚDE COLETIVA | Obrigatória | 45 | 3 |
EMENTA: O mosaico da saúde coletiva e as ciências de fronteira. Saúde Pública e Saúde Coletiva. Noção ampliada de saúde. Fatores Universais e Particulares na produção da Saúde. Desigualdades sociais e em saúde. Interfaces na produção do conhecimento em saúde coletiva: ciências sociais e saúde; epidemiologia; política, planejamento e gestão em saúde. Categorias binomiais de análise em saúde coletiva: natureza-sociedade; sujeitos/grupos de interesse-estrutura/organizações; estado-sociedade civil; representação/reflexão-ação; processos de vida/trabalho-condições de saúde; clínica-epidemiologia; racionalidades médicas-sistemas de auto atenção. Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Tópicos de avanço recente: ambiente e saúde; politização do cotidiano: humanização, direito à saúde e as redes sociais; saúde de minorias sociais.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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EPIDEMIOLOGIA I | Obrigatória | 45 | 3 |
EMENTA: História, objeto, enfoques básicos, usos e definições da Epidemiologia. Medidas de ocorrência de doenças (incidência, prevalência, estatísticas de morbidade e de mortalidade). Epidemiologia descritiva e saúde pública: distribuição das doenças e problemas de saúde segundo características das pessoas, do espaço e do tempo. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e transição demográfica. Doenças transmissíveis e não-transmissíveis: epidemiologia e vigilância.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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ESPAÇO, SAÚDE E AMBIENTE NA AMAZÔNIA | Obrigatória | 45 | 3 |
EMENTA: Saúde Global, mudanças climáticas e geopolítica amazônica. Modelo de desenvolvimento, desmatamento e os efeitos sobre a relação saúde e ambiente. Espaço, território, territorialidade em diálogo com a saúde. Conhecimento e saberes das populações amazônicas. Alternativas ao desenvolvimento, bem viver, direito da natureza e perspectivas outras na Amazônia.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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METODOLOGIA DA PESQUISA | Obrigatória | 45 | 3 |
EMENTA: Princípios do método científico. Ciência ideologia e senso comum. Ciência: teoria, método, técnica e projeto de pesquisa. Temas emergentes de pesquisa em saúde e em saúde coletiva na Amazônia. Interdisciplinaridade e complexidade dos objetos do campo da saúde. Construção do projeto de pesquisa: Tema e problema de pesquisa. A revisão da literatura. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Métodos Qualitativos e Quantitativos de investigação. Princípios da bioética em pesquisa. Bioética na pesquisa em saúde. Plágio e Citação.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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AGRAVOS PREVALENTES E EMERGENTES EM POPULAÇÕES INDÍGENAS | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Agravos prevalentes e emergentes em populações indígenas. Panorama epidemiológico de povos indígenas brasileiros. Estudos de agravos selecionados: Processo de Alcoolização entre povos indígenas; Suicídio e outras violências entre povos indígenas; Desnutrição e obesidade entre povos indígenas; Tuberculose em povos indígenas; Saúde bucal em populações indígenas. Desafios teórico-metodológicos para o estudo das condições de vida e saúde das populações indígenas.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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ANTROPOLOGIA E SAÚDE INDÍGENA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Diversidade étnico-cultural dos povos indígenas no Brasil. Cosmologia, Cosmografia, Organização Social Indígena e o processo saúde-doença-cuidado. A construção da pessoa e do parentesco e suas interfaces com a produção e modulação da saúde. Sistemas indígenas de cura e cuidados na sociodiversidade amazônica. Sistemas médicos indígenas e não indígenas: contradição e interculturalidade.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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APS E REDES DE SAÚDE EM CENÁRIOS AMAZÔNICOS | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Atenção Primária à Saúde no mundo e no Brasil. APS e Atenção Básica no SUS: limites, tensões expansão. Princípios e fundamentos da APS: humanização, integralidade, atenção em rede, gestão local. Organização de serviços de APS na rede de Atenção Básica do SUS: atenção programática, controle de agravos, cuidados a grupos populacionais específicos, Estratégia de Saúde da Família. Assistência farmacêutica na AB na Amazônia. Modelos de atenção de saúde e organização de redes de saúde. Redes de atenção em saúde: princípios organizativos, estrutura operacional, pacto interfederativo. Redes de atenção à saúde na Amazônia: acesso, território. Vigilância em saúde nas fronteiras. Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família e suas especificidades na região amazônica.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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APS: REGIONALIZAÇÃO E REDES EM SAÚDE EM CENÁRIOS AMAZÔNICOS | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: APS: Princípios e Operacionalização – Descentralização de Serviços e Ações de Saúde Princípios da Regionalizacão em Saúde e Operacionalização no SUS Regionalização em Saúde na Amazônia: avanços, dificuldades, especificidades e comparativo com outras realidades Redes em Saúde: princípios organizativos, estrutura operacional, pacto Inter federativo – modelos de atenção à saúde e organização de redes Redes de Atenção à Saúde na Amazônia: limites, possibilidades e especificidades, com ênfase em populações rurais e indígenas. A disciplina será desenvolvida na forma de seminários desenvolvidos conjunta e participativamente por professores e alunos, ao longo de dez encontros nos quais ocorrerá a discussão de textos e de perguntas guia previamente elaborados e da participação de convidados selecionados para discussão de tópicos específicos sobre a região Amazônica.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM FRONTEIRAS NA AMAZÔNIA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Política de Atenção Primária à Saúde no mundo e no Brasil. Formulação e Institucionalização das ações de APS no Sistema Único de Saúde. APS e Atenção Básica: limites, tensões expansão. Princípios e fundamentos da APS: humanização, integralidade, atenção em rede, gestão local. Estratégias específicas de organização de serviços de APS na rede de Atenção Básica do SUS: Atenção Programática, controle de agravos, cuidados a grupos populacionais específicos, Estratégia de Saúde da Família. Atenção Básica, território e Vigilância em Saúde. APS na Amazônia: acesso, território, fronteira, diferenciação cultural, controle de endemias.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Avaliação no campo da saúde: conceitos, campo e métodos de avaliação. Contextos econômicos, políticos e sociais na organização de serviços e programas e dos processos avaliativos em saúde. Tipologias e estratégias avaliativas: avaliação normativa e pesquisa avaliativa. Caminhos da Avaliação: Avaliação de acesso, cobertura e utilização. Avaliação de qualidade. Avaliação econômica. Avaliação de tecnologias em saúde. Avaliação de impacto de ações e serviços de saúde. Construção de modelos lógicos em pesquisa avaliativa e sua aplicação em programas e serviços de Saúde. Avaliação por triangulação de métodos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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BIOESTATÍSTICA I | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Conceitos e informações gerais; estatística descritiva; Probabilidade; Noções de amostragem; principais distribuições amostrais; Estimação; Teste de Hipóteses para uma e duas médias e proporções; Regressão e Correlação e Tabelas de Contingência.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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BIOESTATÍSTICA II | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Princípios de experimentos; Delineamento inteiramente ao acaso, delineamentos em blocos ao acaso, experimentos em esquema fatorial; Modelos de regressão linear simples e múltipla. Modelos de regressão logística.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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BIOLOGIA, ECOLOGIA E CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NA REGIÃO AMAZÔNICA | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Biologia e Ecologia de vetores de importância médica. Vigilância entomológica. Vigilância entomo-virológica. Controle vetorial – Tipos de controle: mecânico, biológico, químico. Manejo Integrado de Vetores. Novas estratégias de controle e aplicação. Uso da Epidemiologia e a importância da vigilância no Controle das Doenças de Transmissão Vetorial na Amazônia.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE DE POPULAÇÕES INDÍGENAS URBANIZADAS | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Populações indígenas na cidade: processos migratórios, relações com a região de origem da etnia. Cultura, saúde e demografia indígena em meio urbano. Condições de vida e saúde: risco e vulnerabilidade na produção e modulação das doenças em indígenas vivendo em cidades. Condições de acesso e uso de serviços de saúde em espaços urbanos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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DETERMINANTES E CONDICIONANTES BIOLÓGICOS E SOCIAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA NA AMAZÔNIA | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Modelos explicativos do processo saúde doença. Integração de abordagem e conceitos da ciência da vida e da epidemiologia, da geografia crítica e das ciências sociais. Níveis de organização e expressão dos determinantes dos processos de saúde e doença. Influência das alterações ambientais antrópicas sobre os ciclos de transmissão de agentes patogênicos. O estudo das doenças emergentes e reemergentes e de seus determinantes socioecológicos na Amazônia. Modelos explicativos da distribuição sócio-espacial de processos endêmico-epidêmicos. Métodos e Técnicas de espacialização na análise de situações de saúde na Amazônia.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Educação e a interface com as políticas de saúde. Concepções pedagógicas e processo educativo em saúde. Pressupostos teórico-metodológicos da educação popular e da educação permanente em saúde. A educação e o empoderamento como recursos de enfrentamento aos problemas de saúde. Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Promoção da saúde: aspectos históricos e conceituais. Estratégias de promoção de saúde e a intersetorialidade.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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EPIDEMIOLOGIA II | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Medidas de efeito e de impacto. Base teórica e conceitual dos desenhos de estudos epidemiológicos: observacionais – transversais, ecológicos, coorte, caso-controle; intervenção – ensaio clínico e ensaio comunitário. Estudos sumários: revisão sistemática e metanálise. Causalidade. Validade interna e externa e erros em estudos epidemiológicos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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EPIDEMIOLOGIA III | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Modelo teórico epidemiológico. Método epidemiológico no desenho de estudos. Fundamentos de estudos epidemiológicos, com delineamentos de estudos observacionais do tipo coorte, caso-controle, ecológicos e seccionais enfatizando suas características e tipologias, principais usos, construção e interpretação das principais medidas utilizadas nestes estudos. Fundamentos dos estudos de intervenção. Causalidade em saúde. Ajuste em modelos epidemiológicos. Fontes de erros (viés). Confundimento. Validade, precisão, interação e confiabilidade em estudos epidemiológicos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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ENDEMIAS, SURTOS E EPIDEMIAS EM CENÁRIOS DE EMERGÊNCIA SANITÁRIA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Explorar e discutir criticamente conceitos, problemas, respostas e desafios contemporâneos relativos a processos endêmico-epidêmicos, envolvendo doenças conhecidas e emergentes de interesse da Saúde Coletiva. Serão examinados determinantes sociais, ambientais, econômicos e culturais com repercussões no cenário amazônico, em especial na ocorrência de endemias, surtos e epidemias em distintos cenários, como àqueles marcados
pela vigência ou não de Emergências de Saúde Pública de Importância Internacional.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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EPIDEMIOLOGIA APLICADA A ESTUDO DOS PRINCIPAIS AGRAVOS DE SAÚDE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Trata-se de uma disciplina teórica e prática que abordará o método epidemiológico no estudo e compreensão das endemias da Amazônia. A disciplina oferecerá aos alunos: (1) um módulo sobre “Saúde Baseada em Evidências Científicas” onde os mesmos serão capacitados a “responder à pergunta” de seu projeto de pesquisa e buscar informações na internet para obtenção de dados primários e secundários para elaboração de seu projeto. (2) Um segundo módulo abordará noções básicas de biostatística aplicada à saúde como:, erro alfa e erro beta, cálculo de tamanho de amostras e randomização de amostra. Em um terceiro (3) módulo oferecerá aos discentes as noções sobre a epidemiologia e clínica das doenças endêmicas amazônicas (Hanseníase, Hepatites Virais, Malária, Arboviroses, Acidentes Ofídicos, Leishmanioses, Micoses sistêmicas e doença de Chagas). (4) No último módulo, será ofertado o tema “Método Epidemiológico” (Epidemiologia Descritiva-indicadores de saúde; Epidemiologia Analítica- Estudos Observacionais (ecológicos, de corte, caso-controle, cohorte) e Experimentais (ensaios clínicos). Serão tecidas considerações sobre o uso da metanálise de estudos epidemiológicos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Introdução à história da ciência moderna. As origens da ciência, a definição de seus objetos, suas concepções teórico-epistemológicas. A experiência científica, os eventos e seus personagens. A abordagem interpretativa da ciência e a perspectiva social das ciências. Fundamentos Epistemológicos do Campo da Saúde Coletiva. A ciência a partir dos atores sociais, instituições, saberes, práticas e valores. Os espaços institucionais, os cientistas e sua produção científica. A história das ciências e da saúde na Amazônia.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Relações entre medicina, saúde e sociedade sob um ponto de vista sócio-histórico. As grandes transformações na medicina e na saúde pública. A história das principais teorias médicas e ações sanitárias estatais e privadas, as instituições médicas, as diferentes práticas de cura. História das doenças e das epidemias. As origens da medicina social e da moderna saúde pública na Europa e no Brasil. O desenvolvimento da medicina experimental e sua introdução no Brasil. Bacteriologia, parasitologia, medicina tropical. O contexto político e a criação de instituições como Ministério da Saúde e Serviços Nacionais. Criação do SUS e seus desdobramentos na política de saúde. A história da saúde pública na Amazônia.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Questões sócio-antropológicas do processo saúde-doença. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em saúde. Introdução ao trabalho de campo qualitativo. Técnicas de Pesquisa Qualitativa (entrevista semi-estruturada, grupos focais,observação participante, narrativas), Organização, processamento e análise de dados.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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POLÍTICA, GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE SAÚDE INDÍGENA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Matrizes históricas, políticas e operacionais das políticas públicas direcionadas às populações indígenas no Brasil. Reforma sanitária brasileira e a política de saúde indígena. Políticas públicas de saúde no Brasil: centralismo, descentralização e diversidade cultural. Subsistema de saúde indígena: premissas da atenção diferenciada às minorias étnicas e estrutura de gestão pública no Brasil. Dimensões organizativas e operacionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Interculturalidade e organização do cuidado nos DSEI. Política indígena, indigenista e controle social em saúde indígena.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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POLÍTICAS, SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: A disciplina discutirá modos como a concepção de Estado e as concepções sobre Saúde se somam para criar formas de respostas do Estado para as necessidades e anseios de saúde da população. Desta forma, serão discutidas a questão da proteção social (história e perspectivas atuais), as formas de desenvolvimento da cidadania no Brasil e suas repercussões para as políticas sociais, e as configurações da democracia moderna. Esta discussão servirá de base para a segunda parte da disciplina que se voltará para análise dos modelos de atenção em saúde e suas repercussões para a garantia do direito universal à saúde. Tal discussão partirá da caracterização e crise da biomedicina, passando pela discussão de integralidade, do cotidiano de práticas de saúde nos serviços, da análise dos processos de trabalho em saúde, da clínica ampliada, do acolhimento, do cuidado e da humanização. Esses dois conjuntos de discussão permitirão, ao fim da disciplina, refletir sobre os avanços e os desafios mais atuais do SUS.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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SEMINÁRIOS I | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Temática variada a respeito de instrumentos e abordagens de pesquisa. Abordagem e discussão crítica de informações em saúde como ferramentas de pesquisa em saúde. Acesso, Tratamento, Padronização e Análise Exploratória de Banco de dados. Sistemas de Autorização da Pesquisa (Sistema CEP/CONEP, SISBIO, CEGEN) Gerenciamento de referências bibliográficas. Busca bibliográfica em bases de dados informatizados (Pubmed, Lilacs, Isi, Scopus, Periódicos Capes, Genebank, Vectorbase e outros). Acesso, armazenamento, metodologias e instrumentos para o tratamento e análise de dados secundários de interesse para a saúde (SIH, SIM, SINASC, CNES, Censo Demográfico PNAD, AMS, entre outros). Redação científica.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE COLETIVA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Disciplina visa apresentar e discutir temas emergentes em saúde coletiva, cujo caráter inovador não permita uma previsão regular na matriz curricular. Também pode albergar a análise de situações de saúde de interesse no cenário amazônico.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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BIOÉTICA EM SAÚDE COLETIVA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Apresentar noções fundamentais de bioética e provocar discussões sobre estes fundamentos aplicados ao exercício do profissional de saúde e do pesquisador, abordando o proceder ético destes atores em sua inter-relação com o paciente/participante da pesquisa, com os membros de sua equipe e com a comunidade.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL) | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: A disciplina abordará conceitos de Boas Práticas de Laboratório BPL para habilitar aos alunos quanto ao preparo e procedimentos para a condução adequada de rotinas ou experimentos científicos laboratoriais de acordo com normas vigentes de qualidade e integridade em pesquisa, recomendadas por órgãos oficiais, trabalhando temas como: Conceito de Boas Práticas de Laboratório (BPL). Diretrizes de órgãos reguladores. Glossário de termos usados em BPL. Política de qualidade: O exemplo da Fiocruz. Capacitação de recursos humanos. Infraestrutura e boas práticas em pesquisa. Cuidados com insumos de pesquisa: manutenção/calibração de equipamentos e gerenciamento de amostras biológicas. Preparo dos Procedimentos Operacionais Padrão POP. Validação de métodos. Importância do registro laboratorial. Ações corretivas e preventivas em boas práticas de laboratório. Não conformidades. Auditoria em laboratório.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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ECOLOGIA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NA AMAZÔNIA | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Influência das alterações ambientais e antrópicas sobre os ciclos de transmissão de agentes patogênicos. Mudanças ambientais, desmatamento e urbanização na Amazônia. O estudo das doenças emergentes e reemergentes e de seus determinantes ecológicos. Dinâmicas de transmissão da agravos selecionados. Ecologia de comunidades de insetos vetores.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR EM SAÚDE PÚBLICA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: A disciplina tem como objetivo abordar conceitos básicos de biologia molecular aplicados à investigação de fatores de risco, transmissão, e desenvolvimento de técnicas diagnósticas e terapêuticas de agravos de relevância epidemiológica.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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FUNDAMENTOS DE ENTOMOLOGIA MÉDICA EM SAÚDE PÚBLICA NA AMAZÔNIA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Fundamentos e estrutura do campo da entomologia médica. Tópicos selecionados em biologia dos vetores e parasitas de importância em saúde pública na Amazônia, com ênfase em Culicineos, Anofelinos, Simulídeos e Flebotomíneos. Estruturação populacional de insetos vetores de doenças de elevada endemicidade. Filogenia e taxonomia de vetores. Variabilidade genética em populações naturais de vetores. Técnicas de análise e marcadores moleculares para fins diagnósticos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE ESPACIAL EM SAÚDE | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: A disciplina será pautada em aulas teórica-práticas, que envolvem desde a organização e tabulação de dados, a construção de mapas temáticos e cartogramas que envolvem princípios básicos da análise e estatística espacial. O aluno irá manipular softwares de geoprocessamento e equipamentos necessários para aquisição e georreferenciamento de dados espaciais. Serão realizados exercícios de montagem de bases cartográficas, construção de indicadores, formulação de hipóteses no espaço, bem como a análise espacial dos agravos em saúde. Ao término da disciplina os alunos deverão estar aptos a utilizar programas computacionais para a organização, tabulação e mapeamento de dados e a interpretação dos resultados obtidos.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ABERTA – TRANSVERSAL | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: A disciplina discute os fundamentos, perspectivas e dimensões da Ciência Aberta; explora as práticas do acesso aberto, da gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa e dos recursos educacionais abertos; aborda os marcos legais relacionados a abertura dos dados e informações científicas; e apresenta recursos para tornar as pesquisas mais transparentes e visíveis para colaborações científicas e para sociedade.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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MICROBIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Estudar patógenos microbianos de relevância para a saúde pública na Amazônia, reconhecendo suas complexidades biológicas e suas características epidemiológicas. Reconhecer microrganismos com potencial para o desenvolvimento de insumos para o controle de doenças.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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VETORES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NA AMAZÔNIA | Eletiva | 30 | 2 |
EMENTA: Conceito de vetor, parasito, incriminação vetorial clássica e novas tendências. Vetores invertebrados de importância em saúde pública na Amazônia. Biologia e interação parasito-hospedeiro. Aplicações em saúde pública: Vigilância entomológica e Modelos de controle de vetores aplicados às endemias regionais. Propostas de bioativos produzidos por vetores para fins de imunização.
Disciplina | Classificação | CH | Créditos |
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VIGILÂNCIA DE DOENÇAS EMERGENTES E REEMERGENTES DESDE UMA ABORDAGEM DE SAÚDE ÚNICA E SAÚDE PLANETÁRIA | Eletiva | 45 | 3 |
EMENTA: Aspectos básicos da Vigilância em saúde, Saúde Única, Saúde Planetária e modelos conceituais em saúde. Saúde única e Planetária e sua relação com a dinâmica de doenças tropicais (re)emergentes. Abordagem multidisciplinar da saúde: humana, animal e ambiental. Biodiversidade, mudanças climáticas, interculturalidade e saúde. Mudanças no comportamento epidemiológico de doenças tropicais (re)emergentes. Sinergias, impactos, desafios eperspectivas das doenças (re)emergentes para a prática em Saúde Coletiva em contextos amazônicos.
O Estágio Docência é obrigatório para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA).
Deve ser realizado preferencialmente em cursos de graduação de Universidades Públicas, no entanto, pode ser realizado em outras Instituições de Ensino Superior com a devida justificativa do orientador e aprovação da Coordenação do Programa. Após a admissão do discente no programa, por meio de processo seletivo, o orientador define uma modalidade equivalente ao Estágio Docência:
a. Supervisão de trabalho de Iniciação Científica, para alunos estrangeiros;
b. Atuação como docente auxiliar em cursos de atualização ou especialização, com carga horária de no mínimo 30 (trinta) horas.
O plano de estágio deve ser enviado e apreciado pela Coordenação do Programa antes de iniciado, usando o formulário próprio.
O Estágio Docência será registrado no Histórico Escolar com quatro créditos (60 horas), realizado em um semestre.
Alunos com experiência anterior de docência em IES podem ser dispensados do Estágio Docência, desde que, no caso dos bolsistas, seja permitido pela agência financiadora da bolsa.
Para a devida comprovação e aprovação da Coordenação, deverá ser apresentado atestado expedido pela IES onde foram ministradas as aulas em Curso de Graduação Plena contendo carga horária, conteúdo programático e o período letivo.
Para a realização do Estágio Docência:
Os discentes deverão cumprir a carga horária destinada à Atividade Curricular Complementar (ACC) até 30 (trinta) dias antes do primeiro pedido de agendamento ou de prorrogação, da defesa de dissertação.
A Coordenação do PPGVIDA é responsável pela oferta das atividades a serem oferecidas aos discentes, programadas em acordo com o docente responsável por essa atividade.
O Anexo I do Regulamento do programa, apresenta as atividades que contarão carga horária para ACC, se cumpridas as seguintes exigências:
O exame de língua inglesa é ofertado pelo ILMD/Fiocruz Amazônia uma vez ao ano, em período estabelecido pelo calendário acadêmico. Outra oportunidade de realização do exame ocorre mediante oferta através de edital da Fiocruz. Neste exame a proficiência resta comprovada com a capacidade de leitura e interpretação por parte do aluno, devendo ser realizado antes do agendamento da defesa de dissertação. Dispensa: Poderá ser solicitada à Coordenação do Curso dispensa do exame de língua inglesa, com o resultado de exames de proficiência em línguas reconhecimento internacional como: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o IELTS (International English Language Testing System) e o CPE in English), ou os oferecidos por Universidades, mediante avaliação da Coordenação do Programa, em função da nota obtida pelo candidato.
O exame de qualificação tem a finalidade de avaliar o conhecimento do aluno acerca da área objeto de sua pesquisa, podendo ou não constarem nele dados de resultados preliminares, e deverá ser realizado após a obtenção da quantidade dos créditos obrigatórios em disciplinas, exigidos para o mestrado devendo ser cumprido até o final do 12º (décimo segundo) mês do Curso. Os demais critérios inerentes ao exame de qualificação deverão ser consultados no Manual do Aluno.
Bernardo Lessa Horta
Resumo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1995) e doutorado em Epidemiologia – McGill University (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (nível 1A). Atualmente é coordenador da Área de Saúde Coletiva – CAPES.
Áreas de atuação
Medicina – Saúde Materno-Infantil
Saúde Coletiva – Epidemiologia
Lattes: Clique aqui
O PPGVIDA dispõe de bolsas de mestrado das agências de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e FIOCRUZ através da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC).
PROGRAMAS FAPEAM (https://www.fapeam.am.gov.br/programas/)
RESOLUÇÃO N.º 002/2024
25/01/2024 – 14:00
APROVA as normas relativas ao Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD – Edição 2024/2025, na forma constante dos anexos desta Resolução.
DECISÃO N.º 069/2024
25/01/2024 – 14:02
Concessão de quotas de bolsas e auxílio-pesquisa concedidos às Instituições vinculadas ao Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD – Edição 2024/2025.
PORTARIA Nº 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010 – CAPES
Regulamento do Programa de Demanda Social e suas alterações
BOLSAS CNPQ
Conceção de cota de bolsa ao PPGVIDA
Discente | Agência de Fomento | Início da Bolsa | Término da Bolsa |
ANA KAROLINE MAIA MOREIRA PINTO | CAPES | 01/03/2024 | 28/02/2026 |
LARA MOREIRA GILÓ | CAPES | 01/03/2024 | 28/02/2026 |
NATHALIA DAS NEVES BRUNO | CAPES | 01/03/2024 | 28/02/2026 |
VICTORIA VILLAR VIANA QUEIROZ | CAPES | 01/03/2024 | 28/02/2026 |
CAIO CÉSAR DE ALCÂNTARA BONATES | CAPES | 01/06/2024 | 28/02/2025 |
FÁBIO FIDEL DA SILVA SANTANA | CNPQ | 01/08/2023 | 31/08/2025 |
ANDRIA SOARES TAVARES | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
DANIELA MARINHO DA SILVA | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
FABIOLA MACEDO DE ABREU | FAPEAM | 01/04/2023 | 28/02/2025 |
FRANCIELLE SOUSA BELEM | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
LIGIA MENEZES DA MATA | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
MARIZA QUERCIO MACHADO | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
RITA DARIENE DA SILVA PINHEIRO | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
TAMIRIS MORAES SIQUEIRA | FAPEAM | 01/03/2023 | 28/02/2025 |
ALCINEY RODRIGUES DORLIS | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/08/2025 |
CLOTIDE MENDES BASTOS | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/08/2025 |
DELCILENE JUVITO MARIANO | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/08/2025 |
ELNEY GOMES GAMA | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/08/2025 |
ISMAEL ARAÚJO COELHO | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
JOSILENO ESTEVÃO MARUBO | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
JOSIMAR CARNEIRO FERNANDES | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
MILENE TENAZOR MACEDO | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
NEIZE LAURA DE LIMA DEVEZA | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
OZEIR CAVALCANTE FERNANDES | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
SAMIELY ARCANJO SEBASTIÃO | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
TAFFAREL NOGUEIRA DE CARVALHO | FAPEAM | 01/09/2023 | 31/07/2025 |
BEATRIZ RODRIGUES CAMPINHO | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
CÁRITAS FARIAS LOUREIRO | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
DELIZIA DE AQUINO VIANA | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
EMMANUELLE DE FATIMA NOBERTO BEZERRA | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
FERNANDA SINDEAUX CAMELO | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
FRANCI RODRIGUES LIMA | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
FRANCIMAR OLIVEIRA DE JESUS | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
JESSICA ALBUQUERQUE ARAUJO | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
PRISCILLA OLIVEIRA DA SILVA | FAPEAM | 01/03/2024 | 28/02/2025 |
Discente | Agência de Fomento | Início da Bolsa |
Chamada Interna Nº 01/2022 | https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=content/64154 | 8 |
Chamada Interna Nº 01/2023 | https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=edital/auxilio_permanencia_2023 | 11 |
Chamada Interna Nº 02/2023 | https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=content/72152 | 5 |
Chamada Interna Nº 01/2024 | https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/edital/auxilio_permanencia_2024 | 5 |
Edital Move La América
(mobilidade de alunos internacionais)
Docentes e Orientadores do Lamerica
Aguardando resultado da análise da CAPES
Auxílio permanência: Clique aqui
Mobilidade acadêmica: Clique aqui
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