Planejamento Estratégico
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
O processo de formulação do Planejamento Estratégico Institucional de Educação do ILMD/Fiocruz Amazônia 2023 – 2025 iniciou em 2018, a partir das reuniões promovidas pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC/Fiocruz. Com a liderança da Coordenadoria Geral de Educação no tocante às discussões e à gestão originadas dessas reuniões, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz: PDIE – Fiocruz 2021-2025, documento orientador para o aperfeiçoamento da política educacional da Fiocruz.
A partir daí e por demanda e coordenação da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação – VDEIC, foi iniciado o processo de elaboração deste documento que contou com a assessoria de pesquisadores vinculados ao Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional para a Fiocruz Amazônia 2021-2023 – ILMD – 009 – Fio – 21, que atuaram na coleta de dados, apoio na discussão e sistematização do documento final.
O primeiro passo foi a divulgação e discussão do PDIE 2021-2025 – Fiocruz e demais instrumentos e normas da Instituição, visando subsidiar a construção do PDIE 2023-2025 – ILMD/Fiocruz Amazônia.
Como uma das etapas do processo, foi atualizado o Diagnóstico Institucional com ênfase no Ensino no ILMD/Fiocruz Amazônia. A data de corte para homogeneização dos dados que constituíram esse Diagnóstico Institucional e ocenário aqui apresentado foi setembro de 2021. Para alguns temas em que foram possíveis identificar registros, foram utilizadas informações de 2018 até março de 2023.Esse diagnóstico se deu a partir da coleta de dados secundários, desenvolvida por meio da execução das seguintes etapas:
c) Em março de 2022, foi concluída a Minuta do Plano de Desenvolvimento da Educação do ILMD/Fiocruz Amazônia – (2023 – 2025), elaborada pela Assessoria Pedagógica da VDEIC (bolsistas do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional para a Fiocruz Amazônia 2021-2023 – ILMD – 009 – Fio – 21).
d) Em julho de 2022, foi constituída, pela Portaria N. 59 – GAB – ILMD/Fiocruz Amazônia, a Comissão para Análise, Considerações e Validação da Proposta de Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia – PPGVIDA.
e) Em julho de 2022, foi constituída, pela Portaria N. 63 – GAB – ILMD/Fiocruz Amazônia, a Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico do Programa PROFSAÚDE.
f) Em agosto de 2022, o Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia – PPGVIDA (2023 – 2025) foi apreciado e aprovado pela Comissão.
g) Em setembro de 2022, foi constituída, pela Portaria N. 93, GAB – ILMD/Fiocruz Amazônia, a Comissão de elaboração do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação de Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro – PPGBIO – Interação.
h) Em novembro de 2022, foi constituída, pela Portaria N. 125 – GAB – ILMD/Fiocruz Amazônia, a Comissão para análise, considerações e validação da Proposta de Planejamento Estratégico do Curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia – DASPAM.
i) Em dezembro de 2022, foi realizado o I Encontro de Planejamento Estratégico e Autoavaliação do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia – DASPAM, com o objetivo de validar o diagnóstico e o estabelecimento de objetivos e metas que comporão o Plano de Desenvolvimento Estratégico do DASPAM para o período de 2023-2025 (Relatório).
j) Em março de 2023, foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico e Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia – PPGVIDA. (Relatório).
k) Em abril de 2023, foi realizada a Oficina de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação de Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro – PPGBIO – Interação. (Relatório).
l) Em janeiro de 2024, o Conselho Diretor aprovou O Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação do ILMD/Fiocruz Amazônia (2023 – 2025) (Resolução nº 004-A/2024).
a) Em 03 de agosto de 2023, foi instituída pela Portaria nº 141 – GAB – IMD/Fiocruz Amazônia a Comissão do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia para estruturar, implementar e acompanhar o Programa de Autoavaliação do PPGVIDA.
b) Em janeiro de 2024, o Conselho Diretor aprovou as Políticas e Procedimentos de autoavaliação dos Programas/Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do ILMD/Fiocruz Amazônia (Resolução nº 003/2024).
O processo de formulação do Planejamento Estratégico Institucional de Educação do ILMD/Fiocruz Amazônia 2023 – 2025 iniciou em 2018, a partir das reuniões promovidas pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC/Fiocruz. Com a liderança da Coordenadoria Geral de Educação no tocante às discussões e à gestão originadas dessas reuniões, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz: PDIE – Fiocruz 2021-2025, documento orientador para o aperfeiçoamento da política educacional da Fiocruz.
A partir daí e por demanda e coordenação da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação – VDEIC, foi iniciado o processo de elaboração deste documento que contou com a assessoria de pesquisadores vinculados ao Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional para a Fiocruz Amazônia 2021-2023 – ILMD – 009 – Fio – 21, que atuaram na coleta de dados, apoio na discussão e sistematização do documento final.
O primeiro passo foi a divulgação e discussão do PDIE 2021-2025 – Fiocruz e demais instrumentos e normas da Instituição, visando subsidiar a construção do PDIE 2023-2025 – ILMD/Fiocruz Amazônia.
Como uma das etapas do processo, foi atualizado o Diagnóstico Institucional com ênfase no Ensino no ILMD/Fiocruz Amazônia. A data de corte para homogeneização dos dados que constituíram esse Diagnóstico Institucional e o cenário aqui apresentado foi setembro de 2021. Para alguns temas em que foram possíveis identificar registros, foram utilizadas informações de 2018 até março de 2023.
Esse diagnóstico se deu a partir da coleta de dados secundários, desenvolvida por meio da execução das seguintes etapas: