Fiocruz Amazônia promove palestra alusivas ao Setembro Amarelo para trabalhadores e trabalhadoras
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou na última sexta-feira, 26/09, uma tarde de atividades alusivas ao setembro amarelo, mês dedicado à valorização da vida e prevenção ao suicídio. Além de dinâmica coletivas, com participação dos colaboradores, a instituição promoveu a palestra “Você não está só, peça ajuda! Vamos aprender a lidar com a depressão em busca da saúde mental”, ministrada pela mestra em Saúde Pública, Glenda Patrícia da Silva Vieira Moura.
Os colaboradores foram recebidos pela diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, e a chefe de Serviço de Gestão do Trabalho e Núcleo de Saúde do Trabalhador, Luciene Araújo, que destacaram a preocupação da unidade em contribuir com a melhoria da qualidade de vida para o corpo e a mente dos profissionais que atuam na unidade.

Para Stefanie Lopes, diretora da Fiocruz Amazônia, a ação é de grande relevância principalmente por orientar os colaboradores. “É super importante a gente trazer essa agenda para discutir no ambiente de trabalho sobre a saúde mental, sobre como não podemos negligenciar e nem ter preconceito contra esse problema de saúde, que é real e muito atual. Recebemos uma egressa do PPGVIDA, para falar um pouco com a nossa comunidade, sobre onde e como procurar ajuda e, como lidar com essas diferenças pessoais, como podemos ter um ambiente de trabalho agradável, e prezar pelo bem-estar de todos”, destaca.

Glenda explica que a ação é um bom indicativo de que a Instituição possibilita aos colaboradores, momentos de reflexão. “Esse é um mês em que a gente precisa intensificar essas ações. A Fiocruz é um Instituição que trabalha com saúde, e trazer essa temática para o diálogo junto aos trabalhadores é super importante, pois demonstra o olhar para todos os que estão aqui. É sempre importante lembrar que precisamos falar sobre prevenção ao suicídio, autocuidado, autoconhecimento, possibilitando através dessas informações que as pessoas possam olhar mais para si e se tornarem protagonistas das suas vidas”.
Glenda é graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas; especialista em urgência e emergência, pela faculdade Delta; especialista em saúde mental, pela Universidade do Estado do Amazonas e Mestra em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia, pelo ILMD Fiocruz/Amazônia (2022). A palestrante atua como tutora docente ILMD. Realiza atendimento particular em saúde mental e disfunções do assoalho pélvico. Possui experiência como professora assistente e preceptora na área de Bacharelado em Saúde Pública e enfermagem em Saúde mental.
A Fiocruz Amazônia, está engajada nas ações do Setembro Amarelo, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Através destas atividades, a Unidade destaca a importância de cuidar da saúde mental e buscar ajuda quando necessário.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes