Reforma e adequações de espaço potencializam ações de ensino na Fiocruz Amazônia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), por meio da Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGI), tem potencializado investimentos voltados à manutenção e ampliação da atual infraestrutura física e tecnológica, visando atender demandas da pesquisa, gestão e ensino, nas modalidades presencial, EAD e híbrido. Como parte do processo de adequações de acessibilidade e reformas pontuais na sede do Instituto, foi construído um novo espaço multiusuário, com um parque computacional e sala de professores, com todas suas instalações novas oferecendo melhores condições para o atendimento aos alunos e ambiente adequado aos professores.

“Estamos num momento importante de retomada das atividades presenciais em sala de aula no ILMD/Fiocruz Amazônia, e as intervenções de melhoria das estruturas físicas para receber os alunos são de grande relevância. Quero, aqui, agradecer ao empenho da Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional, na pessoa do então vice-diretor Carlos Henrique Soares de Carvalho, para que as reformas acontecessem em tempo hábil e de forma criteriosa, permitindo não só o retorno presencial de bolsistas de iniciação científica/tecnológica bem como dos alunos dos demais programas de ensino do ILMD e contribuindo para o  cumprimento da nossa missão no território amazônico”, destacou a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken.

Para a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Rosana Parente, as mudanças fazem parte de um pacote de ações e ajustes das áreas de ensino, pesquisa e gestão no ILMD/ Fiocruz Amazônia durante o quadriênio 2021-2025. “No atual cenário, as mudanças e a competitividade se mostram cada vez mais crescentes apontando a necessidade de adaptações para apoiar a excelência dos Programas de Pós-graduação da instituição, possibilitando o aumento da eficiência organizacional. Uma das melhorias que merece destaque neste momento de digitalização dos processos de ensino é a sala de videoconferências que otimiza a interação com outras instituições locais, nacionais e internacionais”, destacou Parente.

REFORMA

Antigos espaços destinados aos alunos, como a Sala de Vidro e o Laboratório de Informática passaram por uma reforma, com pintura geral do ambiente, mobiliário novo e com um novo parque computacional, contribuindo para a melhoria das condições de uso do espaço pelos alunos. Desktops utilizados durante aulas dos programas de mestrado e outros cursos oferecidos pela Instituição, foram substituídos por novos 21 notebooks que deverão ser utilizados durante as aulas.

Na gestão do Ensino, várias mudanças ocorreram no intuito de oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores e atendimento aos alunos e professores. A Secretaria Acadêmica, localizada anteriormente na sala 106 no primeiro andar do prédio principal, atualmente está localizado na antiga sala de estudo 01, no térreo da casa anexo, facilitando acessibilidade dos alunos com deficiência.

O Serviço de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu, localizado anteriormente na sala 102 no primeiro andar do prédio principal, atualmente está localizado na antiga sala 01, no primeiro andar da casa anexo, com aumento dos espaços para recepção de professores e alunos. Um novo espaço reformado ganhou mobiliário novo e foi destinado no térreo da casa anexo, para instalação da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC), bem como para a chefia do Serviço da Secretaria Acadêmica e Assessoria da VDEIC.

A antiga Sala de Reunião foi transformada em Sala de Videoconferência e, recebeu uma grande transformação com a pintura geral, mobiliário novo e com um novo sistema de videoconferência, incluindo equipamentos como uma TV de 75”, com processador Crystal 4K, câmera profissional para web conferência, um miniPC, dois microfones profissionais para reunião, adaptação da mesa para conexão de redes de dados.