Estudo científico sobre envenenamentos ofídicos será apresentado no Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 14/10, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “: Pesquisa qualitativa: um olhar diferenciado nos envenenamentos ofídicos”, a ser ministrada por Felipe Leão Gomes Murta, pesquisador colaborador da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e líder do grupo Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Sociais e Qualitativas (LIPeSQ)

A pesquisa qualitativa que será apresentada, visa entender como as pessoas lidam com seus desafios cotidianos, como percebem uma situação de saúde e como reagem a ela. Segundo o pesquisador, estudos de comportamento que não levam em consideração a abordagem qualitativa são insuficientes para representar as características subjetivas do pensamento humano. “Nessa apresentação abordarei algumas pesquisas qualitativas em saúde com um olhar especial para os acidentes ofídicos na Amazônia brasileira, uma vez que, alguns determinantes culturais influenciam diretamente na conduta terapêutica de profissionais de saúde e de pacientes e interferem no prognóstico dessa enfermidade”, explica.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/81474337719?pwd=N2FUMzRubE1WZlVvbWgrZFZDSHdEUT09

através do (ID: 814 7433 7719) e (Senha: 691663).

SOBRE O PALESTRANTE

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2013). Mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2016). Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (2020)

Tem experiência na área de Educação em Saúde, com ênfase em doenças parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: geohelmintoses e esquistossomose, malária, acidentes com animais peçonhentos, educação em saúde, produção de materiais educativos. Possuí experiência com pesquisa qualitativa em saúde.

Atualmente é pesquisador colaborador da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e líder do grupo Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Sociais e Qualitativas (LIPeSQ)

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento