Site Em Manutenção
  • HOME
  • INSTITUCIONAL
    • A Marca do ILMD
    • Cooperação
    • Gestão
    • Qualidade
    • Documentação
    • Histórico
    • Regimento Interno
    • Núcleos
      • Apoio à Pesquisa
      • Inovação Tecnológica
      • Saúde do Trabalhador
  • Sobre o ILMD
  • EDUCAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Você está aqui: Home1 / Notícias2 / Pesquisa avalia eficácia de medicamento para pé diabético

Pesquisa avalia eficácia de medicamento para pé diabético

3 de julho de 2018

“Avaliação da eficácia e segurança do fator de crescimento epidérmico recombinante (FCEhr) intralesional em participantes com úlcera de pé diabético no Brasil”. Assim foi batizado o protocolo de pesquisa clínica conduzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que deverá envolver 304 participantes ao longo dos próximos seis meses. A iniciativa tem por objetivo avaliar a resposta dos pacientes brasileiros com diabetes e úlcera nos membros inferiores, caracterizando o quadro de pé diabético, ao medicamento cubano Heberprot-P®. Ao longo de oito semanas, metade desses 304 participantes da pesquisa receberá no mínimo 18 aplicações, por três vezes a cada semana, do produto. A outra metade, 152 participantes, receberá placebo.

A presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Pedrosa, será a investigadora principal (PI, na sigla em inglês) do trabalho. De acordo com ela, o pé diabético é uma das complicações crônicas que provoca grande impacto nos custos e na qualidade de vida dos pacientes diabéticos. O recente estudo, Annual Direct Medical Costs of Diabetic Foot Disease in Brazil: A Cost of Illness Study, indica que nos países em desenvolvimento, 25% dos diabéticos desenvolverão pelo menos uma úlcera do pé durante a vida, ou seja, uma pessoa entre quatro terá problema nos pés, desencadeados pela Neuropatia e complicados por Doença Arterial Periférica e Infecção, resultando em amputações.

O trabalho é baseado na população com diabetes em 2014 (9,2 milhões de pessoas), abaixo da atual, cerca de 13 milhões (IDF, 2017), e estima 43.726 pacientes com úlceras no pé, metade com infecção, e 22.244 pacientes com diabetes mellitus foram hospitalizados para procedimentos relacionados a Pé diabético. O custo total com esta complicação totalizou US$ 361 milhões, e o custo médio mais alto foi entre aqueles submetidos a amputação. Em recente publicação da Associação Americana de Diabetes, de maio, as complicações mais onerosas são a doença arterial periférica e as neurológicas.

Úlcera do pé diabético

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pé diabético é a “situação de infecção, ulceração ou também destruição dos tecidos profundos dos pés, associada a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica, nos membros inferiores de pacientes com diabetes mellitus”. O comprometimento dos nervos periféricos dos pés e pernas, a Neuropatia diabética, decorre do excesso de glicose circulante no sangue, hiperglicemia, não controlada ao longo dos anos, e provoca perda da sensibilidade dos pés associada a deformidades semelhantes às que ocorrem na Hanseníase. Úlceras em pés de pessoas com diabetes são de difícil cicatrização, principalmente quando se instala  infecção.

Portanto, mesmo pequenos ferimentos nos pés desses pacientes podem se tornar um problema grave, levando– 40 mil por ano, no Brasil – à necessidade de amputação. Daí a importância de opções terapêuticas que colaborem para a cicatrização das úlceras, sobretudo se há neuropatia e má circulação, considerando-se que há aproximadamente 830 mil pessoas com esses problemas, segundo o estudo de 2014.

Hermelinda lembra que a descontinuidade das políticas públicas colabora para estes números, pois projeto iniciado de forma pioneira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Distrito Federal, o “Salvando o Pé Diabético”, foi implementado na década de 1990 e contribuiu para a redução de 78% nas amputações. Os resultados fizeram com que o projeto se estendesse a outros estados, e até 2004 havia mais de 70 ambulatórios de Pé diabético na maioria dos estados brasileiros, após capacitação de médicos e enfermeiros, obtendo ainda reconhecimento internacional.

O Heberprot-P® é uma alternativa para diminuir as internações prolongadas e aos desafios trazidos pela descontinuidade das políticas, com a inexistência de uma linha de tratamento padrão. Criado no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), em Havana, Cuba, o medicamento é aplicado no sistema de saúde cubano desde 2007, como parte do programa de assistência primária aos pacientes com úlcera diabética do país caribenho. Lá, seu uso foi aprovado após estudos com mais de quatro mil pacientes participantes. Desde o início de seu uso, os casos de amputação foram reduzidos em mais de 80%.

A pesquisa conduzida por Bio-Manguinhos/Fiocruz poderá confirmar se seu uso realmente acelera a cicatrização de úlceras profundas e complexas, tanto neuropáticas quanto isquêmicas, dos pacientes brasileiros com úlcera do pé diabético.

TRABALHO ABERTO À COLABORAÇÃO

Para pactuar como a pesquisa clínica será conduzida, Bio-Manguinhos/Fiocruz recebeu em meados de junho profissionais do Hospital Regional de Taguatinga (DF), da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, do Hospital Universitário Agamenon Magalhães (PE), da Universidade Federal da Paraíba, do Hospital de Servidores do Estado do Rio de Janeiro, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (RJ) e também do laboratório que desenvolveu o produto, o CIGB cubano.

O diretor do Instituto, Mauricio Zuma, lembrou a todos sobre a importância do estudo, que poderá beneficiar milhares de pessoas, e agradeceu aos profissionais pela parceria na captação e acompanhamento dos participantes do estudo. Coordenadora da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Maria de Lourdes de Sousa Maia, lembrou que o trabalho junto aos 304 participantes terá de obedecer ao cronograma de seis meses, já que o trabalho está organizado a ter seu início, sustentação e conclusão.

Ela ressaltou ainda a importância de dialogar e esclarecer às associações de pacientes sobre a importância da empreitada. “Eles precisam ter a dimensão de que vamos iniciar este estudo clínico. Fazer a divulgação nos estados, envolver as equipes de Saúde da Família, empoderar, abrir as portas para a colaboração de novos atores”, destacou.

Hermelinda afirma que as atuais opções de tratamento em uso não conseguiram recomendação forte pela qualidade baixa das evidências e o Heberprot® é considerado, na revisão sistemática de 2016 pelo IWGDF (International Working Group on the Diabetic Foot), o qual ela representa no Brasil, “uma medicação promissora mas que requer um estudo de melhor desenho”. Por isso, o protocolo do estudo contou com a participação de experts internacionais do tema, William Jeffcoate e Fran Game, além da equipe brasileira.

“Há expectativa de que este estudo encontre respostas para questões até agora não respondidas nas pesquisas realizadas em Cuba. A perspectiva de ter um produto para acelerar a granulação e também promover o fechamento da úlcera de forma integral pode resultar em ganhos econômicos e sociais, com impactos diretos e indiretos sobre o Sistema Único de Saúde”, aposta Hermelinda.

Segundo o cronograma, os resultados completos podem estar disponíveis em cerca de um ano e meio. “São seis meses para obter os dados de cada participante. No entanto, o estudo tem alta complexidade de inclusão e exclusão de participantes, provenientes de um segmento de pacientes de difícil acompanhamento e o prazo pode ter de ser estendido”, concluiu Hermelinda.

 Bio-Manguinhos/Fiocruz, por Paulo Schueler

0 0 Carlos Gomes http://10.92.2.54:8081/wp-content/uploads/2024/06/Assinatura-conjunta-2024-ILMD-Fiocruz-SUS_branca-1.png Carlos Gomes2018-07-03 17:01:342018-07-03 17:01:34Pesquisa avalia eficácia de medicamento para pé diabético

Páginas

  • A Marca
  • A Marca do ILMD
  • A Marca do ILMD
  • A Marca e manual Fiocruz
  • Acesso à informação
  • Alienação de Bens
  • Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Aluno Especial 2021.2
  • Aluno especial 2023/1 – PPGBIO-Interação
  • Aluno Especial PPGBIO 2021.1
  • Aluno Especial PPGVIDA 2021.1
  • Apoio á Pesquisa
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio Técnico PPGBIO 2021 – Chamada Pública 004/2021
  • Apresentação – PPGVIDA
  • Área do Aluno
  • Atas de Reuniões do CD/ILMD
  • Atualização em Oximetria – Projeto QualificaSUS
  • Biblioteca
  • Biblioteca 2
  • Biblioteca teste
  • Biosegurança
  • Boletins do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Booking
  • Booking My Account
  • Calendário Acadêmico
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGBIO
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Chamada Aluno Estrangeiro 2020 PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2024 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2025 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada Especialização em Gestão das Organizações Públicas – Manaus
  • Chamada Pública
  • Chamada Pública – Aluno Especial 2019.2
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (PROFSAÚDE) 2019
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (SAÚDE PÚBLICA)
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PPGVIDA 2019
  • Chamada Pública – PPGVIDA Estrangeiros
  • Chamada Pública – Saúde Pública
  • Chamada Pública – Vigilância em Saúde
  • Chamada Pública 001/2020
  • Chamada Pública 006/2021 – Pós-doutorado PPGBIO
  • Chamada Pública 008/2021 – Pós-Doc DASPAM
  • Chamada Pública 12/2019 – Maués
  • Chamada Pública Encerrada – Menu
  • Chamada Pública Encerrada – PIC
  • Chamada Pública Encerrada – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 001/2020
  • Chamada Pública nº 002/2022 – Atualização em Agentes para prevenção de ISTs
  • Chamada pública nº 004/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 005/2022 – Aperfeiçoamento em Etnicidade, Sustentabilidade e Saúde Coletiva na Tríplice Fronteira da Amazônia
  • Chamada pública nº 005/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2019 – Facilitadores (QualificaSUS)
  • Chamada Pública nº 006/2022 – POSDOC DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2023 – PPGVIDA (Alto Solimões)
  • Chamada Pública nº 007/2023 – Matrícula DASPAM
  • Chamada Pública nº 008/2019
  • Chamada pública nº 008/2023 – PPGVIDA AF Matrícula
  • Chamada pública nº 008/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 009/2019
  • Chamada Pública nº 009/2023 PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2024 – PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2025 – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 010/2019
  • Chamada pública nº 010/2024 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 010/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada Pública nº 011/2019
  • Chamada pública nº 011/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 012/2025
  • Chamada pública nº 013/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 022/2022 PPGBIO-Interação Mestrado
  • Chamada Pública nº 023/2022 PPGBIO-Interação Doutorado
  • Chamada Pública nº 024/2022 PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 025/2022 – PROEP 2023-2025
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2025
  • Coleção Biológica
  • Comissão Eleitoral
  • Congresso Interno
  • Contato com a ASCOM
  • Contatos
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Curso de Aperfeiçoamento
  • Curso Técnico
  • Cursos de Atualização – Projeto QualificaSUS
  • Cursos de Formação – Projeto QualificaSUS
  • DASPAM – Aluno Especial 2024/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2025/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2026/1
  • DASPAM – Chamada Pública nº 005/2023
  • DASPAM – Chamada Pública nº 007/2020
  • DASPAM – Chamada Pública nº 010/2021
  • DASPAM – Defesas e Qualificações
  • DASPAM – Discentes
  • DASPAM – Divulgação Científica
  • DASPAM – Estrutura e Organização
  • DASPAM – Formas de ingresso
  • DASPAM – Internacionalização
  • DASPAM – Normas
  • DASPAM – Notícias
  • DASPAM – Planejamento Estratégico
  • DASPAM – Programa
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Seleção Interna – Chamada Pública nº 008/2025
  • Defesas e Qualificações
  • Docentes – DASPAM
  • Docentes – PPGVIDA
  • Documentação
  • Documentação
  • Documentos Licitatórios
  • Doutorado
  • Doutorado em Ciências
  • Doutorado em Saúde Coletiva – Cooperação ENSP/CPqAM/IFF/ILMD-FIOCRUZ
  • Doutorado em Saúde Pública
  • Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
  • Doutorado PPGBIO – Chamada Pública nº 009/2021
  • Doutorado PPGBIO – Nº 009/2020
  • Edital nº 001/2025 – Processo Seletivo PROFSAÚDE
  • EDITAL Nº 01/2025
  • Educação – Apresentação
  • Educação – Curta Duração
  • Educação – Discentes
  • Educação – Discentes
  • Educação – Documentos
  • Educação – Estágio Pós Doutoral
  • Educação – Estrutura Administrativa e Orçamento
  • Educação – Fale Conosco
  • Educação – Início
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Manual do Aluno
  • Educação – PAE
  • Educação – Planos e Manuais
  • Educação – Prestação de Contas
  • Educação – Processo Seletivo
  • Educação – Programas / Cursos
  • Educação – Regimentos, Regulamentos e Resoluções
  • Educação – Relatórios de Acompanhamento de Egressos
  • Especialização – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública (Manacapuru) – Chamada Pública nº 005/2021
  • Especialização em Vigilância em Saúde (Manacapuru)
  • Especialização Lato Sensu
  • Estrutura Curricular – PPGVIDA
  • Eventos
  • Formulários
  • Galeria de Imagens
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão das Organizações Públicas de Saúde – Projeto QualificaSUS
  • História da Saúde na Amazônia
  • Histórico
  • Histórico
  • Histórico
  • HOME
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) BIÊNIO 2023-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2021-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2025-2029
  • Inovação Tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Intranet
  • Intro-atualização
  • Intro-formação técnica
  • Laboratório DCDIA
  • Laboratório DMAIS
  • Laboratório EDTA
  • Laboratório IPCCB
  • Laboratório LAHPSA
  • Laboratório LEGEPI
  • Laboratório SAGESPI
  • Laboratórios de Pesquisa
  • Licitações
  • Linhas de Pesquisa
  • Linhas de pesquisa – PPGVIDA
  • Mapa do Site
  • Matrícula Institucional – Chamada Pública nº 01/2022
  • Matrícula Institucional 2023 – Doutorado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – Mestrado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2024 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGVIDA
  • Matrícula institucional DASPAM – Chamada pública nº 005/2025
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Doutorado – Chamada pública nº 003/2024
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Mestrado – Chamada pública nº 002/2024
  • Mensagem enviada Biblioteca
  • Mensagem enviada SECA
  • Menu Documentação
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado PPGBIO – Nº 008/2020
  • Mestrado PPGVIDA – Nº 006/2020
  • Mestrado Profissional em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • NAP
  • NIT
  • Normas e links
  • Notícias
  • NPT
  • Núcleos
  • Núcleos
  • NUST
  • Oportunidades
  • Orçamento e Finanças
  • Orçamento e Finanças – Abril 2017
  • Orçamento e Finanças – Abril 2018
  • Orçamento e Finanças – Agosto 2017
  • Orçamento e Finanças – Dezembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Julho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2018
  • Orçamento e Finanças – Maio 2017
  • Orçamento e Finanças – Maio 2018
  • Orçamento e Finanças – Março 2017
  • Orçamento e Finanças – Março 2018
  • Orçamento e Finanças – Novembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Outubro 2017
  • Orçamento e Finanças – Setembro 2017
  • Perguntas Frequentes
  • Pesquisa
  • Pesquisa e Inovação
  • Pesquisador Visitante
  • Planejamento Estratégico do Ensino
  • Planejamento Insert
  • Plataformas Tecnológicas
  • Portarias
  • Pós Graduação
  • POS-DOC PPGBIO-Interação – Chamada pública nº 004/2023
  • Pós-Doutorado PPGBIO-Interação | PDPG – Chamada pública nº 004/2024
  • POSGRAD
  • PPGBIO – Discentes
  • PPGBIO – Divulgação Científica e Inserção Social
  • PPGBIO – Docentes
  • PPGBIO – Editais e Ingressos
  • PPGBIO – Estrutura e Organização
  • PPGBIO – Fale Conosco
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2025/2
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2026/1
  • PPGBIO – INTERAÇÃO – Notícias
  • PPGBIO – Internacionalização
  • PPGBIO – O Programa
  • PPGBIO – Planejamento Estratégico
  • PPGBIO – Publicação científica
  • PPGBIO Doutorado
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 011/2023
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 013/2021
  • PPGBIO Mestrado
  • PPGBIO MESTRADO
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 010/2023
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 012/2021
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2023/2
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/1
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/2
  • PPGBIO-Interação – Defesas e Qualificações
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2022 – Chamada Pública nº 004/2022
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2024 – Chamada Pública nº 007/2024
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2025 – Chamada Pública nº 007/2025
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2022 – Chamada Pública nº 003/2022
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2024 – Chamada Pública nº 006/2024
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2025 – Chamada Pública nº 006/2025
  • PPGVIDA
  • PPGVIDA – AF
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2024/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/1
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2026/1
  • PPGVIDA – Chamada Pública nº 011/2021
  • PPGVIDA – Defesas e Qualificações
  • PPGVIDA – Discentes
  • PPGVIDA – Divulgação Científica
  • PPGVIDA – Estrutura e Organização
  • PPGVIDA – Formas de Ingresso
  • PPGVIDA – Internacionalização
  • PPGVIDA – Normas e Links
  • PPGVIDA – Notícias
  • PPGVIDA – Planejamento Estratégico
  • PPGVIDA – Publicação científica
  • PPGVIDA – Turmas Especiais
  • PPGVIDA – Vigi Fronteiras
  • Produção Científica
  • Professores Credenciados PPGVIDA
  • PROFSAÚDE – Defesas e Qualificações
  • PROFSAUDE – Discentes
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • Profsaude – Docentes
  • PROFSAÚDE – Edital 01/2021
  • PROFSAÚDE – Edital nº 01/2023
  • PROFSAUDE – Estrutura e Organização
  • PROFSAUDE – Formas de Ingressos
  • PROFSAUDE – Internacionalização
  • PROFSAUDE – Notícias
  • PROFSAÚDE – Planejamento Estratégico
  • PROFSAUDE – Programa
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • Programa de Iniciação Científica – PIC
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS – Especialização
  • Projeto QualificaSUS – Mestrado Profissional em Saúde Pública
  • Projeto QualificaSUS – Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
  • Qualidade
  • Qualidade
  • Regimento Interno
  • Regimento Interno
  • Regulamento da Pesquisa ILMD
  • Regulamentos Ensino
  • Repositório de Percepções – Humanidades
  • Repositório Epidemiológico Transfronteiriço
  • REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DO CD-ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA BIÊNIO 2023-2025
  • Resoluções
  • Revista Fiocruz Amazônia – Edição Especial
  • Revistas
  • Saúde do Trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Secretaria Acadêmica
  • Secretaria Acadêmica 2
  • Selo Comemorativo
  • Serviços de coleção bactérias
  • Serviços de coleção fungos
  • Sigrad
  • SISTEMA DE CHAMADOS
  • Site em Manutenção
  • Sobre a Fiocruz Amazônia
  • Sobre o ILMD
  • Sobre o ILMD
  • teste 2021
  • Teste de artigos e livros
  • Teste de artigos e livros
  • Thank you for booking
  • VigiFronteiras-Brasil
  • Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde – Projeto QualificaSUS
  • HOME
  • Teste

Categoria

  • Sem categoria

Arquivo

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Arquivos

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Categorias

  • Sem categoria

Páginas

  • A Marca
  • A Marca do ILMD
  • A Marca do ILMD
  • A Marca e manual Fiocruz
  • Acesso à informação
  • Alienação de Bens
  • Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Aluno Especial 2021.2
  • Aluno especial 2023/1 – PPGBIO-Interação
  • Aluno Especial PPGBIO 2021.1
  • Aluno Especial PPGVIDA 2021.1
  • Apoio á Pesquisa
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio Técnico PPGBIO 2021 – Chamada Pública 004/2021
  • Apresentação – PPGVIDA
  • Área do Aluno
  • Atas de Reuniões do CD/ILMD
  • Atualização em Oximetria – Projeto QualificaSUS
  • Biblioteca
  • Biblioteca 2
  • Biblioteca teste
  • Biosegurança
  • Boletins do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Booking
  • Booking My Account
  • Calendário Acadêmico
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGBIO
  • Chamada Aluno Especial 2020 PPGVIDA
  • Chamada Aluno Estrangeiro 2020 PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2024 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada especial nº 001/2025 – Eventos científicos PPGVIDA
  • Chamada Especialização em Gestão das Organizações Públicas – Manaus
  • Chamada Pública
  • Chamada Pública – Aluno Especial 2019.2
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (PROFSAÚDE) 2019
  • Chamada Pública – Mestrado Profissional (SAÚDE PÚBLICA)
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PIC
  • Chamada Pública – PPGVIDA 2019
  • Chamada Pública – PPGVIDA Estrangeiros
  • Chamada Pública – Saúde Pública
  • Chamada Pública – Vigilância em Saúde
  • Chamada Pública 001/2020
  • Chamada Pública 006/2021 – Pós-doutorado PPGBIO
  • Chamada Pública 008/2021 – Pós-Doc DASPAM
  • Chamada Pública 12/2019 – Maués
  • Chamada Pública Encerrada – Menu
  • Chamada Pública Encerrada – PIC
  • Chamada Pública Encerrada – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 001/2020
  • Chamada Pública nº 002/2022 – Atualização em Agentes para prevenção de ISTs
  • Chamada pública nº 004/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 005/2022 – Aperfeiçoamento em Etnicidade, Sustentabilidade e Saúde Coletiva na Tríplice Fronteira da Amazônia
  • Chamada pública nº 005/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2019 – Facilitadores (QualificaSUS)
  • Chamada Pública nº 006/2022 – POSDOC DASPAM
  • Chamada Pública nº 006/2023 – PPGVIDA (Alto Solimões)
  • Chamada Pública nº 007/2023 – Matrícula DASPAM
  • Chamada Pública nº 008/2019
  • Chamada pública nº 008/2023 – PPGVIDA AF Matrícula
  • Chamada pública nº 008/2024 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 009/2019
  • Chamada Pública nº 009/2023 PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2024 – PPGVIDA
  • Chamada pública nº 009/2025 – PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 010/2019
  • Chamada pública nº 010/2024 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 010/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada Pública nº 011/2019
  • Chamada pública nº 011/2025 – PPGBIO-Interação
  • Chamada pública nº 012/2025
  • Chamada pública nº 013/2025 – DASPAM
  • Chamada Pública nº 022/2022 PPGBIO-Interação Mestrado
  • Chamada Pública nº 023/2022 PPGBIO-Interação Doutorado
  • Chamada Pública nº 024/2022 PPGVIDA
  • Chamada Pública nº 025/2022 – PROEP 2023-2025
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2024
  • Chamada Pública Vigente – 2025
  • Coleção Biológica
  • Comissão Eleitoral
  • Congresso Interno
  • Contato com a ASCOM
  • Contatos
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Cooperação
  • Curso de Aperfeiçoamento
  • Curso Técnico
  • Cursos de Atualização – Projeto QualificaSUS
  • Cursos de Formação – Projeto QualificaSUS
  • DASPAM – Aluno Especial 2024/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2025/2
  • DASPAM – Aluno Especial 2026/1
  • DASPAM – Chamada Pública nº 005/2023
  • DASPAM – Chamada Pública nº 007/2020
  • DASPAM – Chamada Pública nº 010/2021
  • DASPAM – Defesas e Qualificações
  • DASPAM – Discentes
  • DASPAM – Divulgação Científica
  • DASPAM – Estrutura e Organização
  • DASPAM – Formas de ingresso
  • DASPAM – Internacionalização
  • DASPAM – Normas
  • DASPAM – Notícias
  • DASPAM – Planejamento Estratégico
  • DASPAM – Programa
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Publicação científica
  • DASPAM – Seleção Interna – Chamada Pública nº 008/2025
