Centro de Estudos irá abordar dinâmica de transmissão de vírus por mosquitos na interface urbano-floresta, em Manaus

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 81/5, às 10h, a palestra “Potential routes of mosquito-borne virus exchange between humans and monkeys in rainforest bordering Manaus, Brazil”, a ser ministrada pelo pesquisador, Adam Hendy, da University of Texas Medical Branch.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link da transmissão: https://zoom.us/j/95148523871 (ID da reunião: 951 4852 3871)

SOBRE O PALESTRANTE

Adam possui formação em entomologia médica baseada no campo. Nos últimos nove anos, trabalhou em projetos no sudeste da Ásia, África e América do Sul. Obtive o título de mestre na London School of Hygiene and Tropical Medicine e o PhD no Institute of Tropical Medicine em Antuérpia, Bélgica.

Sua pesquisa de doutorado se concentrou na transmissão por piuns (Simuliidae) de Oncocercose volvulus em focos de oncocercose na Uganda, Tanzânia e Camarões. Trabalha atualmente para a University of Texas Medical Branch em um projeto financiado pelo NIH que investiga a emergência e reemergência de arbovírus na América Latina.

Atualmente, está na FMT-HVD em Manaus, Brasil, onde investiga a dinâmica de transmissão de vírus transmitidos por mosquitos na interface urbano-floresta, em Manaus.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento