USAID e Fiocruz Amazônia fortalecem enfrentamento da Covid-19 no Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND), a SITAWI (Finanças do Bem) e o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) formaram parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Região Amazônica Brasileira. A Resposta à COVID-19 na Amazônia Brasileira – Fase 2 é uma iniciativa que envolve organizações da sociedade civil em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadores e escaláveis para reforçar a resposta rápida à COVID-19. O trabalho será desenvolvido junto às populações ribeirinhas, indígenas, imigrantes e quilombolas nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

O projeto, intitulado Amazônia: Ciência, Saúde e Solidariedade no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, conta com o apoio da Fiocruz Rondônia e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). Atuará em três frentes e acontecerá simultaneamente nos quatro estados, ao longo dos próximos oito meses. As frentes de atuação serão: Qualificação e treinamento de agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de saúde indígena e de combate de endemias; Vigilância genômica para diagnósticos e capacitação de equipes de laboratórios centrais e de fronteira, apoio amplo à vacinação, e, por fim, Acesso amplo, eficaz e com equidade às informações sobre vacina contra a COVID-19, reforçando o combate a fakenews.

Em agosto, uma equipe de consultores da NPI EXPAND esteve reunida com a diretoria da Fiocruz Amazônia para discutir as estratégias de ação do projeto, bem como os prazos de execução dos cronogramas de trabalho. As atividades relativas à Frente 1 do projeto já começaram a ser executadas. A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, explicou que as intervenções previstas pelo projeto formam um “pacote” completo de intervenção, tendo em vista a importância de cada uma das atividades a serem desenvolvidas durante cada frente. “A Fiocruz Amazônia tem atuado de forma decisiva na qualificação dos profissionais de saúde no interior do Amazonas e agora assume o desafio de trabalhar com outros estados, consolidando-se enquanto agente de qualificação dos profissionais de saúde na Amazônia”, afirmou.

A diretora lembrou que a expertise adquirida pela Fiocruz Amazônia durante a pandemia de COVID-19 habilitou a instituição a se consolidar na geração de conhecimento e inovação em diferentes áreas. Com relação à Vigilância Genômica (VG) de vírus emergentes, reemergentes e negligenciados na região Amazônica, a equipe de pesquisadores do ILMD possui ações colaborativas com outros atores há mais de 15 anos, nos estados do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR). A frente 2 do projeto em parceria com a USAID/NPI Expand, prevê ações de apoio à infraestrutura laboratorial local, realização de sequenciamento genético e capacitação em diferentes técnicas e procedimentos laboratoriais, com a devida transferência de protocolos. “Nós somos daqui e aqui ficaremos, é importante que consolidemos a qualificação dos profissionais de saúde que atuam no interior do Estado como um importante legado para a Amazônia”, observa Adele Benzaken.

A líder da Equipe Nacional NPI Expand, Nina Best, salientou que o projeto é parte de um programa global da USAID de resposta à COVID-19, com ações em vários países que apresentam características semelhantes às do Brasil, com construções específicas para cada realidade. “Temos hoje um portfólio com 23 iniciativas diferentes, trabalhando com leque variado de organizações, tendo o privilégio agora de termos a parceria da Fiocruz Amazônia, junto com organizações não-governamentais socioambientais, indigenistas, de arte-educação em saúde, espalhadas na Amazônia”, explicou Nina.

“O que pretendemos é que esse conjunto de ações afete a agenda da saúde nesses territórios da Amazônia, com suas populações ribeirinhas e indígenas, introduzindo discussões interessantes sobre temas como desmatamento, mudanças climáticas, endemias e pandemias Estamos numa região de muitos vírus emergentes, e as iniciativas da parceria USAID/NPI Expand abre a oportunidade para fazermos aqui essas conexões. Saúde e conservação ambiental caminhando juntas dentro de um conceito único, destacando sempre a importância do acesso às políticas públicas de saúde dentro do contexto amazônico, onde as populações enfrentam muitos desafios, sendo na maioria das vezes os responsáveis por manter a floresta em pé e atuar em diversas outras cadeias produtivas sustentáveis”, esclareceu.

Para Nina, o desafio é enorme. “A porta de entrada do projeto é a COVID-19 e, embora estejamos num momento diferente da pandemia, sabemos que podemos aprender com cada fase da pandemia. Lançamos o edital ano passado com o objetivo de fortalecer à promoção à vacinação contra COVID-19, como estratégia deliberada de intervenção, e fortalecer os sistemas locais de saúde, inclusive para enfrentamento de novas potenciais ameaças pandêmicas”, observou, lembrando há municípios em que a cobertura vacinal ainda é baixa e é preciso intervir.

QUALIFICASUS

A Fiocruz Amazônia e o Escritório da Fiocruz de Rondônia, através da Fiotec, executaram o QualificaSUS, um programa voltado para as ações de qualificação da força de trabalho do Sistema Único de Saúde no interior do Amazonas. O QualificaSUS qualificou 5.026 ACS e ACE nos 62 municípios do Amazonas, através das ações de educação com os cursos: Organização de ações de vigilância, prevenção e controle de agravos notificáveis, e Organização de ações de monitoramento de agravos imunopreveníveis. Deve ser registrado que a parceria com os Municípios, deu-se através de assinatura de Acordos de Cooperação Técnica entre as Secretarias Municipais de Saúde e a Fiocruz Amazônia, vigentes até o ano de 2023. E, foi através do QualificaSUS que o Instituto definiu que uma de suas estratégias para o combate à Covid-19 seria através de ações de educação voltadas os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Saúde Indígena (ACSI) e Agente de Combate à Endemias (ACE), considerando que esses profissionais são quase sempre o primeiro contato com a população pertencente a grupos em situações de vulnerabilidade como indígenas, ribeirinhos, afrodescendentes e moradores de áreas remotas.

SOBRE OS PARCEIROS

No Brasil, a USAID, a NPI EXPAND e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI EXPAND Resposta à COVID-19 na Amazônia distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. A Fase 2 está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de Covid-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.”