Palestra do Centro de Estudos irá abordar diferentes aspectos da situação atual de algumas arboviroses no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 25/11, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Arboviroses no Brasil: Situação atual e desafios”, a ser ministrada pelo pesquisador, Rivaldo Venâncio da Cunha (Fiocruz – Mato Grosso do Sul). Nesta palestra serão abordados diferentes aspectos da situação atual de algumas arboviroses no Brasil, como: dengue, Zika, febre amarela, chikungunya e oropouche; bem como seus principais desafios.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link:

(ID: 832 2624 1198) e (Senha: 643595)

SOBRE O PALESTRANTE

Rivaldo é graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, doutor em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, e pós-doutor em Medicina Tropical com ênfase no estudo das doenças causadas por vírus pela Fundação Oswaldo Cruz.

Professor Titular aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde atua como Pesquisador Sênior Voluntário. Docente permanente nos cursos de mestrado e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias e mestrado profissional em Saúde da Família, todos da UFMS.

É docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ. Juntamente com Denise Valle e Denise Nachif Pimenta é organizador do livro Dengue – Teorias e Práticas, publicado pela Editora Fiocruz (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensaios clínicos de Fase 3 para vacinas, epidemiologia, doenças transmitidas por vetores, especialmente dengue, zika, chikungunya e leishmanioses, bem como em doenças sexualmente transmissíveis.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.