Fiocruz Amazônia abre inscrições para oficina de divulgação científica por meio de podcasts

O Projeto “CiênciaPop: Fiocruz Amazônia na SNCT 2022”, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), abre inscrições para a segunda edição da oficina “OuvirCiência – Oficina de criação de podcasts para divulgação de pesquisas”.

A capacitação marca o início das atividades Institucionais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo tema é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A ação pretende prover treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas para que bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados, possam promover divulgação científica, por meio da geração de podcasts, para divulgação nas mídias digitais.

As inscrições iniciam nesta quinta-feira, dia 06/10 e ocorrem até o domingo dia 09/10, via campus virtual. A oficina “OuvirCiência” será ministrada pela jornalista e doutora em Ciências da Informação, Cristiane Barbosa (UFAM), e jornalista e mestre em Ciências da Comunicação Helder Mourão (IME).

A oficina acontecerá em duas etapas: a primeira composta por aulas síncronas online plataforma Zoom nos dias 10 e 11 de outubro, de 9h às 12h, e a segunda a produção do podcast entre os dias 11 e 16 de outubro com assessoria pelos professores via aplicativo de mensagens. Os produtos (trabalho final) da oficina serão divulgados durante as atividades da Fiocruz Amazônia na SNCT, entre os dias 17 e 21/10, para alunos da rede pública de Manaus e também disponibilizados por meio dos canais institucionais e de parceiros.

Para se inscrever Clique: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/cvf-node-30225-submission-5149