DASPAM
Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia
Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia
O DASPAM foi instituído com a missão de “formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para produção de conhecimento científico/acadêmico e tecnológico, comprometidos com a busca de soluções que possam contribuir com transformações sociais e as melhorias das condições de saúde e vida de populações na Amazônia”, e possui os seguintes objetivos:
(a) Capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas;
(b) Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, socioantropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia;
c) Contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.
Terá a duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses.
O número total de créditos para conclusão do curso de Doutorado é 96 (noventa e seis) em disciplinas obrigatórias, eletivas, atividade curricular complementar, estágio docência e tese), com no mínimo de 2.895 (duas mil, oitocentos e noventa e cinco) horas de carga horária, conforme figura ao lado, onde cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas.
A admissão ao Curso de Doutorado ocorre anualmente, no primeiro semestre do ano. A seleção é feita através de Chamada Pública, composta de 3 (três) etapas: homologação das inscrições, prova de saúde coletiva e entrega e pontuação de pré-projeto, avaliação do Currículo Lattes e prova oral.
Para facilitar o acesso às informações, todas as chamadas vigentes e encerradas podem ser encontradas nos links abaixo:
Fique atento(a) às novas publicações e participe!
DISCIPLINA | EMENTA |
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Determinantes e Condicionantes Biológicos e Sociais e Desigualdades No Processo Saúde Doença na Amazônia Obrigatória 45CH | Modelos explicativos do processo saúde doença. Integração de abordagem e conceitos das ciências da vida, da epidemiologia, da geografia crítica e das ciências sociais. Níveis de organização e expressão dos determinantes dos processos de saúde e doença na ótica das desigualdades sociais. Modulação das alterações ambientais antrópicas sobre os ciclos de transmissão de agentes patogênicos. Modelos explicativos da distribuição socioespacial de processos endêmico-epidêmicos. |
Saúde Coletiva: Fundamentos, Construção e Tendências do Campo
Obrigatória 30CH | Construção social do saber e da práxis da saúde. Instituição Hospitalar: origem, configuração moderna e tendências. A clínica e a biomedicina. Filosofia do Cuidado à Saúde. Saúde Pública e Saúde Coletiva: fundamentos teórico-metodológicos e desenvolvimento do campo. Saúde Pública na América Latina. Conceitos fundantes em saúde coletiva: determinantes sociais em saúde, humanização, integralidade, cuidado, sofrimento, promoção à saúde, vulnerabilidade, práticas sanitárias, espaço e território. Dimensões Contemporâneas do Campo da Saúde Coletiva: saúde e trabalho, epidemiologia e informação em saúde, saúde e ambiente, planejamento e gestão, comunicação e saúde, vigilância em saúde, força de trabalho em saúde, ciência e tecnologia em saúde, participação social, saúde indígena, avaliação em saúde. |
Bioética
Obrigatória 30CH | Ética e conflitos morais no campo da saúde. História da Bioética e suas bases filosóficas e profissionais. Correntes da bioética: utilitarismo, principialismo, ética do cuidado, ética da virtude. Principialismo: Princípios da beneficência, não maleficência, da autonomia e justiça. Introdução à ética em pesquisa: histórico e fundamentos. Ética na pesquisa com seres humanos e na experimentação animal. Integridade em pesquisa. Bioética clínica e alguns dilemas da prática em saúde. Metodologia: aulas expositivas e seminários para debates argumentativos acerca de situações de conflito. |
Epistemologia e História das Ciências e da Saúde Pública
Obrigatória 30CH | Introdução à história da ciência moderna. As origens da ciência, a definição de seus objetos, suas concepções teórico-epistemológicas. A experiência científica, os eventos e seus personagens. A abordagem interpretativa da ciência e a perspectiva social das ciências. Fundamentos Epistemológicos do Campo da Saúde Coletiva. A ciência a partir dos atores sociais, instituições, saberes, práticas e valores. Os espaços institucionais, os cientistas e sua produção científica. A história das ciências e da saúde na Amazônia. |
Desenvolvimento da Pesquisa I – VII
Obrigatória 30CH | Disciplina teórico prática que tem por objetivo acompanhar os trabalhos de pesquisa dos discentes que dará origem à tese. |
Antropologia e Saúde
Eletiva 30CH | Teoria antropológica e interfaces com o campo da saúde. Antropologia e Saúde Coletiva. Abordagens antropológicas aplicáveis aos estudos em saúde coletiva: antropologia simbólica, cultura como sistema simbólico, antropologia da saúde. Simbolismo e experiência da doença. Construção sociocultural da doença e a eficácia simbólica. Significados e a práxis cotidiana do processo saúde/doença. A construção social do cuidado. Pluralismo médico, Intermedicalidade, Itinerários terapêuticos e auto atenção à saúde. “Agência” de atores sociais na produção do cuidado. |
Biologia, Ecologia e Controle Vetorial
Eletiva 30CH | Teoria dos ecossistemas e sua aplicação no estudo de agravos endêmico epidêmicos e distribuição de vetores de importância médica. Geografia da saúde, ecologia de paisagens em diferentes escalas e sua importância na distribuição geográfica de agentes etiológicos, vetores e reservatórios de agravos de interesse em saúde pública. Ferramentas de sistema de informação geográfica em ações de controle vetorial de agravos endêmico-epidêmicos. Tipos de controle vetorial de agravos de relevância epidemiológica: mecânico, biológico, químico e integrado. Novas estratégias de controle vetorial e suas aplicações em saúde pública. Ações integradas de controle vetorial e vigilância epidemiológica. |
Pesquisa Qualitativa em Saúde Coletiva
Eletiva 45CH | Fundamentos filosófico-epistemológicos e características da pesquisa qualitativa, novos paradigmas em ciência (visão sistêmica, teoria da complexidade, teoria das redes etc.), construção de objeto e exploração inicial do campo, modelos de pesquisa qualitativa, o trabalho de campo, técnicas de coleta e análise de dados qualitativos, organização, análise e interpretação de dados: diferentes propostas (Análise de Conteúdo, Análise de Discurso, Grounded Theory etc.) |
Inferência Causal em Epidemiologia
Eletiva 30CH | Causalidade em epidemiologia. Vieses e confundimento. Conceitos de interação e modificação de efeito. Mediação. Inferência estatística e inferência causal. Modelos causais. |
Metodologia de Produção e Divulgação de Artigo Científico
Eletiva 45CH | Descrição de tipos de publicação de dados científicos e métodos em que a informação científica pode ser divulgada. Descrição dos tipos de informações científicas publicadas em livros, revistas acadêmicas, imprensa, páginas web e patentes. Classificação de revistas acadêmicas existentes e os tipos de artigos científicos que são publicados. Processo do peer-review e a publicação de artigos científicos open access. Métricas utilizadas de acordo às classificações de revistas científicas. Cálculo de fatores de impacto por Thomson Reuters e classificação de artigos científicos por CAPES – qualis. Ética em Pesquisa. Plágio. Orientação na divulgação de dados científicos e na elaboração de artigos de pesquisa. Realização de oficinas de desenvolvimento e estruturação de publicações baseados nos dados de pesquisa dos alunos. |
Modelos Teóricos Para Estudos de Gestão, Organização e Avaliação de Serviços de Saúde
Eletiva 30CH | Bases Conceituais. Desenhando o Modelo Teórico/Lógico. Diretrizes para a Construção de Modelos em Avaliação. Elementos de um Modelo Lógico. Matriz de Medidas do Modelo Teórico/Lógico. Principais modelos teóricos validados. |
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Saúde Coletiva
Eletiva 30CH | Revisão de conceitos de uso corrente em bioestatística: média, mediana, desvio padrão, amplitude semi-quartil e correlação. – Conceitos e Distribuições de probabilidade. -Intervalo de confiança para uma proporção. – Intervalo de confiança para uma média – Testes de hipóteses: interpretação. Erros tipos I e II: Nível de significância e poder – Teste de uma média, duas médias independentes e duas médias não independentes. – Modelos simples de análise de variância: pressupostos e requisitos. Testes de mais de duas médias independentes e duas médias não independentes. Testes de mais de duas médias não independentes. Análise de variância a dois critérios de classificação. Comparações múltiplas. Contrastes. Correlação e regressão simples e múltipla – Análise de variância. – Análise não paramétrica. Ideia geral e aplicabilidade. Testes de Wilcoxon. Teste de Mann Whitney. Teste de Kruskal Wallis. Teste de Friedman. Correlação não paramétrica: Spearman e Kendall. |
Tópicos Avançados em Saúde Coletiva
Eletiva 30CH | A disciplina discutirá temas especiais que representem avanços no campo de conhecimento da saúde coletiva em geral e na temática de interesse da área de concentração e linhas de pesquisa do programa. Sua oferta ocorrerá mediante demanda e/ou quando verificada sua necessidade nas ações de autoavaliação instalado no programa. |
Sociodiversidade Amazônica
Eletiva 30CH | A disciplina se propõe a apresentar e problematizar dimensões da sociodiversidade amazônica, explorando dimensões históricas, espaciais, culturais e socioeconômicas das populações da região, estabelecendo correlações entre a ocupação socioambiental de espaços rurais e urbanos e as políticas de desenvolvimento regional instituídas nas últimas décadas para a Amazônia. |
Epidemiologia Clínica
Eletiva 45CH | Qualificar o aluno de pós-graduação no exercício da pesquisa clínica, com ênfase em doenças endêmico-epidêmicas, desenvolvendo sua capacidade crítica e de formular projetos de pesquisa relevantes nas linhas de pesquisa do referido programa de pós-graduação, com ênfase na realização de ensaios clínicos, estudos de intervenção, estudos com testes diagnósticos, estudos prognósticos e estudos de causa e efeito. A disciplina tem como objetivos: a) Oferecer a oportunidade para a aquisição de conhecimentos e habilidades para o aprimoramento de projetos de pesquisa de tese de doutorado, com ênfase em aspectos metodológicos da pesquisa clínico-epidemiológica. |
Epidemiologia Clínica
Eletiva 30CH | Desenvolvimento de estudos epidemiológicos. Estudos transversais e Ecológicos: delineamento, vieses, confundimento, implementação, medidas e análise. Indicadores de validade e confiabilidade de instrumentos de pesquisa epidemiológica. |
Epidemiologia I
Eletiva 30CH | Desenvolvimento de estudos epidemiológicos. Estudos transversais e Ecológicos: delineamento, vieses, confundimento, implementação, medidas e análise. Indicadores de validade e confiabilidade de instrumentos de pesquisa epidemiológica. |
Epidemiologia II
Eletiva 30CH | Delineamento, vieses, implementação, medidas e análise de estudos em epidemiologia: estudos de coorte, caso-controle e de intervenção. Bases conceituais de revisão sistemática e metanálise. |
Epidemiologia Molecular de Doenças Endêmicas e Outros Agravos de Interesse na Amazônia
Eletiva 30CH | A disciplina se propõe a discutir conceitos e métodos de biologia molecular utilizados para estudar doenças infecciosas e elucidar, através de métodos moleculares, agentes patogênicos que circulam na região amazônica e são associados a surtos que acometem populações humanas. Serão abordados tópicos de aprofundamento em epidemiologia molecular, ferramentas moleculares para o estudo de patógenos, genética de populações de patógenos, fatores de resistência e suscetibilidade a patógenos. |
Identificação e Incriminação de Vetores de Doenças Infecciosas na Amazônia
Eletiva 45CH | Trata-se de uma disciplina teórico-prática que capacitará os alunos para responder demandas sobre incriminação de vetores invertebrados em ambientes amazônicos, associados agravos de interesse na saúde humana. Tratará de tópicos como: Coleta de insetos em campo, escolha de tipos de armadilhas mais adequados para coletar cada tipo de inseto; incriminação vetorial, análise de dados entomológicos, Legislação para coleta de insetos (SISBIO), identificação dos insetos por caracteres morfológicos e moleculares; técnicas de dissecção para identificação de parasitos nos insetos; detecção dos parasitos por caracteres morfológicos e moleculares; cálculo de taxas de infecção e análise de dados entomológicos, com vistas a subsidiar ações de vigilância entomológica para controle de endemias em populações vulneráveis na Amazônia. |
Política, Gestão e Operacionalização do Subsistema de Saúde Indígena
Eletiva 30CH | Matrizes históricas, políticas e operacionais das políticas públicas direcionadas às populações indígenas no Brasil. Reforma sanitária brasileira e a política de saúde indígena. Políticas públicas de saúde no Brasil: centralismo, descentralização e diversidade cultural. Subsistema de saúde indígena: premissas da atenção diferenciada às minorias étnicas e estrutura de gestão pública no Brasil. Dimensões organizativas e operacionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Interculturalidade e organização do cuidado nos DSEI. Política indígena, indigenista e controle social em saúde indígena.
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Obrigatório: Para doutorandos bolsistas, envolvendo preparação e regência de disciplina de graduação, sob supervisão do orientador.
Flexibilidade: Com aprovação do orientador e coordenação do curso, pode ser realizado em cursos de doutorado ou especialização em instituições associadas.
Opcional: Para doutorandos não bolsistas, podendo ser convertido em atividades complementares ou disciplinas eletivas até completar a carga horária do ED.
Responsabilidade: Coordenação do curso deve indicar um docente responsável pelo ED.
Dispensas: 1. Alunos que já realizaram ED no mestrado podem solicitar dispensa de 60 horas (4 créditos), precisando cumprir o restante; 2. Alunos que ministram disciplinas em Universidades ou Faculdades.
Defesa de Tese: Cumprimento da carga horária do ED é necessário para homologação do pedido de defesa de Tese.
As ACC são componentes curriculares obrigatórios que contabilizam somente carga horária e possibilitam o aprimoramento de habilidades e competências e complementam o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares ou de auxílio no desenvolvimento da tese.
Em função de sua natureza, as ACC compreendem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. A coordenação de ACC é feita por um docente do curso indicado pela coordenação. Seu funcionamento está descrito no Manual do Aluno.
A carga horária de ACC deverá ser cumprida até o 36º mês de matrícula no curso.
O exame de língua inglesa é ofertado pelo ILMD/Fiocruz Amazônia uma vez ao ano, em período estabelecido pelo calendário acadêmico. Outra oportunidade de realização do exame ocorre mediante oferta através de edital da Fiocruz. Neste exame a proficiência resta comprovada com a capacidade de leitura e interpretação por parte do aluno, devendo ser realizado antes do agendamento da defesa de tese. Dispensa: Poderá ser solicitada à Coordenação do Curso dispensa do exame de língua inglesa, com o resultado de exames de proficiência em línguas reconhecimento internacional como: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o IELTS (International English Language Testing System) e o CPE in English), ou os oferecidos por Universidades, mediante avaliação da Coordenação do Programa, em função da nota obtida pelo candidato.
O exame de qualificação tem a finalidade de avaliar o conhecimento do aluno acerca da área objeto de sua pesquisa, podendo ou não constarem nele dados de resultados preliminares, e deverá ser realizado após a obtenção da quantidade dos créditos obrigatórios em disciplinas, exigidos para o doutorado devendo ser cumprido até o final do 24º (vigésimo quarto) mês do Curso, os demais critérios inerentes ao exame de qualificação deverão ser consultados no Manual do Aluno.
São requisitos para obtenção do título de doutor e expedição do respectivo diploma:
ILMD/Fiocruz Amazônia
Bernardo Lessa Horta
Resumo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1995) e doutorado em Epidemiologia – McGill University (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (nível 1A). Atualmente é coordenador da Área de Saúde Coletiva – CAPES.
Áreas de atuação
Medicina – Saúde Materno-Infantil
Saúde Coletiva – Epidemiologia
Lattes: Clique aqui
O DASPAM dispõe de bolsas de doutorado das seguintes agências: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da FIOCRUZ através da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC).
Normativas das bolsas de estudo concedidas pela FAPEAM
RESOLUÇÃO N.º 002/2024
25/01/2024 – 14:00
APROVA as normas relativas ao Programa de Apoio à Pós-graduação Stricto Sensu – POSGRAD – Edição 2024/2025, na forma constante dos anexos desta Resolução.
DECISÃO N.º 069/2024
25/01/2024 – 14:02
Concessão de quotas de bolsas e auxílio-pesquisa concedidos às Instituições vinculadas ao Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD – Edição 2024/2025.
Normativas das bolsas de estudo concedidas pela CAPES
PORTARIA Nº 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010 – CAPES
Regulamento do Programa de Demanda Social e suas alterações
O DASPAM conta com apoio financeiro do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD/FAPEAM, Edição 2023/2024 e 2024/2025 e com apoio do Programa de Apoio à Pós-graduação – PROAP/CAPES.
Edital Move La América
(mobilidade de alunos internacionais)
Docentes e Orientadores do Lamerica
Aguardando resultado da análise da CAPES
NAYARA BEGALLI SCALCO VIEIRA
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Projeto: Movimento Indígena em luta pelo direito à saúde: perfil e perspectivas
Período: 2022-2023
MARIANA BALDOINO DA COSTA
Lattes: Clique aqui
Projeto: As relações de trabalho e os modos de vida dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de uma comunidade rural do município de Manaus/Amazonas
Período: 2021-2022
Doutorado Sanduiche: Clique aqui
Auxílio permanência: Clique aqui
Mobilidade acadêmica: Clique aqui
Rua Teresina, 476. Adrianópolis.
Manaus – AM. CEP: 69.057-070.
Tel.: +55 (92) 3621-2323
FALE CONOSCO
Acesse e fale com a gente
Carlos Duarte (ILMD)
Eduardo Gomes (ILMD)
Érico Xavier
Fabiane Vinente (ILMD)
Gerson Toller
Josy Caldas (ILMD)
Sully Sampaio (ILMD)
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