Fiocruz Amazônia abre inscrições para oficina de divulgação científica por meio de vídeos e podcasts

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) abre nesta quarta-feira, 06/09/2023, as inscrições para as oficinas “DigiCiência – Oficina de Vídeos Digitais para Divulgar Ciência” e “OuvirCiência – Oficina de criação de podcasts para divulgação de pesquisas”. As capacitações serão oferecidas por meio dos projetos: “CiênciaPop: Fiocruz Amazônia na SNCT 2023” e, “CiênciaPop ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais”, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (FAPEAM).

A ação pretende prover treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas para que bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados, possam promover divulgação científica, por meio da geração de vídeos e podcasts, para divulgação nas mídias digitais. As inscrições serão realizadas através da plataforma Campus Virtual e, ocorrem até o dia 18/9, para a oficina “DigiCiência – IV Edição”, e 19/9, para a oficina “OuvirCiência III Edição”.

As atividades fazem parte das ações promovidas pela Fiocruz Amazônia, e darão início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 – SNCT 2023, que este ano terá como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Para participar, os interessados deverão preencher formulário de inscrição e, apresentar Carta de interesse, juntamente com o Currículo Lattes.

As aulas serão ministradas por Cristiane Barbosa, Jornalista; Doutora em Ciências da Informação; docente da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, Helder Mourão, Jornalista, Mestre em Ciências da Comunicação; professor do Instituto Metropolitano de Ensino – IME nos cursos de Jornalismo e Design.

DIGICIÊNCIA IV EDIÇÃO

Realizada entre os dias 21 e 23/9, das 14h às 17h, no Laboratório de Informática do ILMD/Fiocruz Amazônia, a oficina tem o objetivo de promover atividades virtuais de comunicação e materiais de divulgação científica, em formato digital, relacionadas a temática de ciência e tecnologia, utilizando ferramentas tecnológicas digitais, por meio de atividades teóricas e práticas.

Inscreva-se AQUI

OUVIRCIÊNCIA III EDIÇÃO

A Oficina de criação de podcasts para divulgação de pesquisas (III Edição), se propõe a realizar treinamento, por meio de atividades teóricas e práticas, oportunizando que alunos de iniciação científica, pós-graduação e pesquisadores da Unidade e, de parceiros interessados produzam material em forma de podcasts, preferencialmente sobre temas de saúde, que serão disponibilizados ao público, por meio dos canais institucionais e de parceiros.

Na oficina, serão apresentadas algumas técnicas de produção de podcast, iniciando pela elaboração do roteiro e elementos de pré-produção, passando pela gravação e pela edição até chegar ao produto final. Na qual, serão apresentados softwares específicos para edição, que permitirão aos participantes criar podcast e, disponibilizá-los nas plataformas digitais.

Inscreva-se AQUI

Cada Oficina terá 6h de aulas presenciais, e nas demais horas, os inscritos poderão contar com suporte por e-mail para a produção do trabalho final, totalizando 20h de atividades. Os melhores trabalhos serão selecionados e divulgados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz.