- Programa
- Estrutura e Organização
- Cursos
- Objetivo do curso / Missão
- Estrutura Curricular
- Ementas – Disciplinas ofertadas
- Estágio Docência (Requerimento)
- ACC
- Infraestrutura
- Pesquisadores Visitantes
- Colaboradores – Agências de fomento (Bolsas e PDPG)
- Recursos captados – Pesquisadores
- Cooperação científica
- Pós-doutoramento
- Avaliação CAPES
- Docentes
- Discentes
- Editais e Ingresso
- Publicação Científica
- Divulgação Científica
- Planejamento Estratégico
- Internacionalização
- Fale Conosco
Cursos
Missão/Objetivo do curso
Formar e capacitar recursos humanos na pós-graduação para o Sistema de Ciência e Tecnologia que atuem no enfrentamento de doenças infecciosas e outros agravos de saúde de importância na Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico regional; visando formar profissionais com capacidade de desenvolver pesquisas de alta qualidade acadêmica e científica, que atuem na investigação das interações biológicas, ecológicas e fisiopatológicas das endemias de alta relevância no cenário amazônico.
Estrutura Curricular / Ementas
Disciplinas ofertadas
1. BIOESTATÍSTICA: Considerações iniciais: bioestatística ? a estatística das ciências da saúde e biológicas; conceitos preliminares, tipos de estudos em pesquisa científica, população, amostra,; organização e apresentaçãode dados; medidas características de uma distribuição; noções sobre probabilidade; distribuições de probabilidade; teoria da estimação; testes de hipóteses; análise de variância; correlação e regressão; tabelas de contingência; uso de programas estatísticos e aplicações em ciências da saúde e biológicas.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
BIOESTATÍSTICA | OBRIGATÓRIA | 45 | 3 |
2. BIOÉTICA E INTEGRIDADE EM PESQUISA: A disciplina abordará aspectos essenciais para a conduta ética em Ciência e Pesquisa. Serão discutidos conceitos sobre Ética na Pesquisa em Seres Humanos, Pesquisa com Animais, Ética na Ciência de Dados, Relação Orientador-Orientando, Propriedade intelectual dos dados de pesquisa e Ciência Aberta, Precisão de registros e rastreabilidade, Comunicação científica, Autoria-Coautoria, Fabricação, Falsificação e Plágio, Conflito de interesses, Avaliação por pares e informação privilegiada.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
BIOÉTICA E INTEGRIDADE EM PESQUISA | OBRIGATÓRIA | 30 | 2 |
3. BIOINFORMÁTICA: Trata-se de um curso teórico-prático que envolvendo o estudo de conceitos básicos em Biologia Molecular; algoritmos, métodos, linguagens e ferramentas computacionais de Bioinformática para diversos problemas de Biologia Molecular; e literatura atualizada de métodos computacionais para Bioinformática.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
BIOINFORMÁTICA | ELETIVA | 45 | 3 |
4. BIOLOGIA DA INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO VERTEBRADO: A disciplina abordará a relação patógeno-hospedeiro homem no que tange aos aspectos biológicos do agente patogênico que permitem sua sobrevivência dentro do hospedeiro e provoque doença. Desta forma será abordado ciclo de vida, fatores de virulência, resposta imune a infecção, aspectos fisiológicos decorrentes da presença do patógeno entre outros aspectos relevantes para a compreensão da relação patógeno homem. A disciplina será segmentada entre os principais grupos de patógenos causadores de doenças: vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
BIOLOGIA DA INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO VERTEBRADO | OBRIGATÓRIA | 45 | 3 |
5. BIOSSEGURANÇA (TRANSVERSAL): Visa o conhecimento e sob as ações envolvidas acerca da biossegurança em laboratórios, no que diz respeito à prevenção, minimização ou eliminação dos riscos envolvidos nas atividades de pesquisa, ensino, prestação de serviços e desenvolvimento tecnológico, priorizando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, a saúde do manipulador e o ambiente. Carga horária total: 45 horas (30 horas autoinstrucional e 15 horas mediadas).
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
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BIOSSEGURANÇA (TRANSVERSAL) | OBRIGATÓRIA | 45 | 3 |
6. BIOTECNOLOGIA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE IMUNOENSAIOS E TESTES MOLECULARES PARA A DETECÇÃO DE PATÓGENOS: 1) Biologia molecular e o diagnóstico de doenças infecciosas; 2) Conceitos em imunologia aplicada; 3) Técnicas avançadas para detecção de patógenos; 4) Apresentação de artigos científicos; 5) Aulas práticas.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
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BIOTECNOLOGIA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE IMUNOENSAIOS E TESTES MOLECULARES PARA A DETECÇÃO DE PATÓGENOS | ELETIVA | 45 | 3 |
7. CENTRO DE ESTUDOS: Palestras semanais em temáticas de interesse aos alunos e professores do PPGBIO-Interação.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
CENTRO DE ESTUDOS | ELETIVA | 15 | 1 |
8. CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NA REGIÃO AMAZÔNICA: Ciclo de vida dos vetores, métodos de coleta e morfologia. Taxonomia, seus princípios e métodos aplicados à identificação de vetores. Ecologia, seus princípios básicos de ecossistemas e sua aplicação no estudo dos vetores de importância médica. Geografia da Saúde e princípios básicos da ecologia de paisagens em diferentes escalas e sua importância na distribuição geográfica de agentes etiológicos e seus vetores. Controle vetorial – Tipos de controle: mecânico, biológico, químico e integrado. Ações integradas de intervenção. Novas estratégias de controle e aplicação.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NA REGIÃO AMAZÔNICA | ELETIVA | 45 | 3 |
9. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: Disciplina teórico prática cujas atividades estão voltadas para a realização da pesquisa que dará origem à dissertação. O desenvolvimento das tarefas do aluno ficará sob a supervisão de seu orientador e co-orientador.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA | OBRIGATÓRIA | 30 | 2 |
10. DOENÇAS INFECCIOSAS NA AMAZÔNIA: DO CAMPO AO LABORATÓRIO: É uma disciplina prática que envolve a visita a campo (Rio Preto da Eva) para coleta de insetos vetores, aplicação de questionário clínico-epidemiológico e coleta de material biológico (sangue, entre outros) da população que ali vive e coleta de material biológico de animais que possam atuar como reservatório. O material colhido em campo será armazenado adequadamente para análise parasitológica e molecular de agentes infecciosos de relevância epidemiológica na região no laboratório em Manaus. Com os dados, serão realizadas análises para traçar o perfil epidemiológico da região estudada. O objetivo da disciplina é trazer a vivência prática da pesquisa epidemiológica de agentes infecciosos na Amazônia, demonstrando diversas estratégias de coleta e avaliações para detecção de agentes patogênicos. Além da análise crítica quanto aos dados obtidos.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
DOENÇAS INFECCIOSAS NA AMAZÔNIA: DO CAMPO AO LABORATÓRIO | ELETIVA | 45 | 3 |
11. EPIDEMIOLOGIA APLICADA A ESTUDO DOS PRINCIPAIS AGRAVOS DE SAÚDE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Trata-se de uma disciplina teórica que abordará o método epidemiológico no estudo e compreensão das endemias da Amazônia. A disciplina oferecerá aos alunos: (1) um módulo sobre Saúde Baseada em Evidências Científicas? onde os mesmos serão capacitados a ?responder à pergunta de seu projeto de pesquisa e buscar informações na internet para obtenção de dados primários e secundários para elaboração de seu projeto. (2) Um segundo módulo abordará noções básicas de bioestatística aplicada à saúde (distribuição Gaussiana e não-Gaussiana, testes paramétricos e não para métricos, estudos de variáveis qualitativas e quantitativas, erro alfa e erro beta, cálculo de tamanho de amostras e randomização de amostra). Em um terceiro (3) módulo oferecerá aos discente as noções sobre a epidemiologia e clínica das doenças endêmicas amazônicas (Hanseníase, Hepatites Virais, Malária, Arboviroses, Acidentes Ofídicos, Leishmanioses, Micoses sistêmicas e doença de Chagas). (4) No último módulo, será ofertado o tema Método Epidemiológico (Epidemiologia Descritiva-indicadores de saúde; Epidemiologia Analítica- Estudos Observacionais (ecológicos, de corte, caso-controle, cohorte) e experimentais (ensaios clínicos). Serão tecidas considerações sobre o uso da metanálise de estudos epidemiológicos.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
