INICIAÇÃO CIENTÍFICA
ILMD – Fiocruz/Amazônia
ILMD – Fiocruz/Amazônia
Inscrições para o Banco de currículos do PAIC/FAPEAM edição 2024/2025 do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) estão abertas, para se candidatar preencha o formulário.
O Programa de Iniciação Científica (PIC) foi instituído pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) em 1999, visando a formação de recursos humanos para a pesquisa em saúde e o desenvolvimento científico de jovens estudantes de graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação instaladas em Manaus.
A coordenação do Programa está sob a responsabilidade dos pesquisadores, Dr. Yury Oliveira Chaves e Dra. Claudia Maria Rios Velásquez (Portaria nº 069/2024 – GAB/ILMD). A gestão do PIC se dá de forma colegiada por um Comitê Institucional (Portaria nº 060/2024-GAB/ILMD).
Cada edição anual do PIC, inicia por meio de uma seleção de projetos, mediante o atendimento a editais lançados pelo Instituto. Os projetos apresentados passam por avaliação de mérito realizada por um Comitê de Especialistas, conforme normas e critérios estabelecidos no edital.
A cada edição é realizada a Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), onde os resultados dos projetos desenvolvidos no período anterior são apresentados para uma avaliação de desempenho do bolsista no período vigente, por meio da exposição e discussão dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos, com vistas à avaliação do desenvolvimento dos projetos e ao intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais do ILMD Fiocruz Amazônia.
Esta integração reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e fortalece a sua inserção na própria Instituição, incentivando-o a prosseguir nas carreiras acadêmicas.
No período de 2012 a 2023, o PIC/ILMD atendeu mais de 400 alunos de graduação. Como instituição federal ligada à área da pesquisa em saúde, o PIC atende prioritariamente a formação científica de alunos dos cursos da área de saúde:
Biomedicina, Ciências biológicas, Enfermagem, Farmácia, Biotecnologia e Medicina etc.
No entanto, alunos de cursos como Matemática, Engenharias, Ciências Sociais também são atendidos pelo PIC-ILMD Fiocruz Amazônia, de acordo com o interesse dos orientadores.
Clique aqui e acesse as Linhas de Pesquisas dos Laboratórios do ILMD/Fiocruz Amazônia:
A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico, despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
Já a Iniciação Tecnológica é um instrumento que permite estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A Iniciação Tecnológica tem como foco a formação de recursos humanos criativos e com espírito empreendedor que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora de empresas no País.
O ingresso para bolsistas de Iniciação Científica ou Tecnológica: Edital CNPq e Edital FAPEAM/ILMD Fiocruz Amazônia, ocorrem por meio de dois Editais anuais. Ambos abrem inscrições no primeiro semestre de cada ano, com atividades que iniciam em agosto e, possuem duração de um ano.
Quem deve solicitar a bolsa de iniciação científica é o pesquisador do ILMD Fiocruz Amazônia, que no ato da inscrição já indica o nome do candidato (a) à bolsa e apresenta os documentos necessários para concorrer à vaga, como projeto, histórico escolar, atestado de matrícula entre outros descritos nos Editais.
Portanto, para participar o candidato devem preencher o formulário do Banco de Currículo com dados precisos e atualizados, indicando o laboratório de pesquisa desejado. É fundamental incluir o link do Currículo Lattes para uma avaliação adequada. As informações serão repassadas aos pesquisadores e, se o perfil se adequar ao projeto, o candidato poderá ser convocado para uma entrevista.
O Edital para bolsas financiadas pelo CNPq é lançado usualmente no mês de abril na página do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz. As inscrições ficam abertas pelo período de um mês.
Este edital é de ampla concorrência nacional, ao qual pesquisadores de todas as unidades técnico-cientificas da Fiocruz podem concorrer. O número de vagas é condicionado ao número de bolsas ofertadas pela agência de fomento e pode variar anualmente.
A documentação necessária para inscrição, descrita no edital, deve ser anexada ao sistema online e o documento gerado pelo sistema deverá ser impresso, assinado pelo bolsista e orientador, e entregue à secretaria do Programa de Iniciação Científica (PIC) até a data descrita em edital.
A cada ano, os editais são lançados na homepage do ILMD Fiocruz Amazônia, onde é possível conferir todas as informações necessárias para o ingresso no programa (tanto orientadores quanto alunos de graduação).
O número de vagas é condicionado ao número de bolsas ofertadas pela agência de fomento e pode variar anualmente. A documentação necessária para inscrição descrita no edital, deve ser enviada pelo orientador ou coorientador ao e-mail pic.ilmd@fiocruz.br até a data limite, descrita em edital.
Bolsistas
O primeiro passo que deve ser realizado pelos estudantes interessados é o cadastro no Banco de Currículo do Programa de Iniciação Científica do ILMD Fiocruz Amazônia. É importante completar o preenchimento do formulário com todas as informações solicitadas, com dados precisos e atualizados.
Durante o preenchimento, indique para qual laboratório de pesquisa você deseja se candidatar. O Formulário contém a lista de laboratórios disponíveis. Não esqueça de inserir o link do seu Currículo Lattes, isso permite que os avaliadores analisem o seu perfil acadêmico e profissional.
As informações fornecidas serão repassadas aos pesquisadores dos laboratórios selecionados. Dependendo da adequação do perfil ao projeto e das informações fornecidas, você poderá ser convocado para uma entrevista.
Caso seja selecionado para a entrevista, esteja preparado para discutir seu interesse na pesquisa, sua formação acadêmica e suas expectativas.
Em caso de aprovação, siga as orientações para dar início ao seu projeto de Iniciação Científica.
Orientador:
Podem participar do processo seletivo como orientador de bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, todos os pesquisadores que possuam Mestrado e/ou Doutorado, para o edital FAPEAM/ILMD-Fiocruz Amazônia, e doutorado, para o edital PIBIC/CNPq, e que tenham vínculo de 40 horas no Instituto. É importante estar atento aos critérios de seleção para cada edital.
Os pesquisadores devem estar formalmente vinculados a pelo menos um grupo de pesquisa do ILMD cadastrado no CNPq. Além dos pesquisadores com cargo efetivo e estável no ILMD, podem ser orientadores, os pesquisadores que sejam bolsistas de programas ou projetos de pesquisa desenvolvidos pelo ILMD, com titulação e experiência compatíveis com as exigências do Programa e das agências de fomento.
Neste caso, os orientadores deverão ter bolsa vigente no período de execução do projeto de iniciação científica ou tecnológica de seus orientandos. Excepcionalmente, estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu poderão coorientar, caso os projetos dos bolsistas estejam atrelados aos seus projetos de dissertação/tese.
Manuais e Procedimentos
Publicado em 11 de março de 2019
Galeria de
Fotos e Vídeos
Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia – 2017
15ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia
15ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia