COOPERAÇÃO
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
Diante da diversidade e amplitude dos campos de atuação da Fiocruz, no ILMD a cooperação técnica contribui decisivamente para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino, para a aquisição de recursos materiais e financeiros, para publicações, para o intercâmbio de pesquisadores e alunos, e para a formação de recursos humanos.
Considerando as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS), as ações de cooperação têm sido articuladas por pesquisadores e gestores do ILMD, o que potencializa a atuação institucional e permite a realização de atividades, prestação de assessoria técnica independente a órgãos públicos, e contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas em diferentes esferas de governo.
Portanto, esforços são empreendidos para institucionalizar a colaboração efetiva com as demais unidades da Fiocruz, com outras instituições de pesquisa, governos e terceiro setor nos âmbitos local, regional e internacional.
Internacional/Estrangeira
IntraFiocruz
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é a unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável pelo desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, reativos e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) do Instituto, um dos maiores e mais modernos centros de produção da América Latina, instalado no campus da Fiocruz, garante a autossuficiência em vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde (MS).
Site do Instituto: www.bio.fiocruz.br
É uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção e fornecimento de biomodelos, dentre eles, animais de laboratório, sangue e hemoderivados. Também presta serviços de controle da qualidade animal e biotecnologia associada a ciência de animais de laboratório, o que confere ao centro um papel estratégico na área do bioterismo nacional. Tem como principal objetivo a contribuição com programas e projetos de pesquisa biomédica mediante a produção e controle da qualidade de insumos estratégicos. Além de apoiar o desenvolvimento tecnológico, o ensino da Fiocruz e das demais instituições de pesquisa e ensino nacionais.
Site do Instituto: www.cecal.fiocruz.br
Casa de Oswaldo Cruz é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz dedicada à preservação da memória da Fiocruz e às atividades de pesquisa, ensino, documentação e divulgação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil. As pesquisas concentram-se no campo da história das ciências e da saúde, com intensa publicação de livros e obras de referência sobre a institucionalização, a produção de conhecimentos e de políticas públicas em ciência e saúde no país. Além disso, o conhecimento acumulado em diversas práticas profissionais fez emergir investigações nos campos da arquivologia, documentação e informação; divulgação científica; e arquitetura e urbanismo, com suas interfaces nas ciências e na saúde.
Site da Unidade: www.coc.fiocruz.br
A Fiocruz Pernambuco, como hoje é conhecida, possui em seu quadro de pesquisadores, mestres e doutores atuando em diversos projetos e linhas de pesquisa nas grandes áreas de Ciências Biológicas e Saúde Coletiva. Sua missão institucional é “contribuir para a geração de conhecimentos e inovação tecnológica para a melhoria das condições sanitárias da população, particularmente na região nordeste brasileira, mediante geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde e de ciência e tecnologia em saúde e de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica”.
Site do CPQAM: www.cpqam.fiocruz.br
O Centro de Pesquisa René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz, começou a sua história em 25 de abril de 1955, quando o Instituto de Malariologia, que funcionava precariamente no Rio de Janeiro, foi transferido para Belo Horizonte, tendo em sua direção o Dr. René Rachou. Em 1956, o instituto foi absorvido junto ao SNM pelo Instituto Nacional de Endemias Rurais (INERu), administrado pelo DNERu (Departamento Nacional de Endemias Rurais), órgão instituído pelo governo do Presidente Juscelino Kubitschek. Na década de 70, o CPqRR foi integrado à Fundação Oswaldo Cruz, através do Decreto nº 66.624, de 22 de maio de 1970. Atualmente, o Centro de Pesquisa René Rachou é composto pelos Laboratórios de Esquistossomose, Helmintoses Intestinais, Educação em Saúde, Pesquisas Clínicas, Leishmanioses, Doença de Chagas, Malária, Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas, Imunopatologia, Imunologia Celular e Molecular, Parasitologia Celular e Molecular, Química de Produtos Naturais, Epidemiologia e Antropologia Médica e Entomologia Médica. Conta também em seu organograma, o Departamento Administrativo e o Núcleo de Apoio Técnico-Científico.
Site do CPQRR: www.cpqrr.fiocruz.br
O ensino está no cerne da missão institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). É o espaço estratégico de diálogo com a sociedade, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Ciência e Tecnologia (C&T), seja através dos cursos de lato sensu e de qualificação profissional em saúde, seja através de seus programas de pós-graduação stricto sensu. Através dos cursos de especialização latu e strictu sensu, a ENSP vem atuando de maneira protagonista na formação de quadros para o Sistema Único de Saúde brasileiro. Nos últimos dez anos, formou mais de 7.000 profissionais, em seus cursos de mestrado e doutorado, cursos presenciais de especialização e de qualificação profissional em saúde, e mais de 65.000 profissionais, em seus cursos de Educação a Distância (EAD). São profissionais que, hoje, ocupam posições estratégicas nos diversos níveis do SUS e que vêm contribuindo para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde e da oferta de serviços de saúde para a população brasileira.
Site da ENSP: www.ensp.fiocruz.br
Site do Ensino ENSP: ensino.ensp.fiocruz.br
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é uma unidade técnico-científica da Fiocruz que promove atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. A EPSJV oferece cursos técnicos de nível médio, de especialização e de qualificação nas áreas de Vigilância, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais, Manutenção de Equipamentos e Radiologia, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde. A EPSJV coordena e desenvolve programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde; elabora propostas para subsidiar a definição de políticas para a educação profissional em saúde e para a iniciação científica em saúde; formula propostas de currículos, cursos, metodologias e materiais educacionais; e produz e divulga conhecimento nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde. A Escola também é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde e Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).
Site do EPSJV: http://www.epsjv.fiocruz.br
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) é uma organização pública de administração indireta e integra o complexo técnico-científico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde (MS).
Site do Instituto: www.far.fiocruz.br/
O Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz) é a unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná. Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz possui como meta institucional atuar na promoção da saúde e no desenvolvimento social, na geração e propagação do conhecimento científico e tecnológico, visando combater os grandes problemas de saúde pública brasileira em função das prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades da Fiocruz incluem o desenvolvimento de pesquisas, a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico, o ensino e a formação de recursos humanos, a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia, o controle de qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.
Site do Instituto: www.icc.fiocruz.br/
O projeto Fiocruz Rondônia teve seu embrião quando da criação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia – IPEPATRO, em 21/10/1999, como instituição de apoio a pesquisa, subsidiando aporte ao Centro de Pesquisas em Medicina Tropicais de Rondônia – CEPEM, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado. Em 2000 ocorreu a formalização de um convênio com a Funasa para aporte financeiro e o início efetivo das atividades do Instituto.
Site da Fiocruz Rondônia: www.rondonia.fiocruz.br
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), fundado em 1924, é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida em 2006 como hospital de ensino e em 2010 como centro nacional de referência pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.
O IFF tem como missão promover a saúde da mulher, da criança e do adolescente e melhorar a qualidade de vida desse grupo, por meio de ações integradas e articuladas, ações de pesquisa, ensino, assistência e atenção integral à saúde, cooperação técnica em nível nacional e internacional e desenvolvimento e avaliação de tecnologias, como também oferecer subsídios à execução e formulação de políticas públicas nacionais.
Foi em 2010, quando o Instituto recebeu a denominação Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, que passou a assumir a atribuição de órgão auxiliar do Ministério da Saúde na tarefa de desenvolver, coordenar e avaliar as ações integradas, direcionadas à área da saúde feminina e infanto-juvenil em âmbito nacional.
Site do IFF: www.iff.fiocruz.br
Unidade da Fiocruz voltada para a pesquisa clínica, ensino, serviços de referência e assistência em doenças infecciosas. Integra a Rede de Pesquisa Clínica da Fundação Oswaldo Cruz. Em agosto de 2014, o INI foi indicado como centro de referência para receber casos suspeitos de infecção pelo vírus Ebola no estado do Rio de Janeiro, em resposta ao surto epidêmico que aflige populações da África Ocidental, principalmente da Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria, com perspectivas de atingir outras regiões do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Site do INI: www.ini.fiocruz.br
Participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos governamentais. Com esta missão, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) investe na interface entre ensino, pesquisa e serviços de forma a gerar conhecimentos, produtos e inovações para a saúde pública brasileira. O objetivo é fortalecer o SUS e promover melhores condições de vida e saúde para a nossa população.
Na prática, essa missão se traduz em ações integradas de Pesquisa e Ensino, Comunicação e Informação e Gestão e Desenvolvimento Institucional, alinhadas a quatro eixos temáticos definidos pelo Plano Quadrienal da unidade para o período 2011-2014: Desafios do SUS; Ciência e Tecnologia, Saúde e Sociedade; Inovação na Gestão; e Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Sob essa perspectiva, o Icict atua no campo da Informação e Comunicação em Saúde, uma área interdisciplinar do conhecimento, que por sua ampla abrangência e recente formação gera, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades ímpares.
Site do iCICT: www.ini.fiocruz.br
É um instituto de Ciências da Saúde. Trabalham para produzir e disseminar a saúde nacional e internacionalmente como um direito humano básico, tomando a produção, a disseminação e a aplicação de conhecimentos técnicos e científicos de excelência como expressão de compromisso com a melhoria das condições de saúde da população em geral, e dos grupos socialmente vulneráveis em particular.
Site do ICC: www.carloschagas.org.br
Criado em 1900 como uma iniciativa pioneira no país, em seus 116 anos de existência o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) diversificou suas ações e hoje constitui um complexo que gera conhecimento, produtos e serviços na área biomédica para atender as necessidades da saúde da população brasileira. O IOC atua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e na prestação de serviços de referência para diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas e controle de vetores, amparado pela ação de comissões internas responsáveis por garantir os padrões de biossegurança, de qualidade e de gestão ambiental. O IOC também mantém coleções biológicas de importância nacional e internacional e forma cientistas e técnicos através da atuação na educação profissional e de pós-graduação. A base de ação do Instituto são seus 72 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, dedicados ao estudo e à geração de produtos e insumos para diversas doenças. A interface mais direta do IOC junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) consiste na prestação de serviços de referência de âmbito regional, nacional e internacional. A interface com a população se dá através da assistência médica de referência em hanseníase e hepatites, da capacitação profissional oferecida nas diversas modalidades de cursos e da atualização constante de seu sítio na internet.
Site do IOC: www.fiocruz.br/ioc
Nacionais
A Abrasco foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil. Sua forte participação na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 17 a 21 de março de 1986, estabeleceu sua postura intransigente de defesa da proposta ali consagrada do Sistema Único de Saúde – SUS, aprovada na Constituição de 1988.
Site da Associação: www.abrasco.org.br
Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. A agência exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, sanantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.
Site da Agência: portal.anvisa.gov.br
É uma associação privada de Manaus – AM, fundada em 10/06/2008. Sua atividade principal é a defesa dos direitos sociais.
Site da Associação: portal.anvisa.gov.br
É uma organização da sociedade civil (OSC) que presta assistência social e jurídica a soropositivos na capital do Amazonas. Esta Associação disponibiliza grupos de ajuda, visitas domiciliares, lazer e cursos profissionalizantes a pessoas portadoras de HIV de baixa renda de Manaus.
Site da Associação: katiroam.blogspot.com
O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM) é um órgão responsável pelas pesquisas sobre as doenças tropicais da região Amazônica, ligado à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Rondônia, sem fins lucrativos, criado por vontade e iniciativa de um grupo de cientistas e médicos que desenvolvem trabalhos de pesquisa em Rondônia.
Site do Centro de Pesquisa: www.rondonia.fiocruz.br/saude-publica
O Comando Militar da Amazônia é um dos Comandos Militares de Área do Brasil que compreende os Estados de Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, e envolve a 12ª Região Militar, sediado em Manaus – AM. Possui em sua estrutura organizacional, unidades reconhecidas como as melhores unidades de combate na selva do mundo, formada por índios da região amazônica e por militares oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva, também subordinado à sua estrutura.
Site da Associação: www.cma.eb.mil.br
Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) são unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas criadas pela Lei Nº 9.836 de 24 de setembro de 1999, também conhecida como Lei Arouca, devido à atuação do Deputado Sérgio Arouca na sua aprovação. A Lei Nº alterou a Lei Nº 8.080/90, criando no Sistema Único de Saúde – SUS brasileiro um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, organizando-o em Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI. Essa lei cria o relacionamento entre o subsistema de saúde e os órgãos responsáveis pela política indigenista; permite uma atuação complementar por parte de Estados, Municípios e Organizações não-governamentais; determina a necessidade de diferenciação na organização do SUS para atender às especificidades da atenção intercultural em saúde, recuperando o princípio de equidade das ações de saúde; possibilita a representação indígena no Conselho Nacional de Saúde, nos conselhos estaduais e municipais; estabelece o financiamento no âmbito da União para os DSEI; adota uma concepção de saúde integral e diferenciada; aplica os princípios do SUS de descentralização, hierarquização e regionalização ao subsistema de saúde indígena. A partir de 1999 foram organizados no Brasil 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas ficando a execução da atenção à saúde indígena sob a responsabilidade de Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, braço executivo do Ministério da Saúde do Brasil. Em 2011, a responsabilidade pela saúde indígena passa à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão vinculado diretamente ao Ministério da Saúde.
Instituído como o primeiro consórcio de saúde pública do Amazonas, com objetivo de viabilizar a gestão associada de serviços públicos na área e, com isso, expandir e melhorar à assistência na região do Alto Solimões, com suporte técnico do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, executado pelo Governo do Estado, implementado pela Ciama. O consórcio reúne os municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Fonte Boa, Jutaí, Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá, que totalizam uma população de mais 224.094 mil habitantes.
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), é uma entidade que representa potencialmente os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários de Saúde como membros-efetivos. O Cosems-AM tem entre suas atribuições: funcionar como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus associados; promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal; diligenciar no sentido de que as Secretarias Municipais de Saúde participem nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais, que lhes interessem diretamente; encaminhar aos órgãos competentes propostas para equacionar os problemas da área da saúde; promover estudos e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento da área da saúde; orientar e promover a realização de congressos, conferências, seminários e outros eventos de interesse do setor saúde; garantir representação das Secretarias Municipais de Saúde em toda e qualquer comissão da esfera estadual constituída para tratar de assuntos de interesse do setor saúde, dentre outras citadas no estatuto.
Site da Conselho: www.cosemsam.org.br/
Unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes ao Alto do Rio Negro, que tem alta concentração de territórios e povos indígenas. Lá estão localizadas sete Terras Indígenas (TIs) – Alto Rio Negro, Médio Rio Negro I, Médio Rio Negro II, Balaio, Cué-Cué/Marabitanas, Rio Apapóris e Rio Tea – que, juntas, têm população total de 32,2 mil pessoas e uma área de 11,5 milhões de hectares. Os municípios que compõem a região – São Gabriel da Cachoeira, São Isabel e Barcelos – contam com muitos indígenas em relação ao total da população. De acordo com dados do censo do IBGE de 2010, só em São Gabriel da Cachoeira vivem 37,8 mil pessoas, das quais 29 mil são indígenas, ou quase 80% do total.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a nossa criação, assumimos um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.
Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporamos uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos. Uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. Quadruplicamos a oferta de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango. Essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.
Site da Embrapa: www.embrapa.br
A Lei nº 2.743, de 10 de julho de 2002, autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, com a finalidade exclusiva de amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico experimental, no Estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.
Site da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br
Fundada em 1974, como Centro de Oncologia (CECON), a unidade hospitalar foi transformada, em 1989, em Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), e hoje está prestes a completar 40 anos, reunindo diversas especialidades médicas e os principais tratamentos oncológicos, fator que consolidou a instituição como referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. Além do renomado corpo clínico, a Fundação também se destaca pelas ações desenvolvidas nas áreas de Prevenção e Ensino e Pesquisa, as quais foram ampliadas significativamente, nos últimos anos, com o aumento do número de campanhas de combate à doença e pesquisas envolvendo acadêmicos e doutores, fortalecendo a área científica no Estado. Na assistência, a instituição tem capacitado periodicamente sua equipe, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de radiologia e de radioterapia, a partir de cursos, palestras e atividades desenvolvidas nas dependências da FCecon, além de apostar em ações voltadas à humanização.
Site da Fcecon: www.fapeam.am.gov.br
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto – Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Neste contexto, os repasses de dinheiro são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios). Além de inovar o modelo de compras governamentais, os diversos projetos e programas em execução – Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte do Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – fazem do FNDE uma instituição de referência na Educação Brasileira.
Site da Fnde: www.fnde.gov.br
É uma associação civil sem fins lucrativos, sem vinculação partidária ou religiosa, fundada em 30 de abril de 1987. A Foirn tem como missão defender os direitos dos povos indígenas que habitam a bacia do rio Negro localizada no Noroeste Amazônico, estado do Amazonas, Brasil. É composta de 89 associações indígenas de base que representam cerca de 750 aldeias. Sua área de abrangência corresponde a 108 milhões de km2, onde vivem mais de 35 mil índios, pertencentes a 23 grupos étnicos, representantes das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak e Maku.
Site da Foirn: www.foirn.org.br
Pioneira na condução de novas formas de pensar o desenvolvimento da Amazônia, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica foi instituída em 1982, a partir de iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM, Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM e Grupo Executivo Interministerial de Componentes e Materiais – GEICOM, ligado ao Governo Federal. A busca da inovação em todas as suas áreas de atuação é uma das características mais fortes da FUCAPI. Instituição privada, sem fins lucrativos, está voltada para o desenvolvimento de pesquisa e serviços tecnológicos e incremento à competitividade de empresas e organizações na região amazônica. A FUCAPI é certificada nas normas ISO 9001 Gestão da Qualidade, 14001 Gestão Ambiental, 27001 Segurança da Informação e 17025 Acreditação de Laboratórios. A FUCAPI desenvolve atividades nas dimensões Educacional e Tecnológica, atuando nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias Ambientais, Tecnologia Industrial Básica, Tecnologia de Produtos e Tecnologias de Gestão. Dessa forma, a FUCAPI vem se consolidando a cada ano como instituição de apoio à melhoria da competitividade das empresas e ao desenvolvimento sustentável da região.
Site da Fucapi: www.fucapi.br
No dia 12 de agosto de 1977, através do Decreto Governamental No 18.073, a instituição de saúde passou a denominar-se Instituto de Medicina Tropical do Amazonas – IMT-AM. E, no dia 30 de dezembro de 1998, a lei, n. 2.528, altera a natureza jurídica da instituição para Fundação de Medicina Tropical-FMT. O Grupo de alunos que apoiou e deu inicio ao serviço de diagnóstico e tratamento das doenças Tropicais no Amazonas, hoje na direção do órgão, vem acompanhando e contribuindo para a consolidação da instituição como referência na região do país. O marco expressivo, no entanto, aconteceu e 1988, quando foi elaborado um plano de expansão e reformulação das instalações físicas, nas áreas de atuação da fundação. No primeiro estágio, construiu-se um novo hospital com 4.800 metros quadrados subdivididos em cinco blocos. Também tem em suas instalações, um ambulatório com 14 consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas automatizado, serviços de hemoterapia, radiodiagnóstico e ultra-sonografia, que dão suporte a diversas áreas de responsabilidade da Diretoria de Assistência Médica. O Centro de ensino e pesquisa com 4.000 metros quadrados de área construída, desenvolve suas atividades através da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Controle de Endemias e demais.
Site da FMT-HVD: www.fmt.am.gov.br
A Fundação Alfredo da Matta é um centro de referência estadual, nacional e internacional nas áreas de Hanseníase, dermatologia tropical e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Certificada pela norma de qualidade ISO 9001, desde 2010, a Fundação Alfredo da Matta realiza ações de prevenção e atendimento a pacientes de Hanseníase e à população em geral que busca assistência em dermatologia clínica, DST/Aids e cirurgias dermatológicas, com o atendimento a pacientes com câncer de pele.
Site da FUAM: www.amazonas.am.gov.br/entidade/fundacao-alfredo-da-matta-fuam
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) tem por finalidade institucional a promoção e proteção à saúde, mediante ações de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e controle de doenças, incluindo educação, capacitação e pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida da população amazonense.
Site da FVS: www.amazonas.am.gov.br/entidade/fundacao-de-vigilancia-em-saude-do-amazonas-fvs
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM é a instituição no Amazonas que realiza os processos de coleta, tratamento e distribuição de sangue para transfusão sanguínea, na capital e no interior, atendendo em 100% a demanda do Estado. Integra a rede nacional de hemocentros e segue as diretrizes do Programa Nacional do Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde. É o centro referencial na região Norte para diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas, incluindo-se as hemoglobinopatias (anemia falciforme, talassemia), coagulopatias (hemofilia, doença de Von Willwbrand) e doenças oncohematológicas (leucemias e linfomas, dentre outras). Sua sede é em Manaus e no interior do Estado atua com Unidades de Coleta e Transfusão. Primando pela alta qualidade em seus serviços e produtos, o HEMOAM participa de controles externos de qualidade, por meio dos quais vem obtendo certificados de Elite e Excelência em serviços laboratoriais. Também conta com o certificado ISO 9002 para o Ciclo do Sangue, sendo o primeiro a obter a certificação entre os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Site da HEMOAM: www.hemoam.am.gov.br
A Hutukara é uma Associação Yanomami, criada em 12 de Novembro de 2004 com o objetivo de proteger e fortalecer o Povo Yanomami. Desenvolve diversas atividades de articulação das comunidades Yanomami bem como na defesa de seus direitos. O nome Hutukara tem por significado o céu original a partir do qual se formou a terra é que mantém povo Yanomami vivo juntamente com os rios e a floresta.
Site da Hutukara: www.hutukara.org
É o órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o nº 00.394.544/0171-50, que atua no desenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil. Constitui-se como Centro de Referência de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do MS, em conformidade com a Portaria 140/14. Tais ações são de caráter multidisciplinar e compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer, no âmbito do SUS, e a atuação em áreas estratégicas como a prevenção e a detecção precoce, a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento da pesquisa e a informação epidemiológica. Todas as atividades do INCA têm como objetivo reduzir a incidência e mortalidade causada pelo câncer no Brasil.
Site do INCA: www.inca.gov.br
É uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. Está implantado em todo o território nacional por meio de 30 Superintendências Regionais. O objetivo é implantar modelos compatíveis com as potencialidades e biomas de cada região do País e fomentar a integração espacial dos projetos. Outra tarefa importante no trabalho da autarquia é o equacionamento do passivo ambiental existente, a recuperação da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável dos mais de oito mil assentamentos existentes no País. Sua sede é no Edifício Palácio do Desenvolvimento, em Brasília, no Distrito Federal.
Site do INCRA: www.incra.gov.br
Site do IFAM: www2.ifam.edu.br
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal brasileira, criada em 1970, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Antecedeu o Departamento Nacional da Propriedade Industrial. Tem por finalidade principal, segundo a Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial), executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a Propriedade Industrial, tendo em vista a sua função social, econômica, jurídica e técnica. É também sua atribuição pronunciar-se quanto à conveniência de assinatura, ratificação e denúncia de convenções, tratados, convênios e acordos sobre propriedade industrial.
Site do INPI: www.inpi.gov.br
O Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), atua nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública. Sua área de atuação está relacionada às investigações e pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Medicina Tropical. Há mais de sete décadas atuando em defesa da qualidade de vida da população brasileira, o IEC tem se notabilizado por inúmeras descobertas, o que o torna referência mundial como centro de excelência em pesquisas científicas. Seu corpo de pesquisadores tem sido incansável na luta pela garantia de serviços de saúde ao povo amazônida a partir de pesquisas relevantes, consolidando o Instituto como centro de excelência em diversas linhas de pesquisas.
Site do Instituto: www.iec.gov.br
Com sede no Rio de Janeiro, o INT atua com foco na inovação e no desenvolvimento tecnológico do país, áreas que remontam à sua criação, em 1921, como Estação Experimental de Combustíveis e Minérios. Por meio de parcerias com o setor produtivo, o instituto gera e dissemina soluções inovadoras, oferecendo serviços técnicos especializados e certificando produtos. Sua infraestrutura inclui laboratórios que hoje são referências nacionais nas áreas em que atua. O INT foi a primeira instituição a desenvolver tecnologias de uso do álcool como combustível para veículos automotivos, regulamentação metrológica, estudo de óleos vegetais como combustível, informação tecnológica, estudos de processo para uso de carvão vegetal na siderurgia e serviço de informações tecnológicas para atendimento ao setor empresarial.
Site do Instituto: www.inti.gov.br
Criado em 1952 e implementado em 1954 – o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) – ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.
Os primeiros anos do INPA foram caracterizados pela por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.Para cumprir o desafio, o Instituto possui as coordenações gerais de Capacitação, Administração, Ações Estratégicas, Extensão, e quatro Coordenações de Pesquisas atuando nos seguintes focos: Dinâmica Ambiental;Sociedade, Ambiente e Saúde; Tecnologia e Inovação e Biodiversidade.
Site do Instituto: www.portal.inpa.gov.br
Esse Ministério pertence à administração direta do governo federal do Brasil, responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, e tem suas ações pautadas nas disposições do Capítulo IV da Constituição Federal de 1988. O surgimento desse novo ministério, além de expressar a importância política desse segmento, atendeu a um antigo anseio da comunidade científica e tecnológica nacional. Sua área de competência abriga o patrimônio científico e tecnológico e seu desenvolvimento, a política de cooperação e intercâmbio concernente a esse patrimônio, a definição da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, a coordenação de políticas setoriais, a política nacional de pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de novos materiais e serviços de alta tecnologia.
Site do Instituto: www.mcti.gov.br
Foi criado em abril de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI. Seu primeiro Diretor Geral foi o primatólogo José Márcio Ayres. Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, Estado do Amazonas. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 ha. Por intermédio de convênios com o Governo do Estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá apoia a gestão destas reservas.
É uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
Desde 2001, o ISA é uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – com sede em São Paulo (SP) e subsedes em Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (SP) e Altamira (PA).
Site do Instituto: www.socioambiental.org
É um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), privado e independente, fundado em 2001. As unidades em Manaus e Brasília abrigam uma atmosfera inovadora e laboratórios de ponta, além de uma equipe apaixonada por superação. Atuam em cooperação com empresas, governos, universidades e outros centros, fortalecendo nosso compromisso de entregar inovação que agrega valor aos nossos clientes e parceiros.
Site do Instituto: www.indt.org.br
O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal do Brasil fundado no decreto n.º 19.402, em 14 de novembro de 1930, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, pelo então presidente Getúlio Vargas e era encarregado pelo estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar.
Site do Instituto: www.mec.gov.br
O Ministério da Saúde (MS), no Brasil, corresponde ao setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país. O primeiro Ministério com ações na área da saúde foi criado em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Em 1937 passou a se chamar Ministério da Educação e Saúde. Em 25 de julho de 1953 foi definido como Ministério da Saúde.
Site do MS: portalsaude.saude.gov.br
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
Site: www.museu-goeldi.br
A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.
Site: www.museu-goeldi.br
Site da Secretaria: www.ssp.am.gov.br
Site da Secretaria: www.seduc.am.gov.br
Site da Secretaria: intranet.seduc.pa.gov.br
Site da Secretaria: www.see.ac.gov.br
Site da Secretaria: www.rondonia.ro.gov.br/seduc
Site da Secretaria: www.portal.rr.gov.br
É uma instituição privada brasileira de interesse público, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, está fora da administração pública. Foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016 como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério sul.[2] Compõe o chamado Terceiro Setor. Seu principal objetivo é apoiar 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços técnicos e tecnológicos. Os programas de capacitação profissional são viabilizados por meio das modalidades de aprendizagem, habilitação, qualificação, aperfeiçoamento, técnico, superior e pós-graduação. Também presta serviço tecnológico – assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial, informação tecnológica. Muitos cursos são ministrados de forma presencial ou a distância.
Site do SENAI: www.fieam.org.br/senai
Site da Secretaria: www.saude.am.gov.br
Site da Universidade: www.udesc.br
Site da Universidade: www.uff.br
Site da Universidade: www.ufg.br
Site da Universidade: www.ufmg.br
Site da Universidade: www.ufmt.br
Site da Universidade: www.ufpa.br
Site da Universidade: www.ufrgs.br
Site da Universidade: www.uerj.br
Site da Universidade: www.ufrj.br
Site da Universidade: www.ufpe.br
Site da Universidade: www.ufpi.br
Site da Universidade: www.ufrpe.br
Site da Universidade: www.ufsc.br
Site da Universidade: www.uft.br
Site da Universidade: www.uft.br
Site da Universidade: www.unicamp.br
Site da Universidade: www.unifesp.br
Site da Universidade: /www.uninorte.edu.br
Site da Universidade: www.unisinos.br
Site da Universidade: www.unb.br
Site da Universidade: www.uea.edu.br
Site da Universidade: www.unesp.br
Site da Universidade: www.uffs.edu.br
Site da Universidade: www.ufam.br
Site da Universidade: www5.usp.br
Site da Universidade: www.ufpr.br
Hospital universitário Gaffrée e Guinle. É uma unidade suplementar a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro que apresenta à comunidade sua Carta de Serviços ao Cidadão, de acordo com o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, que visa informar quais os serviços, forma de acesso, requisitos e compromissos para o atendimento adotados pela Instituição. Tem como objetivo ser um elo com os usuários dos serviços de assistência à saúde em uma instituição comprometida com a ética, o respeito e a humanização.
Site da Universidade: www.unirio.br/hugg
Com 54 anos de relevantes serviços prestados à comunidade paranaense, o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba é o maior complexo hospitalar privado do Paraná, que atende anualmente mais de 1,5 milhão de pacientes, com 548 leitos, sendo 452 dedicados exclusivamente ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e é referência no atendimento a vítimas de queimadura, ao trauma (urgência e emergência), gestação de alto risco, serviço de transplante renal, Alta Complexidade, Neurocirurgia, Cardiologia e referência no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual.
Site do Hospital: www.evangelico.org.br
Rua Teresina, 476. Adrianópolis.
Manaus – AM. CEP: 69.057-070.
Tel.: +55 (92) 3621-2323
FALE CONOSCO
Acesse e fale com a gente
Carlos Duarte (ILMD)
Eduardo Gomes (ILMD)
Érico Xavier
Fabiane Vinente (ILMD)
Gerson Toller
Josy Caldas (ILMD)
Sully Sampaio (ILMD)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Accept settingsHide notification onlySettingsWe may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.
Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.
These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.
Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.
We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.
We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.
We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.
Google Webfont Settings:
Google Map Settings:
Google reCaptcha Settings:
Vimeo and Youtube video embeds: