Site Em Manutenção
  • HOME
  • INSTITUCIONAL
    • A Marca do ILMD
    • Cooperação
    • Gestão
    • Qualidade
    • Documentação
    • Histórico
    • Regimento Interno
    • Núcleos
      • Apoio à Pesquisa
      • Inovação Tecnológica
      • Saúde do Trabalhador
  • Sobre o ILMD
  • EDUCAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Você está aqui: Home1 / Notícias2 / Seminário realizado pela Fiocruz Amazônia discute estratégias de vigilância em ...

Seminário realizado pela Fiocruz Amazônia discute estratégias de vigilância em saúde indígena

25 de outubro de 2022

Visando discutir estratégias de vigilância em saúde indígena nos contextos urbano e das aldeias na Amazônia, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou nos dias 17 e 18/10, o Seminário Inova Saúde Indígena. O evento reuniu coordenadores de projetos, alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, lideranças indígenas, representantes de organismos não-governamentais e dos governos municipal, estadual e federal.

Dividido em duas etapas, o encontro aconteceu na sede do ILMD, no primeiro dia, 17/10, e no Parque das Tribos, no Tarumã Açu, zona Oeste de Manaus, no dia seguinte, 18/10. A iniciativa teve ainda a finalidade de promover o debate e o intercâmbio de experiências entre projetos do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, o Inova Fiocruz, voltados ao fortalecimento do atendimento à saúde indígena nas cidades e aldeias amazônicas. O seminário é organizado pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), com apoio do ILMD/Fiocruz Amazônia, Programa Inova Fiocruz e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procrad Amazônia).

Durante a abertura do evento, Adele Benzaken, diretora do ILMD, destacou o papel da Instituição na elaboração e desenvolvimento de ações de saúde voltadas aos povos originários. “Destaco que estamos na região com a maior população indígena do país e a Fiocruz Amazônia tem um papel decisivo, preponderante, na elaboração e execução de políticas públicas voltadas às populações indígenas brasileiras em especial as amazônicas, tão vulnerabilizadas, sejam nas suas comunidades, sejam nos aglomerados urbanos. faço aqui a homenagem ao protagonismo de tantos pesquisadores, entre os quais me incluo, em realizar estudos voltados aos cuidados com a saúde indígena sempre levando em conta a ampliação do protagonismo de populações locais e indígenas com potencial para acelerar as mudanças necessárias”, explica.

Na programação, composta por painéis e mesas-redondas com temas variados, o público comtemplou o lançamento dos vídeos “Projeto Manaós” e “Fortalecendo o Controle Social Indígena”, resultado da implementação dos dois projetos. Entre os painéis apresentados, foram abordas as seguintes temáticas: “Referência e contrarreferência de pacientes do Ambulatório de Saúde Indígena do Hospital Universitário de Brasília”, “Iniciativas de Pesquisa e impactos na vida dos indígenas na Amazônia”. Os pesquisadores apresentaram ainda os resultados do Projetos Manaós: Saúde Indígena nas Cidades, Caminhos do Controle Social e a Saúde Indígena e Inovando a Vigilância de Envenenamento por Serpentes em Populações Indígenas.

Segundo Rodrigo Tobias, Pesquisador da Fiocruz Amazônia, a ação é uma oportunidade de unir as ações e mensurar resultados dos projetos desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia em prol das populações indígenas aldeadas, ou que vivem nas cidades. “O evento fala sobre projetos no campo do desenvolvimento do sistema único de saúde a partir do subsistema de saúde indígena, são projetos de pesquisa que possuem essa função de intervir a favor da saúde dos povos indígenas, tanto nas aldeias quanto nas cidades. A realização desses projetos, comtemplam grandes impactos como o empoderamento e a autonomia dos indígenas nas cidades. Foi criada uma associação de moradores e indígenas do Parque das Tribos, o maior bairro indígena do Brasil”, destaca.

O evento contou também com a roda-de-conversa “Diálogos e Impressões dos Projetos na Visão dos Indígenas”, com as lideranças indígenas Wanda Witoto, Marcivana Sateré Mawé (Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno), Luiz Penha (coordenador de Saúde da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Adelaide Mota Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e GT Interdisciplinar Saúde Indígena, Edgar Hamann – PPG Saúde Coletiva – UnB, Celso Cabral, do Núcleo de Promoção do Respeito à Diversidade (NUPRED), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus). O livro “A Saúde Coletiva na Amazônia: redes de pesquisa, formação e situações de saúde e condições de vida” também foi lançado durante o seminário.

Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Ximena Pamela, o seminário foi uma importante ferramenta para agrupar conhecimentos e estreitar relações entre os projetos de pesquisa desenvolvidos nas Instituições. “Essa é uma oportunidade muito importante para nós. Esta triangulação de esforços, de projetos acadêmicos, que fortalecem não só uma linha de pesquisa, mas também uma possibilidade de pensar nas coisas novas que podem sair desses esforços coletivos. Estamos cada vez mais convictos da importância da articulação do melhor que as pessoas desenvolvem nas instituições, para fortalecer, ajudar ao cumprimento dos direitos humanos, do resguardo do meio ambiente e da aprendizagem mútua entre toda esta inteligência coletiva que se reúne aqui neste seminário”, avalia.

O segundo dia de evento, foi marcado por uma visita ao Parque das Tribos, onde a coordenação do evento realizou a oficina “A Vida como ela é…”, com a participação dos especialistas convidados, recebidos pela liderança indígena Lutana Kokama, e a coordenadora de Saúde Indígena da Semsa Manaus, Graciete Carvalho. Localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, residem na comunidade Parque das Tribos, aproximadamente 2.800 indígenas de diversas etnias. A ocupação da comunidade foi planejada desde 2012, ocorrendo em 2013, tendo, aproximadamente, 35 etnias.

INTEGRAÇÃO

Batizado popularmente como “Projeto Manaós”, a ação conta com financiamento do Fundo de Inovação da instituição e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). O Projeto foi articulado como uma ação colaborativa entre diversos atores envolvidos no campo da saúde indígena, em contexto urbano.

A iniciativa teve como parceiros e participantes ativos na construção e execução das atividades do projeto, indígenas, profissionais de saúde, gestores da saúde, educadores, e instituições como a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA Manaus), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Centro de Medicina Indígena da Amazônia, Grupo de Trabalho Intersetorial de Saúde Indígena da Região de Manaus e Entorno (GTI), e Fundação Nacional do Índio – Coordenação Manaus e Entorno (FUNAI).

0 0 Carlos Gomes http://10.92.2.54:8081/wp-content/uploads/2024/06/Assinatura-conjunta-2024-ILMD-Fiocruz-SUS_branca-1.png Carlos Gomes2022-10-25 17:16:232022-10-25 17:16:23Seminário realizado pela Fiocruz Amazônia discute estratégias de vigilância em saúde indígena

Páginas

  • A Marca
  • A Marca do ILMD
  • A Marca do ILMD
  • A Marca e manual Fiocruz
  • Acesso à informação
  • Alienação de Bens
  • Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Aluno Especial 2021.2
  • Aluno especial 2023/1 – PPGBIO-Interação
  • Aluno Especial PPGBIO 2021.1
  • Aluno Especial PPGVIDA 2021.1
  • Apoio á Pesquisa
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio Técnico PPGBIO 2021 – Chamada Pública 004/2021
  • Apresentação – PPGVIDA
  • Área do Aluno
  • Atas de Reuniões do CD/ILMD
  • Atualização em Oximetria – Projeto QualificaSUS
  • Biblioteca
  • Biblioteca 2
  • Biblioteca teste
  • Biosegurança
  • Boletins do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Booking
  • Booking My Account
  • Calendário Acadêmico
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGBIO
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Chamada Aluno Estrangeiro 2020 PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2024 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2025 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada Especialização em Gestão das Organizações Públicas – Manaus
  • Chamada Pública
  • Chamada Pública – Aluno Especial 2019.2
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (PROFSAÚDE) 2019
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (SAÚDE PÚBLICA)
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PPGVIDA 2019
  • Chamada Pública – PPGVIDA Estrangeiros
  • Chamada Pública – Saúde Pública
  • Chamada Pública – Vigilância em Saúde
  • Chamada Pública 001/2020
  • Chamada Pública 006/2021 – Pós-doutorado PPGBIO
  • Chamada Pública 008/2021 – Pós-Doc DASPAM
  • Chamada Pública 12/2019 – Maués
  • Chamada Pública Encerrada – Menu
  • Chamada Pública Encerrada – PIC
  • Chamada Pública Encerrada – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 001/2020
  • Chamada Pública nº 002/2022 – Atualização em Agentes para prevenção de ISTs
  • Chamada pública nº 004/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 005/2022 – Aperfeiçoamento em Etnicidade, Sustentabilidade e Saúde Coletiva na Tríplice Fronteira da Amazônia
  • Chamada pública nº 005/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2019 – Facilitadores (QualificaSUS)
  • Chamada Pública nº 006/2022 – POSDOC DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2023 – PPGVIDA (Alto Solimões)
  • Chamada Pública nº 007/2023 – Matrícula DASPAM
  • Chamada Pública nº 008/2019
  • Chamada pública nº 008/2023 – PPGVIDA AF Matrícula
  • Chamada pública nº 008/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 009/2019
  • Chamada Pública nº 009/2023 PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2024 – PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2025 – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 010/2019
  • Chamada pública nº 010/2024 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 010/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada Pública nº 011/2019
  • Chamada pública nº 011/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 012/2025
  • Chamada pública nº 013/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 022/2022 PPGBIO-Interação Mestrado
  • Chamada Pública nº 023/2022 PPGBIO-Interação Doutorado
  • Chamada Pública nº 024/2022 PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 025/2022 – PROEP 2023-2025
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2025
  • Coleção Biológica
  • Comissão Eleitoral
  • Congresso Interno
  • Contato com a ASCOM
  • Contatos
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Curso de Aperfeiçoamento
  • Curso Técnico
  • Cursos de Atualização – Projeto QualificaSUS
  • Cursos de Formação – Projeto QualificaSUS
  • DASPAM – Aluno Especial 2024/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2025/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2026/1
  • DASPAM – Chamada Pública nº 005/2023
  • DASPAM – Chamada Pública nº 007/2020
  • DASPAM – Chamada Pública nº 010/2021
  • DASPAM – Defesas e Qualificações
  • DASPAM – Discentes
  • DASPAM – Divulgação Científica
  • DASPAM – Estrutura e Organização
  • DASPAM – Formas de ingresso
  • DASPAM – Internacionalização
  • DASPAM – Normas
  • DASPAM – Notícias
  • DASPAM – Planejamento Estratégico
  • DASPAM – Programa
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Seleção Interna – Chamada Pública nº 008/2025
  • Defesas e Qualificações
  • Docentes – DASPAM
  • Docentes – PPGVIDA
  • Documentação
  • Documentação
  • Documentos Licitatórios
  • Doutorado
  • Doutorado em Ciências
  • Doutorado em Saúde Coletiva – Cooperação ENSP/CPqAM/IFF/ILMD-FIOCRUZ
  • Doutorado em Saúde Pública
  • Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
  • Doutorado PPGBIO – Chamada Pública nº 009/2021
  • Doutorado PPGBIO – Nº 009/2020
  • Edital nº 001/2025 – Processo Seletivo PROFSAÚDE
  • EDITAL Nº 01/2025
  • Educação – Apresentação
  • Educação – Curta Duração
  • Educação – Discentes
  • Educação – Discentes
  • Educação – Documentos
  • Educação – Estágio Pós Doutoral
  • Educação – Estrutura Administrativa e Orçamento
  • Educação – Fale Conosco
  • Educação – Início
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Manual do Aluno
  • Educação – PAE
  • Educação – Planos e Manuais
  • Educação – Prestação de Contas
  • Educação – Processo Seletivo
  • Educação – Programas / Cursos
  • Educação – Regimentos, Regulamentos e Resoluções
  • Educação – Relatórios de Acompanhamento de Egressos
  • Especialização – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública (Manacapuru) – Chamada Pública nº 005/2021
  • Especialização em Vigilância em Saúde (Manacapuru)
  • Especialização Lato Sensu
  • Estrutura Curricular – PPGVIDA
  • Eventos
  • Formulários
  • Galeria de Imagens
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão das Organizações Públicas de Saúde – Projeto QualificaSUS
  • História da Saúde na Amazônia
  • Histórico
  • Histórico
  • Histórico
  • HOME
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) BIÊNIO 2023-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2021-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2025-2029
  • Inovação Tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Intranet
  • Intro-atualização
  • Intro-formação técnica
  • Laboratório DCDIA
  • Laboratório DMAIS
  • Laboratório EDTA
  • Laboratório IPCCB
  • Laboratório LAHPSA
  • Laboratório LEGEPI
  • Laboratório SAGESPI
  • Laboratórios de Pesquisa
  • Licitações
  • Linhas de Pesquisa
  • Linhas de pesquisa – PPGVIDA
  • Mapa do Site
  • Matrícula Institucional – Chamada Pública nº 01/2022
  • Matrícula Institucional 2023 – Doutorado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – Mestrado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2024 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGVIDA
  • Matrícula institucional DASPAM – Chamada pública nº 005/2025
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Doutorado – Chamada pública nº 003/2024
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Mestrado – Chamada pública nº 002/2024
  • Mensagem enviada Biblioteca
  • Mensagem enviada SECA
  • Menu Documentação
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado PPGBIO – Nº 008/2020
  • Mestrado PPGVIDA – Nº 006/2020
  • Mestrado Profissional em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • NAP
  • NIT
  • Normas e links
  • Notícias
  • NPT
  • Núcleos
  • Núcleos
  • NUST
  • Oportunidades
  • Orçamento e Finanças
  • Orçamento e Finanças – Abril 2017
  • Orçamento e Finanças – Abril 2018
  • Orçamento e Finanças – Agosto 2017
  • Orçamento e Finanças – Dezembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Julho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2018
  • Orçamento e Finanças – Maio 2017
  • Orçamento e Finanças – Maio 2018
  • Orçamento e Finanças – Março 2017
  • Orçamento e Finanças – Março 2018
  • Orçamento e Finanças – Novembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Outubro 2017
  • Orçamento e Finanças – Setembro 2017
  • Perguntas Frequentes
  • Pesquisa
  • Pesquisa e Inovação
  • Pesquisador Visitante
  • Planejamento Estratégico do Ensino
  • Planejamento Insert
  • Plataformas Tecnológicas
  • Portarias
  • Pós Graduação
  • POS-DOC PPGBIO-Interação – Chamada pública nº 004/2023
  • Pós-Doutorado PPGBIO-Interação | PDPG – Chamada pública nº 004/2024
  • POSGRAD
  • PPGBIO – Discentes
  • PPGBIO – Divulgação Científica e Inserção Social
  • PPGBIO – Docentes
  • PPGBIO – Editais e Ingressos
  • PPGBIO – Estrutura e Organização
  • PPGBIO – Fale Conosco
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2025/2
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2026/1
  • PPGBIO – INTERAÇÃO – Notícias
  • PPGBIO – Internacionalização
  • PPGBIO – O Programa
  • PPGBIO – Planejamento Estratégico
  • PPGBIO – Publicação científica
  • PPGBIO Doutorado
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 011/2023
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 013/2021
  • PPGBIO Mestrado
  • PPGBIO MESTRADO
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 010/2023
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 012/2021
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2023/2
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/1
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/2
  • PPGBIO-Interação – Defesas e Qualificações
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2022 – Chamada Pública nº 004/2022
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2024 – Chamada Pública nº 007/2024
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2025 – Chamada Pública nº 007/2025
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2022 – Chamada Pública nº 003/2022
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2024 – Chamada Pública nº 006/2024
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2025 – Chamada Pública nº 006/2025
  • PPGVIDA
  • PPGVIDA – AF
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2024/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/1
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2026/1
  • PPGVIDA – Chamada Pública nº 011/2021
  • PPGVIDA – Defesas e Qualificações
  • PPGVIDA – Discentes
  • PPGVIDA – Divulgação Científica
  • PPGVIDA – Estrutura e Organização
  • PPGVIDA – Formas de Ingresso
  • PPGVIDA – Internacionalização
  • PPGVIDA – Normas e Links
  • PPGVIDA – Notícias
  • PPGVIDA – Planejamento Estratégico
  • PPGVIDA – Publicação científica
  • PPGVIDA – Turmas Especiais
  • PPGVIDA – Vigi Fronteiras
  • Produção Científica
  • Professores Credenciados PPGVIDA
  • PROFSAÚDE – Defesas e Qualificações
  • PROFSAUDE – Discentes
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • Profsaude – Docentes
  • PROFSAÚDE – Edital 01/2021
  • PROFSAÚDE – Edital nº 01/2023
  • PROFSAUDE – Estrutura e Organização
  • PROFSAUDE – Formas de Ingressos
  • PROFSAUDE – Internacionalização
  • PROFSAUDE – Notícias
  • PROFSAÚDE – Planejamento Estratégico
  • PROFSAUDE – Programa
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • Programa de Iniciação Científica – PIC
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS – Especialização
  • Projeto QualificaSUS – Mestrado Profissional em Saúde Pública
  • Projeto QualificaSUS – Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
  • Qualidade
  • Qualidade
  • Regimento Interno
  • Regimento Interno
  • Regulamento da Pesquisa ILMD
  • Regulamentos Ensino
  • Repositório de Percepções – Humanidades
  • Repositório Epidemiológico Transfronteiriço
  • REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DO CD-ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA BIÊNIO 2023-2025
  • Resoluções
  • Revista Fiocruz Amazônia – Edição Especial
  • Revistas
  • Saúde do Trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Secretaria Acadêmica
  • Secretaria Acadêmica 2
  • Selo Comemorativo
  • Serviços de coleção bactérias
  • Serviços de coleção fungos
  • Sigrad
  • SISTEMA DE CHAMADOS
  • Site em Manutenção
  • Sobre a Fiocruz Amazônia
  • Sobre o ILMD
  • Sobre o ILMD
  • teste 2021
  • Teste de artigos e livros
  • Teste de artigos e livros
  • Thank you for booking
  • VigiFronteiras-Brasil
  • Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde – Projeto QualificaSUS
  • HOME
  • Teste

Categoria

  • Sem categoria

Arquivo

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Arquivos

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Categorias

  • Sem categoria

Páginas

  • A Marca
  • A Marca do ILMD
  • A Marca do ILMD
  • A Marca e manual Fiocruz
  • Acesso à informação
  • Alienação de Bens
  • Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Aluno Especial 2021.2
  • Aluno especial 2023/1 – PPGBIO-Interação
  • Aluno Especial PPGBIO 2021.1
  • Aluno Especial PPGVIDA 2021.1
  • Apoio á Pesquisa
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio Técnico PPGBIO 2021 – Chamada Pública 004/2021
  • Apresentação – PPGVIDA
  • Área do Aluno
  • Atas de Reuniões do CD/ILMD
  • Atualização em Oximetria – Projeto QualificaSUS
  • Biblioteca
  • Biblioteca 2
  • Biblioteca teste
  • Biosegurança
  • Boletins do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Booking
  • Booking My Account
  • Calendário Acadêmico
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGBIO
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Chamada Aluno Estrangeiro 2020 PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2024 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2025 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada Especialização em Gestão das Organizações Públicas – Manaus
  • Chamada Pública
  • Chamada Pública – Aluno Especial 2019.2
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (PROFSAÚDE) 2019
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (SAÚDE PÚBLICA)
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PPGVIDA 2019
  • Chamada Pública – PPGVIDA Estrangeiros
  • Chamada Pública – Saúde Pública
  • Chamada Pública – Vigilância em Saúde
  • Chamada Pública 001/2020
  • Chamada Pública 006/2021 – Pós-doutorado PPGBIO
  • Chamada Pública 008/2021 – Pós-Doc DASPAM
  • Chamada Pública 12/2019 – Maués
  • Chamada Pública Encerrada – Menu
  • Chamada Pública Encerrada – PIC
  • Chamada Pública Encerrada – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 001/2020
  • Chamada Pública nº 002/2022 – Atualização em Agentes para prevenção de ISTs
  • Chamada pública nº 004/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 005/2022 – Aperfeiçoamento em Etnicidade, Sustentabilidade e Saúde Coletiva na Tríplice Fronteira da Amazônia
  • Chamada pública nº 005/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2019 – Facilitadores (QualificaSUS)
  • Chamada Pública nº 006/2022 – POSDOC DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2023 – PPGVIDA (Alto Solimões)
  • Chamada Pública nº 007/2023 – Matrícula DASPAM
  • Chamada Pública nº 008/2019
  • Chamada pública nº 008/2023 – PPGVIDA AF Matrícula
  • Chamada pública nº 008/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 009/2019
  • Chamada Pública nº 009/2023 PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2024 – PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2025 – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 010/2019
  • Chamada pública nº 010/2024 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 010/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada Pública nº 011/2019
  • Chamada pública nº 011/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 012/2025
  • Chamada pública nº 013/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 022/2022 PPGBIO-Interação Mestrado
  • Chamada Pública nº 023/2022 PPGBIO-Interação Doutorado
  • Chamada Pública nº 024/2022 PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 025/2022 – PROEP 2023-2025
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2025
  • Coleção Biológica
  • Comissão Eleitoral
  • Congresso Interno
  • Contato com a ASCOM
  • Contatos
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Curso de Aperfeiçoamento
  • Curso Técnico
  • Cursos de Atualização – Projeto QualificaSUS
  • Cursos de Formação – Projeto QualificaSUS
  • DASPAM – Aluno Especial 2024/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2025/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2026/1
  • DASPAM – Chamada Pública nº 005/2023
  • DASPAM – Chamada Pública nº 007/2020
  • DASPAM – Chamada Pública nº 010/2021
  • DASPAM – Defesas e Qualificações
  • DASPAM – Discentes
  • DASPAM – Divulgação Científica
  • DASPAM – Estrutura e Organização
  • DASPAM – Formas de ingresso
  • DASPAM – Internacionalização
  • DASPAM – Normas
  • DASPAM – Notícias
  • DASPAM – Planejamento Estratégico
  • DASPAM – Programa
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Seleção Interna – Chamada Pública nº 008/2025
  • Defesas e Qualificações
  • Docentes – DASPAM
  • Docentes – PPGVIDA
  • Documentação
  • Documentação
  • Documentos Licitatórios
  • Doutorado
  • Doutorado em Ciências
  • Doutorado em Saúde Coletiva – Cooperação ENSP/CPqAM/IFF/ILMD-FIOCRUZ
  • Doutorado em Saúde Pública
  • Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
  • Doutorado PPGBIO – Chamada Pública nº 009/2021
  • Doutorado PPGBIO – Nº 009/2020
  • Edital nº 001/2025 – Processo Seletivo PROFSAÚDE
  • EDITAL Nº 01/2025
  • Educação – Apresentação
  • Educação – Curta Duração
  • Educação – Discentes
  • Educação – Discentes
  • Educação – Documentos
  • Educação – Estágio Pós Doutoral
  • Educação – Estrutura Administrativa e Orçamento
  • Educação – Fale Conosco
  • Educação – Início
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Manual do Aluno
  • Educação – PAE
  • Educação – Planos e Manuais
  • Educação – Prestação de Contas
  • Educação – Processo Seletivo
  • Educação – Programas / Cursos
  • Educação – Regimentos, Regulamentos e Resoluções
  • Educação – Relatórios de Acompanhamento de Egressos
  • Especialização – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública (Manacapuru) – Chamada Pública nº 005/2021
  • Especialização em Vigilância em Saúde (Manacapuru)
  • Especialização Lato Sensu
  • Estrutura Curricular – PPGVIDA
  • Eventos
  • Formulários
  • Galeria de Imagens
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão das Organizações Públicas de Saúde – Projeto QualificaSUS
  • História da Saúde na Amazônia
  • Histórico
  • Histórico
  • Histórico
  • HOME
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) BIÊNIO 2023-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2021-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2025-2029
  • Inovação Tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Intranet
  • Intro-atualização
  • Intro-formação técnica
  • Laboratório DCDIA
  • Laboratório DMAIS
  • Laboratório EDTA
  • Laboratório IPCCB
  • Laboratório LAHPSA
  • Laboratório LEGEPI
  • Laboratório SAGESPI
  • Laboratórios de Pesquisa
  • Licitações
  • Linhas de Pesquisa
  • Linhas de pesquisa – PPGVIDA
  • Mapa do Site
  • Matrícula Institucional – Chamada Pública nº 01/2022
  • Matrícula Institucional 2023 – Doutorado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – Mestrado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2024 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGVIDA
  • Matrícula institucional DASPAM – Chamada pública nº 005/2025
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Doutorado – Chamada pública nº 003/2024
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Mestrado – Chamada pública nº 002/2024
  • Mensagem enviada Biblioteca
  • Mensagem enviada SECA
  • Menu Documentação
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado PPGBIO – Nº 008/2020
  • Mestrado PPGVIDA – Nº 006/2020
  • Mestrado Profissional em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • NAP
  • NIT
  • Normas e links
  • Notícias
  • NPT
  • Núcleos
  • Núcleos
  • NUST
  • Oportunidades
  • Orçamento e Finanças
  • Orçamento e Finanças – Abril 2017
  • Orçamento e Finanças – Abril 2018
  • Orçamento e Finanças – Agosto 2017
  • Orçamento e Finanças – Dezembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Julho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2018
  • Orçamento e Finanças – Maio 2017
  • Orçamento e Finanças – Maio 2018
  • Orçamento e Finanças – Março 2017
  • Orçamento e Finanças – Março 2018
  • Orçamento e Finanças – Novembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Outubro 2017
  • Orçamento e Finanças – Setembro 2017
  • Perguntas Frequentes
  • Pesquisa
  • Pesquisa e Inovação
  • Pesquisador Visitante
  • Planejamento Estratégico do Ensino
  • Planejamento Insert
  • Plataformas Tecnológicas
  • Portarias
  • Pós Graduação
  • POS-DOC PPGBIO-Interação – Chamada pública nº 004/2023
  • Pós-Doutorado PPGBIO-Interação | PDPG – Chamada pública nº 004/2024
  • POSGRAD
  • PPGBIO – Discentes
  • PPGBIO – Divulgação Científica e Inserção Social
  • PPGBIO – Docentes
  • PPGBIO – Editais e Ingressos
  • PPGBIO – Estrutura e Organização
  • PPGBIO – Fale Conosco
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2025/2
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2026/1
  • PPGBIO – INTERAÇÃO – Notícias
  • PPGBIO – Internacionalização