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EPIDEMIOLOGIA APLICADA A ESTUDO DOS PRINCIPAIS AGRAVOS DE SAÚDE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA | OBRIGATÓRIA (DOUTORADO)/ ELETIVA (MESTRADO) | 45 | 3 |
12. EVOLUÇÃO E DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES VIRAIS EMERGENTES E REEMERGENTES: Trata-se de uma disciplina teórica onde serão discutidos aspectos relacionados: identificação, transmissão e filogenia viral; aspectos da relação dos vírus com vetores e reservatórios (quando aplicável à emergência/reemergência das viroses). Serão também abordadas ferramentas clássicas e moleculares utilizadas para detecção e caracterização de vírus emergentes/reemergentes, com destaque para infecções causadas por arbovírus, robovírus, vírus de transmissão hídrica e direta.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
EVOLUÇÃO E DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES VIRAIS EMERGENTES E REEMERGENTES | ELETIVA | 30 | 2 |
13. FATORES DE VIRULÊNCIA E RESISTÊNCIA BACTERIANA A AGENTES ANTIMICROBIANOS: Trata-se de uma disciplina teórica que abordará as características gerais e atualizadas sobre a patogênese das doenças bacterianas intracelulares e extracelulares, incluindo os mecanismos e fatores de virulência bacterianos responsáveis pela agressão. Além disso, abordará outros temas como: a) aderência microbiana, b) colonização e invasão de superfícies mucosas, c) indução de lesão celular e de tecidos, d) mecanismos de evasão, e) moléculas envolvidas na multiplicação intracelular e persistência, e) sinalização microbiana para as células hospedeiras, f) regulação da expressão de genes de virulência por patógenos bacterianos, g) agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência bacteriana aos antibióticos, h) componentes da virulência destes microrganismos bacterianos, i) impacto clínico e ações de prevenção e controle da resistência.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
FATORES DE VIRULÊNCIA E RESISTÊNCIA BACTERIANA A AGENTES ANTIMICROBIANOS | ELETIVA | 45 | 3 |
14. FISIOPATOLOGIA E ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNE INATA E ADAPTATIVA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS: Trata-se de uma disciplina teórica onde serão discutidos aspectos relacionados: identificação, transmissão e filogenia; aspectos da relação dos vírus, parasitos e outros microrganismos com vetores bióticos e abióticos e reservatórios. Serão também abordadas ferramentas clássicas e moleculares utilizadas para detecção e caracterização de doenças de transmissão hídrica e por vetores. A disciplina abordará aspectos da imunidade inata e adaptativa e a modulação da resposta imune durante a relação de protozoários, fungos, bactérias e vermes e vírus com o hospedeiro humano. A disciplina enfatizará os mecanismos de evasão do sistema imune pelos patógenos. A resposta imune humoral será enfatizada teórica e na prática, com o oferecimento dos aspectos da caracterização de antígenos e anticorpos. A disciplina oferecerá uma parte pratica de reações antígeno anticorpos com a aplicação de anticorpos na pesquisa de malária e resposta imune contra malária. Também será abordado o tema sobre vacinas ressaltando os impactos e os recentes avanços obtidos.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
FISIOPATOLOGIA E ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNE INATA E ADAPTATIVA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS | ELETIVA | 60 | 4 |
15. FUNDAMENTOS EM BIOLOGIA MOLECULAR: Aulas teóricas discursivas abordando os fundamentos da biologia molecular: estrutura de genes, expressão gênica (transcrição, processamento de RNA, tradução), controle da expressão gênica (epigenética, controle transcricional e controles pós-transcricionais). Aplicação de metodologias para estudos da função de genes em células eucarióticas com foco em métodos de manipulação de DNA e genética reversa. Aulas de discussão com base em artigos científicos.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
FUNDAMENTOS EM BIOLOGIA MOLECULAR | ELETIVA | 30 | 2 |
16. INTERAÇÕES ENTRE PATÓGENOS E SEUS VETORES: Nesta disciplina serão abordados aspectos relacionados com a biologia de parasitos e seus insetos vetores, e as interações entre eles. Serão tratados e discutidos temas sobre: conceitos básicos e históricos sobre entomologia médica, capacidade e competência vetorial ,desenvolvimento de parasitos e vetores, fatores relacionados com a sobrevivência do patógeno dentro do hospedeiro e sua transmissão ao homem, biologia de patógenos e vetores, resposta dos vetores á infecção pelos patógenos, aspectos fisiológicos decorrentes da presença do patógeno, entre outros aspectos relevantes para a compreensão da relação patógeno vetor. A disciplina incluirá o estudo dos principais grupos de insetos vetores: culicídeos, flebotomíneos, simulídeos, culicoides e barbeiros.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
INTERAÇÕES ENTRE PATÓGENOS E SEUS VETORES | OBRIGATÓRIA | 30 | 2 |
17. INTRODUÇÃO À ANÁLISE PROTEÔMICA E METABOLÔMICA: Trata-se de um curso teórico, no qual serão abordados os principais conceitos de proteômica shotgun e metabolômica, incluindo: a) Revisão físico-química das propriedades de proteínas e metabólitos, b) Fracionamento de peptídeos, proteínas e metabólitos, com ênfase em cromatografia líquida, c) Espectrometria de massas, d) Preparação de amostras, e) Identificação e quantificação de peptídeos, proteínas e metabólitos por espectrometria de massas, f) Análise de dados proteômicos e metabolômicos, g) Exemplos e aplicações de proteômica e metabolômica.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
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INTRODUÇÃO À ANÁLISE PROTEÔMICA E METABOLÔMICA | ELETIVA | 45 | 3 |
18. INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ABERTA: A disciplina discute os fundamentos, perspectivas e dimensões da Ciência Aberta; explora as práticas do acesso aberto, da gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa e dos recursos educacionais abertos; aborda os marcos legais relacionados a abertura dos dados e informações científicas; e apresenta recursos para tornar as pesquisas mais transparentes e visíveis para colaborações científicas e para sociedade. Conteúdo programático: 1. O que é Ciência Aberta? 2. Panorama Histórico da Ciência Aberta 3. Marcos legais: Propriedade Intelectual Aplicada à Ciência Aberta, Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais 4. Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos 5. Acesso Aberto 6. Gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
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INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ABERTA | ELETIVA | 45 | 3 |
19. INTRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O curso visa sensibilizar os alunos dos cursos de pós-graduação da Fiocruz sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer Divulgação científica das suas pesquisas. Trata-se de disciplina de pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado, na modalidade à distância (EAD). SÍNTESE DO CURSO No cenário atual das fake news, da descrença no pensamento científico e nas evidências científicas e dos cortes de recursos públicos destinados à pesquisa científica em vários países do mundo, a ciência enfrenta o desafio de dar maior visibilidade, ao público geral e aos tomadores de decisão, a sua importância para o desenvolvimento. Além de ser uma responsabilidade social dos cientistas, a divulgação científica se tornou, também, uma questão de sobrevivência. Com a preocupação de empoderar os cientistas da Fiocruz, em particular os alunos e as alunas de mestrado e doutorado dos diversos cursos da instituição, estará disponível o Curso online de Introdução à Divulgação cientifica, resultado de uma iniciativa da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com o apoio do Campus Virtual Fiocruz. Visa facilitar o cumprimento da orientação da Câmara Técnica de Educação da instituição de promover a exposição de todos os alunos da Fiocruz a temastransversais da educação em Ciência e Tecnologia, entre os quais a comunicação pública da ciência. O curso visa sensibilizar os alunos e as alunas sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer Divulgação Científica das suas pesquisas. Curso autoinstrucional, composto por recursos didáticos variados, conta com 60 horas, que podem ser completadas nos dias e horários preferidos pelos alunos e alunas, ao longo dos meses de outubro e novembro de 2019. O curso será composto de dois módulos. O primeiro módulo visa despertar os alunos e as alunas para questões gerais da Divulgação Científica. No módulo 2, serão oferecidos guias práticos que visam dar ferramentas para uma melhor comunicação entre pesquisadores e os diversos públicos, por meio de distintas ferramentas.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
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INTRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | ELETIVA | 60 | 4 |
20. MALÁRIA: INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO: 1. Biologia dos plasmódios. 2. Biologia de vetores e dinâmica de transmissão da malária 3. Epidemiologia e controle da malária no Brasil e no mundo. 4. Métodos diagnósticos 5. Situação atual e papel das vacinas antimaláricas 6. Terapêutica da malária e emergência de resistência a antimaláricos 7. Resposta imune a Malária. 8. Fisiopatogenia da Malária. 9. Controle e Eliminação da Malária.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
MALÁRIA: INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO | ELETIVA | 30 | 2 |
21. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (TRANSVERSAL): O método científico se constitui em regras, procedimentos, linguagem e protocolos que fundamentam o conhecimento científico. O objetivo dessa disciplina é apresentar os fundamentos do método científico aplicados à pesquisa e instrumentalizar os alunos para a elaboração de projetos que venham a atender demandas sociais, organizacionais e profissionais. A disciplina se aplica a diferentes contextos, e, em especial, ao campo da Saúde Pública. Espera-se que os egressos possam compreender, de forma abrangente, como aplicar o conhecimento obtido sobre os princípios da metodologia da pesquisa para construção do conhecimento científico e sua respectiva aplicação, seja na ciência ou no âmbito tecnológico, alinhados aos princípios éticos da pesquisa.30 horas autoinstrucional + 15 horas remotas = Híbrido.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (TRANSVERSAL) | OBRIGATÓRIA | 45 | 3 |
22. PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DA CITOMETRIA DE FLUXO: Aspectos básicos da citometria de fluxo; Lasers, óptica e dinâmica de fluídos; Fluorocromos e compensação; Imunofenotipagem e avaliação funcional de: células dendríticas, NK, NKT, monócitos, T regulatórias, B e B1; Avaliação de proliferação celular, Citotoxicidade; Detecção de citocinas intracelulares e citometria multiparamétrica; CBA (Cytometric Bead Array); Apoptose; Viabilidade celular; Sorting; Análise de dados.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DA CITOMETRIA
DE FLUXO | ELETIVA | 45 | 3 |
23. REDAÇÃO DE ARTIGOS: O curso fornecerá ao discente uma visão criteriosa da redação de um artigo científico, desde a escolha da revista, como elaborar Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Referencias, Tabelas. Preparar a apresentação do material iconográfico, Figuras, Esquemas. Processo de revisão por pares. Análise do Artigo. Resposta aos Revisores. E analisar e discutir sobre ética na publicação científica.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
REDAÇÃO DE ARTIGOS | ELETIVA | 30 | 2 |
24. THE ART OF READING A PAPER: Discussão, leitura, intepretação de textos científicos. Exercícios práticos em sala de aula para compreensão dos textos científicos e desenvolvimento de senso crítico.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
THE ART OF READING A PAPER | ELETIVA | 30 | 2 |
25. TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOLOGIA DA INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO: A disciplina organiza-se como um grupo de discussão e crítica de pesquisas publicadas na área de Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro em periódicos internacionais de excelência apresentados pelos alunos matriculados e coordenado pelos pós-doutores associados ao Programa.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOLOGIA DA INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO | ELETIVA | 30 | 2 |
26.VETORES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PUBLICA: Disciplina teórico-prática. Taxonomia, Biologia, Morfologia e Ecologia de vetores de importância em saúde pública: Culicídeos, Flebotomíneos, Simulídeos, Triatomíneos, Chelicerata. Ferramentas ecológicas na predição de casos de doenças. Vigilância entomológica. Modelos de controle de vetores aplicados às endemias regionais. Biossegurança aplicada em estudos entomológicos em laboratório e em campo.
DISCIPLINA | CLASSIFICAÇÃO | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|---|
VETORES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PUBLICA | ELETIVA | 30 | 2 |
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Estágio Docência (requerimento)
Baixe aqui os requerimentos para Estágio e docência.
Avaliação CAPES
Avaliação CAPES
Infraestrutura
Em construção
Pesquisadores visitantes
Em construção
Colaboradores – Agências de fomento (Bolsas e PDPG)
Em construção
Recursos captados – Pesquisadores
Em construção
Cooperação científica
Em construção
Pós-doutoramento
Em construção
Avaliação CAPES
Em construção
Contatos
Rua Teresina, 476. Adrianópolis.
Manaus – AM. CEP: 69.057-070.
Tel.: +55 (92) 3621-2323
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Informativo
Fotos
Carlos Duarte (ILMD)
Eduardo Gomes (ILMD)
Érico Xavier
Fabiane Vinente (ILMD)
Gerson Toller
Josy Caldas (ILMD)
Sully Sampaio (ILMD)
Postagens
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