Turma 2019 do PPGVIDA terá aula inaugural ministrada por Marco Akerman

Na próxima segunda-feira, 9/9, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) promove a aula inaugural da turma 2019 do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA). A abertura da atividade será marcada pela palestra “Saúde da Terra???????”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Marco Akerman, pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP.

O evento terá início às 8h, no Salão Canoas, auditório da Unidade, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Zona Sul de Manaus. Na oportunidade também ocorrerá a apresentação da equipe do ensino, apresentação do curso, regulamento do ensino, regimento do PPGVIDA, bolsas do programa, manual do aluno e do Calendário Acadêmico.

Os programas, cursos e atividades de ensino desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia visam qualificar profissionais para funções especializadas nos campos das ciências e tecnologias em saúde, necessários à sociedade, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades, voltando-se prioritariamente para a área de Saúde Coletiva e afins, promovendo atualização sobre os avanços de conhecimentos nesse campo e a ampliação das competências profissionais dos discentes.

SOBRE O PALESTRANTE

Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, Marco Akerman é médico, especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde,  PhD em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres e Especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ.

Editor-Convidado de seis Suplementos Temáticos para as Revistas Científicas: Health Promotion International, Revista de Saúde Pública da USP, Ciência e Saúde Coletiva da ABRASCO, Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde da FMABC. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: avaliação de políticas, programas e serviços, determinação social, intersetorialidade, ODS e promoção.

SOBRE O PPGVIDA

O Programa tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.

Além disso, o PPGVIDA também visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento