Rede Unida e Fiocruz Amazônia comemoram dez anos do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia em 6º Encontro Regional Norte

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e a Associação Rede Unida realizam nesta sexta-feira,16, e sábado, 17, o 6º Encontro Regional Norte da Rede Unida, incluindo um seminário que marca o início das atividades festivas em alusão aos 10 anos do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), comemorados em 2023, juntamente com os demais laboratórios do ILMD. A formalização da estrutura do LAHPSA aconteceu em 13 de dezembro de 2013, muito embora já estivesse atuando como laboratório de pesquisa desde o mês de julho do mesmo ano. O LAHPSA nasce com a missão de ser referência em pesquisa na área de saúde coletiva, atuando com parcerias nacionais e internacionais no desenvolvimento de pesquisas, na formação de pesquisadores, profissionais e gestores de saúde e na divulgação científica em saúde. O encontro será em formato híbrido e terá como tema central “Redes de produção de saúde na Amazônia e parcerias nacionais e internacionais: territórios vivos que transbordam fronteiras”.

O LAHPSA atua também no apoio aos sistemas locais de saúde e aos movimentos sociais, sobretudo os povos tradicionais da Amazônia. Nos 10 anos de existência, tem vasta produção de pesquisas, disseminação científica, formação de trabalhadores e pesquisadores e assessoramento aos sistemas locais de saúde, às organizações dos povos tradicionais e ribeirinhos e demais movimentos sociais, assim como colaborações internacionais em diversas áreas. Para o 6º Encontro Regional Norte, serão realizadas atividades integradas com pesquisadores da Centro-América e da Itália. Durante o evento, a Série Editorial Saúde & Amazônia, da Editora Rede Unida, coordenada por pesquisadores do LAHPSA, lançará novos títulos.

“Com o encontro, damos início à comemoração dos dez anos do LAHPSA, criado com a finalidade de trabalhar as políticas públicas e no diagnóstico de como a saúde se constitui em diferentes territórios, principalmente das populações tradicionais da Amazônia”, explica o pesquisador do ILMD/Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, que chefia o laboratório. Segundo ele, do ponto de vista da história, o LAHPSA contribuiu com o pensar a saúde como processo histórico na região amazônica. O laboratório atua nas áreas de Educação, Informação e Comunicação em Saúde, Epidemiologia e Produção da Saúde, História e Políticas Públicas de Saúde e Modelos Tecnoassistenciais de Saúde.

“Durante esses dez anos, o laboratório, além de liderar várias pesquisas, juntamente com parceiros, das secretarias municipais de saúde e organizações nacionais e internacionais, se constitui num local de reflexão sobre o que é fazer saúde na Amazônia. Além disso, os membros pesquisadores do laboratório também têm participado dos programas de pós-graduação da instituição e colaborado com a formação de pesquisadores, tanto os que hoje atuam nas universidades da região, assim como também profissionais gestores que atuam na implementação de políticas de saúde na região”, afirma Schweickardt.

O pesquisador destaca ainda a importância do laboratório na divulgação do conhecimento através da publicação de artigos, livros, principalmente pela coordenação da série Saúde e Amazônia, que contribuído para o debate sobre as formas de se fazer saúde na região, do ponto de vista das práticas tradicionais, da medicina indígena, da medicina feita com as populações quilombolas, migrantes, parteiras tradicionais e outros grupos. “Temos motivos para comemorar e poder celebrar esses dez anos e também fazer uma análise retrospectiva do que nós já realizamos e também pensar no que a gente ainda, enquanto laboratório e grupo de pesquisa, podemos colaborar e contribuir com os sistemas de saúde e, claro, com a divulgação do conhecimento científico”, disse.

O evento contará também com apresentações e debates sobre temas relativos à educação e ao trabalho em saúde na Região Norte. Parte da programação será desenvolvida em formato híbrido, com participação aberta pela TV Rede Unida e presencial no ILMD/Fiocruz Amazônia. Parte complementar será realizada num deslocamento de barco pelo Rio Negro para participantes convidados, com gravação e disponibilização posterior.

Entre os trabalhos publicados pelo LAHPSA, estão: “Produção do Trabalho e o Programa Mais Médico no Estado do Amazonas – Estudo Avaliativo da gestão do trabalho em saúde na atenção básica: o caso do Programa Mais Médicos no Estado do Amazonas”; “Análise do Programa Mais Médicos no cenário da saúde indígena: estudo de caso no Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Alto Solimões/AM” , “Análise do Programa Mais Médicos: estudo de caso na tríplice fronteira na Amazônia: Brasil, Peru e Colômbia” (2017); “Cenários da Atenção Básica na Amazônia: política, saúde ribeirinha e fluvial, educação permanente e produção do cuidado”; “História da Saúde e das Políticas Públicas de Saúde a Amazônia”; “Redes vivas e práticas populares de saúde: conhecimento tradicional das parteiras e a educação permanente em saúde para o fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher no Estado do Amazonas”, “Territórios, redes vivas e práticas de saúde na Amazônia” e “Bem Viver: saúde mental indígena”.

A CRIAÇÃO

O processo de criação dos laboratórios do ILMD/Fiocruz Amazônia teve início em 29 de julho de 2013, quando foi realizada uma oficina organizada pela então Diretoria de Planejamento (DIPLAN), atual Coordenação Geral de Planejamento Estratégico (COGEPLAN), da Fiocruz, na qual a estrutura “Laboratório” passa a ter um caráter institucional e organizacional, agregando projetos desenvolvidos no ILMD/Fiocruz Amazônia e tendo como núcleo para fins de credenciamento, os servidores concursados. O processo de criação, credenciamento e aprovação dessas unidades foi concluído ainda em 2013, concomitantemente ao processo de reestruturação do organograma institucional (Ata do CD/ILMD de 13/12/2013, que ratificou a estrutura administrativa modificada ao longo do ano e aprovada em reunião do CD/ILMD de 9/12/2013).