  • Defesas e Qualificações
  • Docentes – DASPAM
  • Docentes – PPGVIDA
  • Documentação
  • Documentação
  • Documentos Licitatórios
  • Doutorado
  • Doutorado em Ciências
  • Doutorado em Saúde Coletiva – Cooperação ENSP/CPqAM/IFF/ILMD-FIOCRUZ
  • Doutorado em Saúde Pública
  • Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
  • Doutorado PPGBIO – Chamada Pública nº 009/2021
  • Doutorado PPGBIO – Nº 009/2020
  • Edital nº 001/2025 – Processo Seletivo PROFSAÚDE
  • EDITAL Nº 01/2025
  • Educação – Apresentação
  • Educação – Curta Duração
  • Educação – Discentes
  • Educação – Discentes
  • Educação – Documentos
  • Educação – Estágio Pós Doutoral
  • Educação – Estrutura Administrativa e Orçamento
  • Educação – Fale Conosco
  • Educação – Início
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Lato Sensu
  • Educação – Manual do Aluno
  • Educação – PAE
  • Educação – Planos e Manuais
  • Educação – Prestação de Contas
  • Educação – Processo Seletivo
  • Educação – Programas / Cursos
  • Educação – Regimentos, Regulamentos e Resoluções
  • Educação – Relatórios de Acompanhamento de Egressos
  • Especialização – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • Especialização em Saúde Pública (Manacapuru) – Chamada Pública nº 005/2021
  • Especialização em Vigilância em Saúde (Manacapuru)
  • Especialização Lato Sensu
  • Estrutura Curricular – PPGVIDA
  • Eventos
  • Formulários
  • Galeria de Imagens
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão das Organizações Públicas de Saúde – Projeto QualificaSUS
  • História da Saúde na Amazônia
  • Histórico
  • Histórico
  • Histórico
  • HOME
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) BIÊNIO 2023-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2021-2025
  • ILMD (FIOCRUZ/AMAZONIA) ELEIÇÃO DIRETOR(A) QUADRIÊNIO 2025-2029
  • Inovação Tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Intranet
  • Intro-atualização
  • Intro-formação técnica
  • Laboratório DCDIA
  • Laboratório DMAIS
  • Laboratório EDTA
  • Laboratório IPCCB
  • Laboratório LAHPSA
  • Laboratório LEGEPI
  • Laboratório SAGESPI
  • Laboratórios de Pesquisa
  • Licitações
  • Linhas de Pesquisa
  • Linhas de pesquisa – PPGVIDA
  • Mapa do Site
  • Matrícula Institucional – Chamada Pública nº 01/2022
  • Matrícula Institucional 2023 – Doutorado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – Mestrado PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2023 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2024 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2025 – PPGVIDA
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGBIO-Interação
  • Matrícula Institucional 2026 – PPGVIDA
  • Matrícula institucional DASPAM – Chamada pública nº 005/2025
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Doutorado – Chamada pública nº 003/2024
  • Matrícula institucional PPGBIO-Interação Mestrado – Chamada pública nº 002/2024
  • Mensagem enviada Biblioteca
  • Mensagem enviada SECA
  • Menu Documentação
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado PPGBIO – Nº 008/2020
  • Mestrado PPGVIDA – Nº 006/2020
  • Mestrado Profissional em Saúde Pública – Projeto QualificaSUS
  • NAP
  • NIT
  • Normas e links
  • Notícias
  • NPT
  • Núcleos
  • Núcleos
  • NUST
  • Oportunidades
  • Orçamento e Finanças
  • Orçamento e Finanças – Abril 2017
  • Orçamento e Finanças – Abril 2018
  • Orçamento e Finanças – Agosto 2017
  • Orçamento e Finanças – Dezembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Fevereiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2017
  • Orçamento e Finanças – Janeiro 2018
  • Orçamento e Finanças – Julho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2017
  • Orçamento e Finanças – Junho 2018
  • Orçamento e Finanças – Maio 2017
  • Orçamento e Finanças – Maio 2018
  • Orçamento e Finanças – Março 2017
  • Orçamento e Finanças – Março 2018
  • Orçamento e Finanças – Novembro 2017
  • Orçamento e Finanças – Outubro 2017
  • Orçamento e Finanças – Setembro 2017
  • Perguntas Frequentes
  • Pesquisa
  • Pesquisa e Inovação
  • Pesquisador Visitante
  • Planejamento Estratégico do Ensino
  • Planejamento Insert
  • Plataformas Tecnológicas
  • Portarias
  • Pós Graduação
  • POS-DOC PPGBIO-Interação – Chamada pública nº 004/2023
  • Pós-Doutorado PPGBIO-Interação | PDPG – Chamada pública nº 004/2024
  • POSGRAD
  • PPGBIO – Discentes
  • PPGBIO – Divulgação Científica e Inserção Social
  • PPGBIO – Docentes
  • PPGBIO – Editais e Ingressos
  • PPGBIO – Estrutura e Organização
  • PPGBIO – Fale Conosco
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2025/2
  • PPGBIO – Interação – Aluno Especial 2026/1
  • PPGBIO – INTERAÇÃO – Notícias
  • PPGBIO – Internacionalização
  • PPGBIO – O Programa
  • PPGBIO – Planejamento Estratégico
  • PPGBIO – Publicação científica
  • PPGBIO Doutorado
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 011/2023
  • PPGBIO Doutorado – Chamada Pública nº 013/2021
  • PPGBIO Mestrado
  • PPGBIO MESTRADO
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 010/2023
  • PPGBIO Mestrado – Chamada Pública nº 012/2021
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2023/2
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/1
  • PPGBIO-Interação – Aluno Especial 2024/2
  • PPGBIO-Interação – Defesas e Qualificações
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2022 – Chamada Pública nº 004/2022
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2024 – Chamada Pública nº 007/2024
  • PPGBIO-Interação – Eventos Científicos 2025 – Chamada Pública nº 007/2025
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2022 – Chamada Pública nº 003/2022
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2024 – Chamada Pública nº 006/2024
  • PPGBIO-Interação – Mobilidade Acadêmica 2025 – Chamada Pública nº 006/2025
  • PPGVIDA
  • PPGVIDA – AF
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2024/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/1
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2025/2
  • PPGVIDA – Aluno Especial 2026/1
  • PPGVIDA – Chamada Pública nº 011/2021
  • PPGVIDA – Defesas e Qualificações
  • PPGVIDA – Discentes
  • PPGVIDA – Divulgação Científica
  • PPGVIDA – Estrutura e Organização
  • PPGVIDA – Formas de Ingresso
  • PPGVIDA – Internacionalização
  • PPGVIDA – Normas e Links
  • PPGVIDA – Notícias
  • PPGVIDA – Planejamento Estratégico
  • PPGVIDA – Publicação científica
  • PPGVIDA – Turmas Especiais
  • PPGVIDA – Vigi Fronteiras
  • Produção Científica
  • Professores Credenciados PPGVIDA
  • PROFSAÚDE – Defesas e Qualificações
  • PROFSAUDE – Discentes
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • PROFSAUDE – Divulgação Científica
  • Profsaude – Docentes
  • PROFSAÚDE – Edital 01/2021
  • PROFSAÚDE – Edital nº 01/2023
  • PROFSAUDE – Estrutura e Organização
  • PROFSAUDE – Formas de Ingressos
  • PROFSAUDE – Internacionalização
  • PROFSAUDE – Notícias
  • PROFSAÚDE – Planejamento Estratégico
  • PROFSAUDE – Programa
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • PROFSAÚDE – Publicação científica
  • Programa de Iniciação Científica – PIC
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS
  • Projeto QualificaSUS – Especialização
  • Projeto QualificaSUS – Mestrado Profissional em Saúde Pública
  • Projeto QualificaSUS – Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde
  • Qualidade
  • Qualidade
  • Regimento Interno
  • Regimento Interno
  • Regulamento da Pesquisa ILMD
  • Regulamentos Ensino
  • Repositório de Percepções – Humanidades
  • Repositório Epidemiológico Transfronteiriço
  • REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DO CD-ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA BIÊNIO 2023-2025
  • Resoluções
  • Revista Fiocruz Amazônia – Edição Especial
  • Revistas
  • Saúde do Trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Secretaria Acadêmica
  • Secretaria Acadêmica 2
  • Selo Comemorativo
  • Serviços de coleção bactérias
  • Serviços de coleção fungos
  • Sigrad
  • SISTEMA DE CHAMADOS
  • Site em Manutenção
  • Sobre a Fiocruz Amazônia
  • Sobre o ILMD
  • Sobre o ILMD
  • teste 2021
  • Teste de artigos e livros
  • Teste de artigos e livros
  • Thank you for booking
  • VigiFronteiras-Brasil
  • Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde – Projeto QualificaSUS
  • HOME
  • Teste

Categoria

  • Sem categoria

Arquivo

  • julho 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
Link to: Surto de sarampo no Amazonas reforça importância de vacinação Link to: Surto de sarampo no Amazonas reforça importância de vacinação Surto de sarampo no Amazonas reforça importância de vacinação Link to: Curso de mestrado PPGVIDA aumenta vagas para candidatos externos Link to: Curso de mestrado PPGVIDA aumenta vagas para candidatos externos Curso de mestrado PPGVIDA aumenta vagas para candidatos externos
Scroll to top Scroll to top Scroll to top

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.

Accept settingsHide notification onlySettings

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only