Fiocruz Amazônia prestigia posse da nova diretoria do Cosems-AM

A Fiocruz Amazônia participou na noite da última segunda-feira, 27/03, da posse da nova diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM). A entidade é parceira do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) há mais de dez anos, atuando na construção da gestão do SUS para melhor desenvolver a Saúde Pública no Amazonas. Presente à solenidade, a diretora do ILMD, Adele Schwartz Benzaken, destacou a relevância dessa parceria, citando as diversas iniciativas realizadas em conjunto entre as duas instituições.

“Ao longo dessa trajetória, foram dezenas de cursos de especialização e de atualização cujo público-alvo são os gestores e trabalhadores do SUS. No âmbito da Fiocruz Amazônia, oferecemos o QualificaSUS, que atingiu os 62 municípios do Amazonas, com treinamentos e capacitações,  o que nos possibilitou a expertize para atuar hoje na capacitação de agentes comunitários de saúde juntamente com a Agência  dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), este com mais de 1500 agentes municipais de saúde capacitados nos Estados do Amazonas e Roraima”, exemplificou, citando ainda o Mestrado Profissional em Saúde Pública, curso de inovação na escrita sobre experiências na gestão em saúde do Amazonas, entre tantas outras iniciativas.

Acompanhada dos pesquisadores do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), Rodrigo Tobias e Júlio César Schweickardt, Benzaken agradeceu o apoio do presidente Franmartony Firmo, secretário de Saúde de Maués, que encerrou o mandato,  desejando sucesso à nova gestão, tendo à frente o secretário de Saúde de Boca do Acre, Manoel Barbosa.