COLEÇÃO DE BACTÉRIAS
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
Compreende o depósito de culturas bacterianas e informação associada de livre acesso para a comunidade científica e indústria.
Este material pode ser solicitado por pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras para fins de pesquisa e aplicações específicas, segundo normas de utilização definidas pela Convenção de Diversidade Biológica e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN.
O depósito de microrganismos não tem custos para o depositante. O Formulário de Depósito deve ser preenchido e enviado à CBAM para análise prévia.
A CBAM recebe material para fins de depósito de segurança de cepas de importância para pesquisadores e industria. Estes depósitos são sigilosos e, tanto o material, como a informação associada, são processados e armazenados sob confidencialidade e mantidos independentemente do acervo da coleção pública. A CBAM se reserva ao direito de manter estas culturas por um prazo definido, quando estas devem ser transferidas para a categoria de depósito aberto ou devolvidas ao depositante (quando relacionadas a projetos científicos, as culturas serão mantidas em depósitos de segurança pelo período do projeto). Todos os depósitos são formalizados somente após a autenticação da cultura por análise macro e micromorfólogica. A CBAM se reserva ao direito de não depositar amostras controversas quanto à sua identificação (Formulário de Acordo de Depósito).
A CFAM pode com o prévio acordo ou não do depositante, não disponibilizar o acervo no seu conjunto ao acesso público. Isso ocorre quando as linhagens fazem parte de projetos de pesquisa vinculados à Coleção. As culturas são distribuídas preferencialmente liofilizadas ou na forma solicitada pelo usuário. A distribuição de culturas obedece às normas de transporte de material biológico em vigor (Termo de compromisso para solicitação e manipulação da cultura).
Este serviço pode ser oferecido independente da solicitação de depósito, neste caso, as culturas identificadas não são depositadas na CBAM. Toda caracterização é realizada mediante o preenchimento de fichas de solicitação e termo de compromisso de utilização da cultura. Formulário para Caracterização culturas.
É realizado o perfil de resistência e sensibilidade frente aos antibióticos gerais e a determinação da virulência por métodos genotípicos.