Site Em Manutenção
  • HOME
  • INSTITUCIONAL
    • A Marca do ILMD
    • Cooperação
    • Gestão
    • Qualidade
    • Documentação
    • Histórico
    • Regimento Interno
    • Núcleos
      • Apoio à Pesquisa
      • Inovação Tecnológica
      • Saúde do Trabalhador
  • Sobre o ILMD
  • EDUCAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Você está aqui: Home1 / Notícias2 / Projeto Manaós, da Fiocruz, se destaca entre experiências de impacto l...

Projeto Manaós, da Fiocruz, se destaca entre experiências de impacto local selecionadas pelo Laboratório Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde

24 de maio de 2023

O Projeto Manaós: Saúde Indígena no Contexto Urbano, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, foi selecionado pelo Laboratório Latino Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, criado pelo Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), como uma das 30 melhores experiências de impacto local em saúde de populações vulnerabilizadas que participaram da seleção de projetos aberta no ano passado. O Laboratório tem como finalidade possibilitar trocas e aprendizados, além de potencializar as ações dos atores envolvidos na execução dos projetos em níveis regionais, nacional e internacional, com as experiências escolhidas a partir dos eixos Participação e Controle Social em Políticas Públicas de Saúde e Participação e Engajamento Comunitário em Práticas de Saúde.

No útlimo dia 11/05, o projeto foi uma das cinco experiências apresentadas durante a terceira live do Laboratório. Serão realizadas, no total, seis encontros virtuais que terão como finalidade dar visibilidade aos projetos. Apresentado pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia, Rodrigo Tobias de Souza Lima, coordenador do projeto, o Manaós é desenvolvido no Parque das Tribos, o primeiro bairro indígena de Manaus. O projeto foi aprovado na Chamada Pública 001/2021 do Edital Inova Fiocruz, com foco no apoio a propostas que dialogam com os objetivos, princípios e pressupostos do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Na primeira fase, o projeto realizou o mapeamento dos perfis socioeconômico e da saúde da população que vive na comunidade, identificando os processos de organização sociocultural e política, no acesso aos serviços de saúde.

Os projetos selecionados pelo Laboratório Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde participarão do processo de intercâmbio, por meio de oficinas e troca de experiências, dentro do desenvolvimento proposto pelo Laboratório de Inovação. Além disso, receberão um certificado de reconhecimento do projeto.

 As experiências consideradas como de destaque irão compor uma publicação organizada pelo CNS e pela Opas. “O Manaós tem ganhado dimensões de notoriedade local, regional e internacional, o que para a coordenação do projeto é bastante gratificante, uma vez que em pouco mais de dois anos de atuação já iremos fazer parte de uma publicação inédita, tornando-o referência para a Região das Américas”, afirmou o pesquisador.

Além do Brasil, Uruguai e Colômbia também tiveram experiências inovadoras selecionadas e presentes na terceira live do Laboratório, cujo tema foi “Participação Social em Saúde para garantia do direito de populações em situações de vulnerabilidades”.

Confira: https://youtube.com/live/zY9KouDBBFo?feature=share

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

O Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde recebeu 146 relatos de experiências (125 nacionais e 21 internacionais), sendo que 122 foram homologadas por cumprirem os requisitos do edital (20 internacionais e 102 nacionais), disponíveis para conferência no mapa, organizadas por eixo e/ou por Estado, disponível no site do LIS. ( www.apsredes.org/lis-cns ).

Entre os eixos previstos no edital de chamamento, foram homologados 79 relatos do Eixo A – Participação e controle social em políticas públicas de saúde e 43 relatos do Eixo B – Participação e engajamento comunitário em práticas de saúde. Todas as experiências homologadas estão acessíveis no site do Portal da Inovação na gestão do SUS ( apsredes.org ), compondo um mosaico. As experiências foram consideradas potentes e vão contribuir para o fortalecimento da participação social em saúde, segundo os organizadores.

A primeira live, realizada no dia 19 de abril, abordou experiências de participação social que enfatizam a importância da comunicação dialógica e descentralizada para o Sistema Único de Saúde. O intercâmbio de conhecimentos mostrou como as experiências potencializam as ações dos conselhos, das entidades, dos movimentos, da comunicação como estratégia de fortalecimento da comunidade, como manifestação das necessidades das populações em suas diferentes situações e de conscientização de educação em saúde. O resultado foi um panorama das variadas facetas da comunicação que ajudam a fortalecer o SUS. Saiba mais aqui: https://apsredes.org/experiencias-de-participacao-social-enfatizam-a-importancia-da-comunicacao-dialogica-e-descentralizada-para-o-sistema-unico-de-saude/ . A segunda live, que aconteceu no dia 25 de abril, teve foco na garantia da cidadania, com o intercâmbio entre experiências que lutam pela concretização do direito à saúde nos países latino-americanos. Saiba mais em: https://apsredes.org/cooperacao-horizontal-entre-paises-da-america-latina-destaca-praticas-de-participacao-social-em-saude-para-a-garantia-da-cidadania/ .

0 0 Carlos Gomes http://10.92.2.54:8081/wp-content/uploads/2024/06/Assinatura-conjunta-2024-ILMD-Fiocruz-SUS_branca-1.png Carlos Gomes2023-05-24 10:15:552023-05-24 10:15:55Projeto Manaós, da Fiocruz, se destaca entre experiências de impacto local selecionadas pelo Laboratório Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde

Páginas

  • A Marca
  • A Marca do ILMD
  • A Marca do ILMD
  • A Marca e manual Fiocruz
  • Acesso à informação
  • Alienação de Bens
  • Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Aluno Especial 2021.2
  • Aluno especial 2023/1 – PPGBIO-Interação
  • Aluno Especial PPGBIO 2021.1
  • Aluno Especial PPGVIDA 2021.1
  • Apoio á Pesquisa
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio Técnico PPGBIO 2021 – Chamada Pública 004/2021
  • Apresentação – PPGVIDA
  • Área do Aluno
  • Atas de Reuniões do CD/ILMD
  • Atualização em Oximetria – Projeto QualificaSUS
  • Biblioteca
  • Biblioteca 2
  • Biblioteca teste
  • Biosegurança
  • Boletins do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Booking
  • Booking My Account
  • Calendário Acadêmico
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGBIO
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Chamada Aluno Estrangeiro 2020 PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2024 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2025 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada Especialização em Gestão das Organizações Públicas – Manaus
  • Chamada Pública
  • Chamada Pública – Aluno Especial 2019.2
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (PROFSAÚDE) 2019
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (SAÚDE PÚBLICA)
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PPGVIDA 2019
  • Chamada Pública – PPGVIDA Estrangeiros
  • Chamada Pública – Saúde Pública
  • Chamada Pública – Vigilância em Saúde
  • Chamada Pública 001/2020
  • Chamada Pública 006/2021 – Pós-doutorado PPGBIO
  • Chamada Pública 008/2021 – Pós-Doc DASPAM
  • Chamada Pública 12/2019 – Maués
  • Chamada Pública Encerrada – Menu
  • Chamada Pública Encerrada – PIC
  • Chamada Pública Encerrada – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 001/2020
  • Chamada Pública nº 002/2022 – Atualização em Agentes para prevenção de ISTs
  • Chamada pública nº 004/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 005/2022 – Aperfeiçoamento em Etnicidade, Sustentabilidade e Saúde Coletiva na Tríplice Fronteira da Amazônia
  • Chamada pública nº 005/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2019 – Facilitadores (QualificaSUS)
  • Chamada Pública nº 006/2022 – POSDOC DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2023 – PPGVIDA (Alto Solimões)
  • Chamada Pública nº 007/2023 – Matrícula DASPAM
  • Chamada Pública nº 008/2019
  • Chamada pública nº 008/2023 – PPGVIDA AF Matrícula
  • Chamada pública nº 008/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 009/2019
  • Chamada Pública nº 009/2023 PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2024 – PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2025 – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 010/2019
  • Chamada pública nº 010/2024 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 010/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada Pública nº 011/2019
  • Chamada pública nº 011/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 012/2025
  • Chamada pública nº 013/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 022/2022 PPGBIO-Interação Mestrado
  • Chamada Pública nº 023/2022 PPGBIO-Interação Doutorado
  • Chamada Pública nº 024/2022 PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 025/2022 – PROEP 2023-2025
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2025
  • Coleção Biológica
  • Comissão Eleitoral
  • Congresso Interno
  • Contato com a ASCOM
  • Contatos
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Curso de Aperfeiçoamento
  • Curso Técnico
  • Cursos de Atualização – Projeto QualificaSUS
  • Cursos de Formação – Projeto QualificaSUS
  • DASPAM – Aluno Especial 2024/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2025/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2026/1
  • DASPAM – Chamada Pública nº 005/2023
  • DASPAM – Chamada Pública nº 007/2020
  • DASPAM – Chamada Pública nº 010/2021
  • DASPAM – Defesas e Qualificações
  • DASPAM – Discentes
  • DASPAM – Divulgação Científica
  • DASPAM – Estrutura e Organização
  • DASPAM – Formas de ingresso
  • DASPAM – Internacionalização
  • DASPAM – Normas
  • DASPAM – Notícias
  • DASPAM – Planejamento Estratégico
  • DASPAM – Programa
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Seleção Interna – Chamada Pública nº 008/2025
  • Defesas e Qualificações
  • Docentes – DASPAM
  • Docentes – PPGVIDA
  • Documentação
  • Documentação
  • Documentos Licitatórios
  • Doutorado
  • Doutorado em Ciências
  • Doutorado em Saúde Coletiva – Cooperação ENSP/CPqAM/IFF/ILMD-FIOCRUZ
  • Doutorado em Saúde Pública
  • Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
  • Doutorado PPGBIO – Chamada Pública nº 009/2021
  • Doutorado PPGBIO – Nº 009/2020
  • Edital nº 001/2025 – Processo Seletivo PROFSAÚDE
  • EDITAL Nº 01/2025
  • Educação – Apresentação
  • Educação – Curta Duração
  • Educação – Discentes
  • Educação – Discentes
  • Educação – Documentos
  • Educação – Estágio Pós Doutoral
  • Educação – Estrutura Administrativa e Orçamento
  • Educação – Fale Conosco
  • Educação – Início
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Manual do Aluno
  • Educação – PAE
  • Educação – Planos e Manuais
  • Educação – Prestação de Contas
  • Educação – Processo Seletivo
  • Educação – Programas / Cursos
  • Educação – Regimentos, Regulamentos e Resoluções
  • Educação – Relatórios de Acompanhamento de Egressos
  • Especialização – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública (Manacapuru) – Chamada Pública nº 005/2021
  • Especialização em Vigilância em Saúde (Manacapuru)
  • Especialização Lato Sensu
  • Estrutura Curricular – PPGVIDA
  • Eventos
  • Formulários
  • Galeria de Imagens
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão das Organizações Públicas de Saúde – Projeto QualificaSUS
  • História da Saúde na Amazônia
  • Histórico
  • Histórico
  • Histórico
  • HOME
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) BIÊNIO 2023-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2021-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2025-2029
  • Inovação Tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Intranet
  • Intro-atualização
  • Intro-formação técnica
  • Laboratório DCDIA
  • Laboratório DMAIS
  • Laboratório EDTA
  • Laboratório IPCCB
  • Laboratório LAHPSA
  • Laboratório LEGEPI
  • Laboratório SAGESPI
  • Laboratórios de Pesquisa
  • Licitações
  • Linhas de Pesquisa
  • Linhas de pesquisa – PPGVIDA
  • Mapa do Site
  • Matrícula Institucional – Chamada Pública nº 01/2022
  • Matrícula Institucional 2023 – Doutorado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – Mestrado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2024 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGVIDA
  • Matrícula institucional DASPAM – Chamada pública nº 005/2025
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Doutorado – Chamada pública nº 003/2024
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Mestrado – Chamada pública nº 002/2024
  • Mensagem enviada Biblioteca
  • Mensagem enviada SECA
  • Menu Documentação
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado PPGBIO – Nº 008/2020
  • Mestrado PPGVIDA – Nº 006/2020
  • Mestrado Profissional em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • NAP
  • NIT
  • Normas e links
  • Notícias
  • NPT
  • Núcleos
  • Núcleos
  • NUST
  • Oportunidades
  • Orçamento e Finanças
  • Orçamento e Finanças – Abril 2017
  • Orçamento e Finanças – Abril 2018
  • Orçamento e Finanças – Agosto 2017
  • Orçamento e Finanças – Dezembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Julho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2018
  • Orçamento e Finanças – Maio 2017
  • Orçamento e Finanças – Maio 2018
  • Orçamento e Finanças – Março 2017
  • Orçamento e Finanças – Março 2018
  • Orçamento e Finanças – Novembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Outubro 2017
  • Orçamento e Finanças – Setembro 2017
  • Perguntas Frequentes
  • Pesquisa
  • Pesquisa e Inovação
  • Pesquisador Visitante
  • Planejamento Estratégico do Ensino
  • Planejamento Insert
  • Plataformas Tecnológicas
  • Portarias
  • Pós Graduação
  • POS-DOC PPGBIO-Interação – Chamada pública nº 004/2023
  • Pós-Doutorado PPGBIO-Interação | PDPG – Chamada pública nº 004/2024
  • POSGRAD
  • PPGBIO – Discentes
  • PPGBIO – Divulgação Científica e Inserção Social
  • PPGBIO – Docentes
  • PPGBIO – Editais e Ingressos
  • PPGBIO – Estrutura e Organização
  • PPGBIO – Fale Conosco
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2025/2
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2026/1
  • PPGBIO – INTERAÇÃO – Notícias
  • PPGBIO – Internacionalização
  • PPGBIO – O Programa
  • PPGBIO – Planejamento Estratégico
  • PPGBIO – Publicação científica
  • PPGBIO Doutorado
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 011/2023
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 013/2021
  • PPGBIO Mestrado
  • PPGBIO MESTRADO
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 010/2023
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 012/2021
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2023/2
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/1
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/2
  • PPGBIO-Interação – Defesas e Qualificações
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2022 – Chamada Pública nº 004/2022
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2024 – Chamada Pública nº 007/2024
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2025 – Chamada Pública nº 007/2025
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2022 – Chamada Pública nº 003/2022
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2024 – Chamada Pública nº 006/2024
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2025 – Chamada Pública nº 006/2025
  • PPGVIDA
  • PPGVIDA – AF
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2024/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/1
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2026/1
  • PPGVIDA – Chamada Pública nº 011/2021
  • PPGVIDA – Defesas e Qualificações
  • PPGVIDA – Discentes
  • PPGVIDA – Divulgação Científica
  • PPGVIDA – Estrutura e Organização
  • PPGVIDA – Formas de Ingresso
  • PPGVIDA – Internacionalização
  • PPGVIDA – Normas e Links
  • PPGVIDA – Notícias
  • PPGVIDA – Planejamento Estratégico
  • PPGVIDA – Publicação científica
  • PPGVIDA – Turmas Especiais
  • PPGVIDA – Vigi Fronteiras
  • Produção Científica
  • Professores Credenciados PPGVIDA
  • PROFSAÚDE – Defesas e Qualificações
  • PROFSAUDE – Discentes
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • Profsaude – Docentes
  • PROFSAÚDE – Edital 01/2021
  • PROFSAÚDE – Edital nº 01/2023
  • PROFSAUDE – Estrutura e Organização
  • PROFSAUDE – Formas de Ingressos
  • PROFSAUDE – Internacionalização
  • PROFSAUDE – Notícias
  • PROFSAÚDE – Planejamento Estratégico
  • PROFSAUDE – Programa
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • Programa de Iniciação Científica – PIC
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS – Especialização
  • Projeto QualificaSUS – Mestrado Profissional em Saúde Pública
  • Projeto QualificaSUS – Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
  • Qualidade
  • Qualidade
  • Regimento Interno
  • Regimento Interno
  • Regulamento da Pesquisa ILMD
  • Regulamentos Ensino
  • Repositório de Percepções – Humanidades
  • Repositório Epidemiológico Transfronteiriço
  • REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DO CD-ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA BIÊNIO 2023-2025
  • Resoluções
  • Revista Fiocruz Amazônia – Edição Especial
  • Revistas
  • Saúde do Trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Secretaria Acadêmica
  • Secretaria Acadêmica 2
  • Selo Comemorativo
  • Serviços de coleção bactérias
  • Serviços de coleção fungos
  • Sigrad
  • SISTEMA DE CHAMADOS
  • Site em Manutenção
  • Sobre a Fiocruz Amazônia
  • Sobre o ILMD
  • Sobre o ILMD
  • teste 2021
  • Teste de artigos e livros
  • Teste de artigos e livros
  • Thank you for booking
  • VigiFronteiras-Brasil
  • Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde – Projeto QualificaSUS
  • HOME
  • Teste

Categoria

  • Sem categoria

Arquivo

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Arquivos

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Categorias

  • Sem categoria

Páginas

  • A Marca
  • A Marca do ILMD
  • A Marca do ILMD
  • A Marca e manual Fiocruz
  • Acesso à informação
  • Alienação de Bens
  • Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Aluno Especial 2021.2
  • Aluno especial 2023/1 – PPGBIO-Interação
  • Aluno Especial PPGBIO 2021.1
  • Aluno Especial PPGVIDA 2021.1
  • Apoio á Pesquisa
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio Técnico PPGBIO 2021 – Chamada Pública 004/2021
  • Apresentação – PPGVIDA
  • Área do Aluno
  • Atas de Reuniões do CD/ILMD
  • Atualização em Oximetria – Projeto QualificaSUS
  • Biblioteca
  • Biblioteca 2
  • Biblioteca teste
  • Biosegurança
  • Boletins do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Booking
  • Booking My Account
  • Calendário Acadêmico
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGBIO
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Chamada Aluno Estrangeiro 2020 PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2024 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2025 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada Especialização em Gestão das Organizações Públicas – Manaus
  • Chamada Pública
  • Chamada Pública – Aluno Especial 2019.2
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (PROFSAÚDE) 2019
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (SAÚDE PÚBLICA)
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PPGVIDA 2019
  • Chamada Pública – PPGVIDA Estrangeiros
  • Chamada Pública – Saúde Pública
  • Chamada Pública – Vigilância em Saúde
  • Chamada Pública 001/2020
  • Chamada Pública 006/2021 – Pós-doutorado PPGBIO
  • Chamada Pública 008/2021 – Pós-Doc DASPAM
  • Chamada Pública 12/2019 – Maués
  • Chamada Pública Encerrada – Menu
  • Chamada Pública Encerrada – PIC
  • Chamada Pública Encerrada – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 001/2020
  • Chamada Pública nº 002/2022 – Atualização em Agentes para prevenção de ISTs
  • Chamada pública nº 004/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 005/2022 – Aperfeiçoamento em Etnicidade, Sustentabilidade e Saúde Coletiva na Tríplice Fronteira da Amazônia
  • Chamada pública nº 005/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2019 – Facilitadores (QualificaSUS)
  • Chamada Pública nº 006/2022 – POSDOC DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2023 – PPGVIDA (Alto Solimões)
  • Chamada Pública nº 007/2023 – Matrícula DASPAM
  • Chamada Pública nº 008/2019
  • Chamada pública nº 008/2023 – PPGVIDA AF Matrícula
  • Chamada pública nº 008/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 009/2019
  • Chamada Pública nº 009/2023 PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2024 – PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2025 – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 010/2019
  • Chamada pública nº 010/2024 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 010/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada Pública nº 011/2019
  • Chamada pública nº 011/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 012/2025
  • Chamada pública nº 013/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 022/2022 PPGBIO-Interação Mestrado
  • Chamada Pública nº 023/2022 PPGBIO-Interação Doutorado
  • Chamada Pública nº 024/2022 PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 025/2022 – PROEP 2023-2025
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2025
  • Coleção Biológica
  • Comissão Eleitoral
  • Congresso Interno
  • Contato com a ASCOM
  • Contatos
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Curso de Aperfeiçoamento
  • Curso Técnico
  • Cursos de Atualização – Projeto QualificaSUS
  • Cursos de Formação – Projeto QualificaSUS
  • DASPAM – Aluno Especial 2024/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2025/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2026/1
  • DASPAM – Chamada Pública nº 005/2023
  • DASPAM – Chamada Pública nº 007/2020
  • DASPAM – Chamada Pública nº 010/2021
  • DASPAM – Defesas e Qualificações
  • DASPAM – Discentes
  • DASPAM – Divulgação Científica
  • DASPAM – Estrutura e Organização
  • DASPAM – Formas de ingresso
  • DASPAM – Internacionalização
  • DASPAM – Normas
  • DASPAM – Notícias
  • DASPAM – Planejamento Estratégico
  • DASPAM – Programa
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Seleção Interna – Chamada Pública nº 008/2025
  • Defesas e Qualificações
  • Docentes – DASPAM
  • Docentes – PPGVIDA
  • Documentação
  • Documentação
  • Documentos Licitatórios
  • Doutorado
  • Doutorado em Ciências
  • Doutorado em Saúde Coletiva – Cooperação ENSP/CPqAM/IFF/ILMD-FIOCRUZ
  • Doutorado em Saúde Pública
  • Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
  • Doutorado PPGBIO – Chamada Pública nº 009/2021
  • Doutorado PPGBIO – Nº 009/2020
  • Edital nº 001/2025 – Processo Seletivo PROFSAÚDE
  • EDITAL Nº 01/2025
  • Educação – Apresentação
  • Educação – Curta Duração
  • Educação – Discentes
  • Educação – Discentes
  • Educação – Documentos
  • Educação – Estágio Pós Doutoral
  • Educação – Estrutura Administrativa e Orçamento
  • Educação – Fale Conosco
  • Educação – Início
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Manual do Aluno
  • Educação – PAE
  • Educação – Planos e Manuais
  • Educação – Prestação de Contas
  • Educação – Processo Seletivo
  • Educação – Programas / Cursos
  • Educação – Regimentos, Regulamentos e Resoluções
  • Educação – Relatórios de Acompanhamento de Egressos
  • Especialização – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública (Manacapuru) – Chamada Pública nº 005/2021
  • Especialização em Vigilância em Saúde (Manacapuru)
  • Especialização Lato Sensu
  • Estrutura Curricular – PPGVIDA
  • Eventos
  • Formulários
  • Galeria de Imagens
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão das Organizações Públicas de Saúde – Projeto QualificaSUS
  • História da Saúde na Amazônia
  • Histórico
  • Histórico
  • Histórico
  • HOME
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) BIÊNIO 2023-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2021-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2025-2029
  • Inovação Tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Intranet
  • Intro-atualização
  • Intro-formação técnica
  • Laboratório DCDIA
  • Laboratório DMAIS
  • Laboratório EDTA
  • Laboratório IPCCB
  • Laboratório LAHPSA
  • Laboratório LEGEPI
  • Laboratório SAGESPI
  • Laboratórios de Pesquisa
  • Licitações
  • Linhas de Pesquisa
  • Linhas de pesquisa – PPGVIDA
  • Mapa do Site
  • Matrícula Institucional – Chamada Pública nº 01/2022
  • Matrícula Institucional 2023 – Doutorado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – Mestrado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2024 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGVIDA
  • Matrícula institucional DASPAM – Chamada pública nº 005/2025
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Doutorado – Chamada pública nº 003/2024
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Mestrado – Chamada pública nº 002/2024
  • Mensagem enviada Biblioteca
  • Mensagem enviada SECA
  • Menu Documentação
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado PPGBIO – Nº 008/2020
  • Mestrado PPGVIDA – Nº 006/2020
  • Mestrado Profissional em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • NAP
  • NIT
  • Normas e links
  • Notícias
  • NPT
  • Núcleos
  • Núcleos
  • NUST
  • Oportunidades
  • Orçamento e Finanças
  • Orçamento e Finanças – Abril 2017
  • Orçamento e Finanças – Abril 2018
  • Orçamento e Finanças – Agosto 2017
  • Orçamento e Finanças – Dezembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Julho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2018
  • Orçamento e Finanças – Maio 2017
  • Orçamento e Finanças – Maio 2018
  • Orçamento e Finanças – Março 2017
  • Orçamento e Finanças – Março 2018
  • Orçamento e Finanças – Novembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Outubro 2017
  • Orçamento e Finanças – Setembro 2017
  • Perguntas Frequentes
  • Pesquisa
  • Pesquisa e Inovação
  • Pesquisador Visitante
  • Planejamento Estratégico do Ensino
  • Planejamento Insert
  • Plataformas Tecnológicas
  • Portarias
  • Pós Graduação
  • POS-DOC PPGBIO-Interação – Chamada pública nº 004/2023
  • Pós-Doutorado PPGBIO-Interação | PDPG – Chamada pública nº 004/2024
  • POSGRAD
  • PPGBIO – Discentes
  • PPGBIO – Divulgação Científica e Inserção Social
  • PPGBIO – Docentes
  • PPGBIO – Editais e Ingressos
  • PPGBIO – Estrutura e Organização
  • PPGBIO – Fale Conosco
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2025/2
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2026/1
  • PPGBIO – INTERAÇÃO – Notícias
  • PPGBIO – Internacionalização
  • PPGBIO – O Programa
  • PPGBIO – Planejamento Estratégico
  • PPGBIO – Publicação científica
  • PPGBIO Doutorado
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 011/2023
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 013/2021
  • PPGBIO Mestrado
  • PPGBIO MESTRADO
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 010/2023
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 012/2021
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2023/2
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/1
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/2
  • PPGBIO-Interação – Defesas e Qualificações
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2022 – Chamada Pública nº 004/2022
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2024 – Chamada Pública nº 007/2024
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2025 – Chamada Pública nº 007/2025
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2022 – Chamada Pública nº 003/2022
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2024 – Chamada Pública nº 006/2024
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2025 – Chamada Pública nº 006/2025
  • PPGVIDA
  • PPGVIDA – AF
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2024/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/1
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2026/1
  • PPGVIDA – Chamada Pública nº 011/2021
  • PPGVIDA – Defesas e Qualificações
  • PPGVIDA – Discentes
  • PPGVIDA – Divulgação Científica
  • PPGVIDA – Estrutura e Organização
  • PPGVIDA – Formas de Ingresso
  • PPGVIDA – Internacionalização
  • PPGVIDA – Normas e Links
  • PPGVIDA – Notícias
  • PPGVIDA – Planejamento Estratégico
  • PPGVIDA – Publicação científica
  • PPGVIDA – Turmas Especiais
  • PPGVIDA – Vigi Fronteiras
  • Produção Científica
  • Professores Credenciados PPGVIDA
  • PROFSAÚDE – Defesas e Qualificações
  • PROFSAUDE – Discentes
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • Profsaude – Docentes
  • PROFSAÚDE – Edital 01/2021
  • PROFSAÚDE – Edital nº 01/2023
  • PROFSAUDE – Estrutura e Organização
  • PROFSAUDE – Formas de Ingressos
  • PROFSAUDE – Internacionalização
  • PROFSAUDE – Notícias
  • PROFSAÚDE – Planejamento Estratégico
  • PROFSAUDE – Programa
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • Programa de Iniciação Científica – PIC
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS – Especialização
  • Projeto QualificaSUS – Mestrado Profissional em Saúde Pública
  • Projeto QualificaSUS – Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
  • Qualidade
  • Qualidade
  • Regimento Interno
  • Regimento Interno
  • Regulamento da Pesquisa ILMD
  • Regulamentos Ensino
  • Repositório de Percepções – Humanidades
  • Repositório Epidemiológico Transfronteiriço
  • REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DO CD-ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA BIÊNIO 2023-2025
  • Resoluções
  • Revista Fiocruz Amazônia – Edição Especial
  • Revistas
  • Saúde do Trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Secretaria Acadêmica
  • Secretaria Acadêmica 2
  • Selo Comemorativo
  • Serviços de coleção bactérias
  • Serviços de coleção fungos
  • Sigrad
  • SISTEMA DE CHAMADOS
  • Site em Manutenção
  • Sobre a Fiocruz Amazônia
  • Sobre o ILMD
  • Sobre o ILMD
  • teste 2021
  • Teste de artigos e livros
  • Teste de artigos e livros
  • Thank you for booking
  • VigiFronteiras-Brasil
  • Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde – Projeto QualificaSUS
  • HOME
  • Teste

Categoria

  • Sem categoria

Arquivo

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
Link to: Pesquisadora da Fiocruz Amazônia aborda aspectos da socioambiência e dos direitos à cidadania indígena no Seminário Saúde e Ambiente na Amazônia Link to: Pesquisadora da Fiocruz Amazônia aborda aspectos da socioambiência e dos direitos à cidadania indígena no Seminário Saúde e Ambiente na Amazônia Pesquisadora da Fiocruz Amazônia aborda aspectos da socioambiência e dos direitos... Link to: Fiocruz Amazônia parabeniza a Fapeam pelos 20 anos de fomento à pesquisa científica e tecnológica Link to: Fiocruz Amazônia parabeniza a Fapeam pelos 20 anos de fomento à pesquisa científica e tecnológica Fiocruz Amazônia parabeniza a Fapeam pelos 20 anos de fomento à pesquisa científica...
Scroll to top Scroll to top Scroll to top

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.

Accept settingsHide notification onlySettings

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only