  • PPGBIO – O Programa
  • PPGBIO – Planejamento Estratégico
  • PPGBIO – Publicação científica
  • PPGBIO Doutorado
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 011/2023
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 013/2021
  • PPGBIO Mestrado
  • PPGBIO MESTRADO
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 010/2023
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 012/2021
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2023/2
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/1
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/2
  • PPGBIO-Interação – Defesas e Qualificações
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2022 – Chamada Pública nº 004/2022
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2024 – Chamada Pública nº 007/2024
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2025 – Chamada Pública nº 007/2025
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2022 – Chamada Pública nº 003/2022
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2024 – Chamada Pública nº 006/2024
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2025 – Chamada Pública nº 006/2025
  • PPGVIDA
  • PPGVIDA – AF
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2024/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/1
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2026/1
  • PPGVIDA – Chamada Pública nº 011/2021
  • PPGVIDA – Defesas e Qualificações
  • PPGVIDA – Discentes
  • PPGVIDA – Divulgação Científica
  • PPGVIDA – Estrutura e Organização
  • PPGVIDA – Formas de Ingresso
  • PPGVIDA – Internacionalização
  • PPGVIDA – Normas e Links
  • PPGVIDA – Notícias
  • PPGVIDA – Planejamento Estratégico
  • PPGVIDA – Publicação científica
  • PPGVIDA – Turmas Especiais
  • PPGVIDA – Vigi Fronteiras
  • Produção Científica
  • Professores Credenciados PPGVIDA
  • PROFSAÚDE – Defesas e Qualificações
  • PROFSAUDE – Discentes
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • Profsaude – Docentes
  • PROFSAÚDE – Edital 01/2021
  • PROFSAÚDE – Edital nº 01/2023
  • PROFSAUDE – Estrutura e Organização
  • PROFSAUDE – Formas de Ingressos
  • PROFSAUDE – Internacionalização
  • PROFSAUDE – Notícias
  • PROFSAÚDE – Planejamento Estratégico
  • PROFSAUDE – Programa
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • Programa de Iniciação Científica – PIC
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS – Especialização
  • Projeto QualificaSUS – Mestrado Profissional em Saúde Pública
  • Projeto QualificaSUS – Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
  • Qualidade
  • Qualidade
  • Regimento Interno
  • Regimento Interno
  • Regulamento da Pesquisa ILMD
  • Regulamentos Ensino
  • Repositório de Percepções – Humanidades
  • Repositório Epidemiológico Transfronteiriço
  • REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DO CD-ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA BIÊNIO 2023-2025
  • Resoluções
  • Revista Fiocruz Amazônia – Edição Especial
  • Revistas
  • Saúde do Trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Secretaria Acadêmica
  • Secretaria Acadêmica 2
  • Selo Comemorativo
  • Serviços de coleção bactérias
  • Serviços de coleção fungos
  • Sigrad
  • SISTEMA DE CHAMADOS
  • Site em Manutenção
  • Sobre a Fiocruz Amazônia
  • Sobre o ILMD
  • Sobre o ILMD
  • teste 2021
  • Teste de artigos e livros
  • Teste de artigos e livros
  • Thank you for booking
  • VigiFronteiras-Brasil
  • Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde – Projeto QualificaSUS
  • HOME
  • Teste

Categoria

  • Sem categoria

Arquivo

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
Link to: Fiocruz Amazônia leva universo da ciência para mais de 1,2 mil crianças e jovens da rede estadual de ensino Link to: Fiocruz Amazônia leva universo da ciência para mais de 1,2 mil crianças e jovens da rede estadual de ensino Fiocruz Amazônia leva universo da ciência para mais de 1,2 mil crianças e... Link to: Fiocruz Amazônia, Unicef e organizações indígenas reúnem lideranças e pajés em Manaus para workshop Medicina Indígena Link to: Fiocruz Amazônia, Unicef e organizações indígenas reúnem lideranças e pajés em Manaus para workshop Medicina Indígena Fiocruz Amazônia, Unicef e organizações indígenas reúnem lideranças e...
Scroll to top Scroll to top Scroll to top

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.

Accept settingsHide notification onlySettings

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only