Fiocruz Amazônia promove I Encontro da Pós-Graduação

Com o tema One Health, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove entre os dias 29/10 a 1/11, o I Encontro da Pós-graduação da Instituição. Um evento científico direcionado aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e iniciação científica, com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas e promover a integração dos Programas de pós-graduação existentes, além de fomentar discussões sobre os estudos que estão sendo desenvolvidos de acordo com a especificidade de cada área.

Podem participar alunos de iniciação científica, de pós-graduação e pesquisadores, vinculados ou não a Instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site do evento: https://www.doity.com.br/encontro-de-pos-graduacao-do-ilmd

O evento é realizado pela comissão organizadora, composta por pesquisadores da Fiocruz Amazônia e discentes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação).

ONE HEALTH

Segundo a organização, o tema foi escolhido pelo fato de estarmos vivendo um momento sem precedentes na história da humanidade, onde nunca se discutiu tanto a saúde do planeta e sua relação direta com a continuação da existência de muitas espécies, incluindo a humana. A percepção da comunidade científica e sociedade vem crescendo sobre a conectividade da saúde humana, animal e dos ecossistemas naturais, como também os questionamentos sobre as políticas públicas efetivas que possam pautar esse tema e melhorar as perspectivas futuras.

Nesse sentido, o tema One Health permeia diversas pesquisas científicas na Fiocruz Amazônia, que possuem diferentes abordagens e perspectivas. Um dos objetivos do encontro é mostrar o que está sendo realizado na instituição para a sociedade e estudantes de pós-graduação.

SAÚDE ECOSSISTÊMICA

A primeira mesa de discussão, destinada a abordar o conceito One Health, tema central do evento, irá debater o impacto da ação do homem no ambiente e a sua influência na saúde ecossistêmica e o contexto amazônico. A atividade contará com a presença dos pesquisadores Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Diogo Cesar Lagroteria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Alessandra Nava do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Nos três dias de evento, a Fiocruz Amazônia irá promover outras mesas destinadas a discussão sobre políticas públicas, com enfoque para a Amazônia, realização de práticas integrativas e apresentação de pesquisas concluídas dos discentes de mestrado, entre outras atividades.

Confira mais informações no site do Evento: https://www.doity.com.br/encontro-de-pos-graduacao-do-ilmd

ASCOM – ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagens: Mackesy Nascimento