Centro de Estudos vai abordar consumo alimentar e, relação entre nutrição e agravos crônicos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta nesta sexta-feira, 21/7, às 10h, a palestra “Consumo alimentar: como realmente avaliar”, a ser ministrada por Taísa Sabrina Silva Pereira, coordenadora do curso de Ciencias de la Nutrición, na Universidad de las Américas Puebla (México).

A relação entre nutrição e agravos crônicos será abordada durante a apresentação. “A avaliação do consumo alimentar em populações é uma medida cada vez mais presente em estudos epidemiológicos para a investigação da relação entre nutrição e agravos crônicos. Contudo, é uma exposição de difícil mensuração. Existem diferentes instrumentos para estimar o consumo alimentar, entretanto, algumas técnicas específicas podem melhorar a qualidade da informação”, explica.

A palestra será moderada por pesquisadora Débora Clivati Faria Pereira, pesquisadora do Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros grupos vulneráveis (SAGESPI). Para participar, os interessados devem acessar o link: https://us06web.zoom.us/j/81207314085?pwd=eTlMcFJWTFVGQ1ZZbGg5U2k4WjFuUT09 utilizando (ID da reunião: 812 0731 4085) e (Senha de acesso: 067664)

SOBRE A PALESTRANTE

Taísa possui Graduação em Nutrição pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2010), Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2012), Mestre (2014) e Doutora (2018) em Saúde Coletiva (área de concentração Epidemiologia) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde de Populações da UFES e como supervisora de exames clínicos no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) na Onda 2 (2012-2014). Atualmente, é professora de tempo completo e coordenadora do curso de Ciencias de la Nutrición na Universidad de las Américas Puebla (México).

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.