PPGBIO – INTERAÇÃO
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) é curso strictu sensu tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial. O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro. Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Por último, o corpo discente receberá uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado. A bioinformática, a bioestatística e a epidemiologia darão suporte às pesquisas acima preenchendo as lacunas pré-existentes nas pesquisas no estado. A área de concentração única do ILMD/Fiocruz Amazônia será operacionalizada através de 2 (duas) linhas de pesquisa que se unem transversalmente.
Coordenador: Paulo Afonso Nogueira
Vice-Coordenador: Cláudia Maria Rios Velásquez
Membros Titulares: Pricila Aquino e Stefanie Lopes
Membros Suplentes: Felipe Pessoa e Patrícia Orlandi
Mestrado acadêmico recomendado com nota 4 (quatro).
Com este perfil, provavelmente, farmacêuticos, bioquímicos, biólogos, biomédicos, médicos, veterinários, patologistas, bioinformatas, e de outras áreas afins se sentirão atraídos para compor o corpo discente deste programa que lhes oferecerá um rol de oportunidades de estudo sobre ecoepidemiologia de doenças transmissíveis; diagnóstico dos agentes patogênicos, taxonomia e sistemática de agentes patogênicos e seus vetores; desenvolvimento de insumos para diagnóstico molecular e sorológico; genética e evolução de populações de parasitos, vetores e hospedeiro humano; resposta imune inata celular e humoral; proteômica e genômica aplicadas à fisiologia estrutural dos agentes patogênicos; e a bioprospecção da biodiversidade amazônica para novos compostos antimicrobianos.
1ª Eco-epidemiologia das doenças transmissíveis:
Relações saúde-ambiente e epidemiologia de doenças transmissíveis; aprimoramento no diagnóstico dos agentes patogênicos, pela taxonomia, sistemática e desenvolvimento de insumos para diagnóstico molecular ou sorológico compreensão da genética e evolução de populações de vetores;
2ª Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus vetores.
Interações bioquímicas, celulares ou moleculares de patógenos e seus vetores e a resposta do hospedeiro via imunidade inata, celular e humoral; compreensão dos agentes patogênicos por estudos proteômicos e genômicos aplicados; e por último a bioprospecção da biodiversidade amazônica para novos compostos antimicrobianos.
Ao longo do tempo os pesquisadores do ILMD-Fiocruz Amazônia têm acumulado experiência em assuntos de importância epidemiológica para a região Amazônica, e com produção científica expressiva. O corpo docente é composto por pesquisadores e a formação de mestres e doutorado na área de Ciências Biológicas III, uma das áreas mais concorridas da CAPES.
• Bernardo Horta
• Cláudia Maria Rios Velásquez
• Felipe Arley Costa Pessoa
• Felipe Gomes Naveca
• James Lee Crainey
• Marcus Vinicius Guimarães Lacerda
• Patricia Puccineli Orlandi
• Paulo Afonso Nogueira
• Priscila Aquino
• Pritesh Jaychand Lalwani
• Sergio Luiz Bessa Luz
• Stefanie Lopes
• Tainá Raiol Alencar
• Wuelton Monteiro