Palestra apresentará resultados de estudos sobre transmissão do Zika vírus, infecção em gestantes e Síndrome de Zika congênito

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) apresenta nesta sexta-feira, 29/9, a partir das 10h, a palestra “Transmissão do Zika vírus, infecção em gestantes e Síndrome de Zika congênito: Resultados da coorte de Manaus”, a ser ministrada pela pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Flor Ernestina Martinez Espinosa.

A palestra será transmitida via plataforma Zoom, através do link:  https://us06web.zoom.us/j/88635417281?pwd=T0ZtSkpWNEpKOVN3bjYxR1VMcDFkZz09 utilizando ID da Reunião: 886 3541 7281 e Senha de acesso: 035822.

SOBRE A PALESTRANTE

Flor Espinosa é graduada em Medicina pela Universidad Nacional de Colombia, Residência médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), é Mestra e Doutora em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz ( IOC/Fiocruz). É médica pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pesquisadora em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (ILMD Fiocruz/Amazônia) onde é Vice-Chefe do Laboratório Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (Lab. IPCCB).

Ministra disciplinas e é orientadora nos Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) do ILMD Fiocruz/Amazônia.

Foi membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e é membro do Comité de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Tropical, coordena vários projetos de pesquisa, atuando principalmente no efeito que as doenças infecciosas causam no binômio materno fetal quando ocorrem durante o ciclo grávido puerperal tendo trabalhado com Malária, Zika, Tuberculose, Torch, ISTs, Coinfecções e Epidemiologia Clínica.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento